quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Wacken Open Air: Meca dos Headbangers


Tem certos eventos que acontecem no mundo capazes de reunir pessoas de todos os cantos do planeta, sob uma mesma bandeira, mobilizando toda uma cidade e um cenário musical mundial. Um desses eventos e talvez o principal para nós é o Wacken Open Air, que podemos considerar a Meca dos headbangers, onde somos praticamente obrigados a ir uma vez (como esse lugar para os muçulmanos).

Desde 1989 um pessoal fanático por Heavy Metal realiza o festival na pequena cidade rural da Alemanha, chamada justamente Wacken, com apenas 3 mil habitantes, sendo que os três dias de festival (geralmente começando por volta das 13 horas e terminando às 6 do outro dia) geralmente trazem mais de 40 mil (em 2006 foram mais de 60 mil) pessoas à pequena localidade ao norte da Alemanha (país que tem uma grande história no Heavy Metal).

O festival tem crescido a cada ano e acontece geralmente no inicio do mês de agosto. Possuindo três palcos, sendo que o principal é o Black Stage, inúmeras foram as bandas, de todos os tipos e nacionalidades que por ali passaram.

O festival tem se tornado tão importante para a cena metálica do mundo que muitas bandas resolvem lançar DVD oficial de sua apresentação, como foi o caso do Grave Digger com “Tunes of Wacken” em 2002, Twisted Sister com seu “The Reunion” em 2003 e Scorpions em 2006, só para citar algumas.


Com toda certeza é o lugar que toda banda almeja tocar, e para isso é realizado o Metal Battle, uma competição em alguns países para escolherem o representante do país no Black Stage na última noite do evento. Neste ano a banda que esteva lá daqui do Brasil foi o Torture Squad, que já tem uma história no cenário Trash metal nacional.

No evento você encontra tudo relacionado ao Rock e Heavy Metal, além de suvenires das culturas que o Metal representa (armaduras, elmos, espadas, etc.).

Conta-se que por cerca de R$ 6,000 você pode ir daqui do Brasil, se hospedar em um hotel na cidade e prestigiar o maior e melhor festival de Metal do mundo.

além disso, a organização resolveu fazer uma edição extra aqui no Brasil (que ganhará o nome de Wacken Rocks Brazil), em São Paulo capital para comemorar os 20 anos de sucesso. E como o Brasil é uma grande força no cenário, tanto pelas bandas quanto pelo público fanático pelas suas bandas preferidas, foi o local escolhido.
Haviam confirmado uma data, mas que já não vale mais. Até o momento ainda não há data confirmada, nem bandas. Mas é um presentão para nós que não vemos festivais desse porte há mais de uma década (Rock in Rio com certeza não sanou a vontade da galera).

O site oficial divulgou as primeiras bandas da vigéssima edição na Alemanha, entre eles os pais do Heavy Metal Heaven and Hell (na verdade o Black Sabbath com Dio e Apice, nos vocais e bateria, respectivamente), que estão preparando um disco inédito que com certeza abalará as estruturas da cena metálica.

Assim, se você se considera um Headbanger, Metaleiro ou seja lá qual o pronome que se use, deve ir pelo menos uma vez para sentir como é estar lá, na pequena capital Metal do mundo.

Texto: EddieHead

Referências: http://www.wacken.com/ e http://pt.wikipedia.org/wiki/Wacken_Open_Air

Nenhum comentário: