quarta-feira, 10 de março de 2010

Duplo Ao Vivo Clássico e a Coroação do Epica



Neste mundo globalizado e altamente digital em que vivemos, tem se tornado muitas vezes mais fácil uma banda pequena e emergente receber reconhecimento ao redor do mundo fazendo um som mais inovador, e, dentro do Metal, respeitando o estilo.

Muitas conseguem sua coroação no cenário mundial quando conseguem lançar um álbum ao vivo duplo, juntamente com DVD e toda a produção que as grandes gravadoras podem oferecer. Porém, quando a banda ousa e resolve colocar uma orquestra, com certeza paramos para saber mais desse grupo.

O Metallica que começou com isso em 1999 (com o “S & M”), mas outras bandas já haviam acrescentado sons orquestrados e de música clássica em suas canções, mas geralmente limitadas ao estúdio.

Muitas outras bandas, de vários tipos de Metal também tentaram isso. A banda holandesa Epica não podia deixar de tentar e ano passado deu um belo presente aos fãs de seu Metal Sinfônico, o duplo ao vivo orquestrado “Classical Conspiracy” (2009).

O álbum gravado na Hungria com a orquestra de Miskolc segue o estrondoso sucesso do álbum “Divine Conspiracy” (2007) (confira resenha do último lançamento da banda neste blog) e traz canções de todos os apenas três discos da banda, numa interpretação perfeita da banda, nos fazendo sentir como se estivéssemos assistindo (ou melhor, ouvindo) uma apresentação de música clássica, mas, claro, com guitarras e tudo o mais que faz o Metal da banda.

Simone Simmons (vocal) esta demais e se coloca como uma das vocalistas de referência não apenas no Metal, mas para todos que entendem um pouco de técnicas de vocais. Para os leigos no assunto, sua voz cai como a de um anjo. Perfeita.

Os demais integrantes, como membros reais de uma orquestra, tocam simetricamente clássicos da banda como “Chasing the Dragon”, “Never Enough” e “Consign to Oblivion”.

Entretanto, no primeiro cd a banda, juntamente com a Orquestra de Miskolc interpretam cássicos da música erudita e Clássica, como “Adagio”, “Dies Irae” (de Wagner) e “Presto”. Confesso que não sou muito conhecedor desse tipo de música, mas quero que alguém me contrarie se dizer que a execução e escolha das canções foram perfeitas.

Não podia deixar passar em branco um disco de tamanha grandessa desse grupo emergendo que surge não faz nem uma década. Além disso, a banda está vindo ao Brasil pela primeira vez, tocando em 4 capitais (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte) no mês de abril, tendo como abertura a banda gaúcha Tierramystica.

Aos fãs da banda, que já conhecem o álbum, sabem o que digo. Para quem ainda não ouviu, vale a pena ter o prazer de ver mais essa bela e perfeita união do Metal com música Clássica e Orquestrada.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Epica
Álbum: The Classical Conspiracy
Ano: 2009
Tipo: Metal Sinfônico
País: Holanda

Formação

Simone Simons (vocais, soprano)
Mark Jansen (guitarra, vocais guturais)
Coen Janssen (Piano e sintetizadores)
Isaac Delahaye (guitarra)
Yves Huts (baixo)
Ariën Van Weesenbeek (bateria)



Tracklist

CD 1
1. "Palladium"
2. "Dies Irae" (from "Requiem")
3. "Ombra Mai Fu" (from "Xerxes")
4. "Adagio" (from "New World Symphony")
5. "Spider-Man Medley"
6. "Presto" (from "The Four Seasons (Vivaldi)")
7. "Montagues and Capulets" (from "Romeo and Juliet")
8. "The Imperial March" (from "Star Wars Episode V")
9. "Stabat Mater Dolorosa" (from "Stabat Mater")
10. "Unholy Trinity"
11. "In the Hall of the Mountain King" (from "Peer Gynt")
12. "Pirates of the Caribbean Medley" (European release only)
13. "Indigo"
14. "The Last Crusade"
15. "Sensorium"
16. "Quietus"
17. "Chasing the Dragon"
18. "Feint"

CD 2
1. "Never Enough"
2. "Beyond Belief"
3. "Cry for the Moon"
4. "Safeguard to Paradise"
5. "Blank Infinity"
6. "Living a Lie"
7. "The Phantom Agony"
8. "Sancta Terra"
9. "Illusive Consensus"
10. "Consign to Oblivion

Nenhum comentário: