terça-feira, 4 de maio de 2010

A União Perfeita de Metal e Literatura



Sabe-se que boa parte, se não a maioria, dos Headbangers se interessam não apenas pelo Heavy Metal, mas por outras áreas tão interessantes quanto, como, por exemplo, a literatura. Claro, talvez não aquela literatura aprendida obrigatóriamente ans escolas, mas aquelas mais obscuras, mas nem por isso tão desconhecidas.

É o caso do escritor Edgar Allan Poe, inglês, que no século XIX “assustava” o mundo com seus contos de terror, suspense e policiais, inclusive sendo considerado o criador desse último gênereo literário. É dele os trabalhos góticos como “O Corvo”, "Gato Preto", “O Poço e o Pêndulo” e “O Retrato Oval”.

Assim, há bandas que encontraram inspiração nos seus contos para compor músicas, das quais muitas tornaram-se clássicos do Metal. Por exemplo, “Murders in the Rue Morgue”, do Iron Maiden, é a versão musicalizada do conto de Poe.

Mas não isoladamente, como uma faixa apenas, mas também alguns completos conceituais tiveram em Poe e seus escritos a base central, senão total das composições. Assim aconteceu com a banda Grave digger, que no seu disco homônimo de 2001 gravou nada menos que 11 faixas, cada uma baseada em algum conto do escritor e poeta.

Mas, aqui, estamos para dar atenção ao mais novo trabalho que homenageia essa mente lendária. Falo da banda espanhola Opera Magna, que já no seu segundo disco o chama de “Poe” (2010), e é nele que encontramos a perfeita combinação dessas duas artes.

São 10 faixas cujos títulos e letras remetem aos contos de Poe, além da última faixa levar o noem do autor e homengea-lo diretamente.

“El Cuervo” é uma pequena introdução, que já dá o clima. Uma pena não ter recebido a música, por ser o conto mais conhecido de Poe. Segue “El Pozo y El Pendulo”, uma obra-prima do Power Metal, com pitadas sinfônicas. Aliás, o disco todo traz essa característica. Ele não pode passar apenas como um disco de Power Metal, pois vai além.

O jovem grupo é formado pelos catalaños Jose Vicente Broseta (Vocal), F. Javier Nula (Guitarra), Enrique Mompó (Guitarra), Alejandro Penella (Baixo), Adrián Romero (Bateria) e Ruben Casas (Teclados).

“Um Sueño Em Un Sueño” é uma das melhores músicas, sendo também o single lançado no ano passado. Há outros destaques como a bela “El Retraro Oval”, “El Demonio De La Perversidad”, “La Mascara De La Muerte Roja” e “Edgar Allan Poe”.

Sobre a banda, os músicos são excelentes. Broseta tem uma voz poderosa, que cai como uma luva pro tipo de som da banda, inclusive arriscando altas notas e outros momentos mais agressivo. Nota 10 para esse cara.

A dupla de guitarrista Nula e Mompó parecem ter saído de uma orquestra sinfônica, tamanha a majestade de ambos, o jogo entre eles. O teclados de Casas não decepcionam, e é o principal elemento para criar a atmosfera que os contos de Poe sugerem. Bateria de Romero e o baixo de Penella seguem no ritmo, não deixando as músicas cairem ou se perderem, você sabe o que esperar ouvir.

Este que vos escreve, como amante do Metal e da literatura, especialmente dessa literatura representada por Edgar Allan Poe, só pode elogiar a ousadia e belo trabalho da banda, em transformar ainda mais para a poesia a arte ficcional desse autor que, com certeza, para sempre será imortal e sempre será um dos escritores para o Heavy Metal.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Opera Magna
Álbum: Poe
Ano: 2010
País: Espanha
Tipo: Power Metal/Metal Sinfônico

Links interessantes: Official Myspace
Opera Magna@myspace.com
Official Opera Magna Website

Formação

Jose Vicente Broseta (Vocal)
F. Javier Nula (Guitarra)
Enrique Mompó (Guitarra)
Alejandro Penella (Baixo)
Adrián Romero (Bateria)
Ruben Casas (Teclados)



Tracklist

01. El Cuervo (Intro)
02. El Pozo Y El Pendulo
03. Un Sueño En Un Sueño
04. La Mascara De La Muerte Roja
05. Annabel Lee
06. El Demonio De La Perversidad
07. El Entierro Prematuro
08. El Retraro Oval
09. El Corazon Delator
10. La Caida De La Casa Usher
11. Edgar Allan Poe

Nenhum comentário: