sábado, 20 de março de 2010

Folk Metal de Qualidade e Original



Nunca fui um apreciador do Folk Metal, tipo de Metal bastante recente que surge na Europa, resgatando a cultura Folk, os mitos e a sonoridade de um tempo antigo em que os homens vivam sobre a égide da natureza e da bravura.

Para mim, as bandas não trazem grandes novidades e contribuições, e costumava generalizar o estilo. Porém, ao conhecer a banda sueca Eluveitie, tive que rever meus conceitos sobre esse tipo de Metal que tem ganhado bastantes adeptos e espaço no mundo todo, inclusive o Brasil tendo como maior representante a Tuatha de Danan.

Voltando à essa nova banda (surgida em 2002), eles lançam no inicio deste ano seu álbum “Everything Remains As It Never Was” (2010), que é uma verdadeira obra-prima. Na verdade, a banda inova bastante ao utilizar instrumentos celtas em sua música, mesclando peso na medida exata com bastante melodia, ajudada muito pela voz gutural de Chrigel Glanzmann.

Como muitas bandas dentro do Folk Metal, o peso é uma das características, principalmente com os vocais guturais, ora também mais limpos, aqui tendo dois vocalistas principais. O resto da sonoridade da banda, com passagens acústicas, ritmos cadenciados e refrões perfeitos de se guardar na mente, a banda traz 16 faixas nesse seu novo trabalho.

Músicas como a faixa-título, conseguem te pegar já na primeira audição e você fica com vontade de ouvi-la novamente antes de seguir com o disco. Também causa uma ótima impressão “Thousandfold” (confira o videoclip neste link http://www.youtube.com/watch?v=kb8WGig0MLU&NR=1) , o vocal lembrando Lordi, “The Essence os Ashes” (principalmente o vocal me fez lembrar o In Flames). Também me agradou bastante “Isara” (instrumental acústica), “(Do)Minion” (ótimo refrão). “Setlon”(outra instrumental) abusa (e bem) dos instrumentos que a banda utiliza para além do habitual. Por fim, destaque também para “Lugd’non”.

Pouco tenho a acrescentar sobre a banda, também estou conhecendo-a agora. Vou procurar seus trabalhos anteriores, e àqueels que acham que Folk Metal é tudo igual (com eu pensava antes), confira este grupo.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Eluveitie
Álbum: Everything Remains As It Never Was
Ano: 2010
Tipo: Folk Metal
País: Suécia

Formação

Päde Kistler (Gaita de fole)
Merlin Sutter (Bateria)
Siméon Koch (Guitarra e Vocal)
Chrigel Glanzmann (Vocal principal, Bandola (bandolin), Flautas, Gaita, Violão Acústico e Bodhrán (espécie de tambor tribal)
Meri Tadic (Violino e Vocal)
Kay Brem (Baixo)
Ivo Henzi (Guitarra)
Anna Murphy (Hurdy Gurdy (Viola de Roda) e Vocal)



Tracklist

01 – Otherworld
02 - Everything Remains As It Never Was
03 – Thousandfold
04 – Nil
05 – The Essence os Ashes
06 – Isara
07 – Kingdom Come Undone
08 – Quoth The Raven
09 – (Do)Minion
10 – Setlon
11 – Sempiternal Embers
12 - Lugd’non
13 – The Liminal Passage

Um comentário:

Anônimo disse...

Recente? Mais de 20 anos.