domingo, 23 de maio de 2010

A “Volta” do Masterplan



Toda banda, independente do gênero e do tempo de existência, possui uma formação, ou um guitarrista ou vocalista que se encaixa perfeitamente na proposta da banda e quando este a deixa, pelos mais variados motivos, a banda segue em diante mas não encontra seu caminho.

Foi o que extamente aconteceu com a jovem e promissora banda Masterplan. O grupo alemão surge em meio às incompatibilidades entre de um lado Roland Grapow (guitarra) e Uli Kusch (bateria) e do outro o restante da banda Helloween, que naquela altura lançara “The Dark Ride” (2000), disco sombrio emais para um grupo como o Helloween.

Os dois são demitidos da banda e podem dar total atenção ao seu novo projeto que se torna o Masterplan. Interessante que foi realizado um concurso e foi um fã que escolheu o nome da banda.

Para completar o time, chamaram Jorn Lande (Ark, Beyond Tilight) para os vocais, além do baixista Jan S. Eckert (tocara no Iron Saviour) e teclados de Janne Wirman (que continuava nos teclados do Children of Bodom).

A banda lançou sei primeiro disco, “Materplan” (2003), muito bem recebido. Dois anos depois “Aeronautics” (2005) vem à tona e traz a banda um pouco diferentes, ainda Power Metal, mas com outros elementos mais Hard Rock, o que desagradou Grapow e Lande deixa a banda, sendo substituido pelo conhecido vocalista Mike DiMeo (Riot), lançando o terceiro dsico “MK II” (2007) e que é um fracasso.

Esse terceiro álbum raramente é lembrado e com certeza o pior trabalho até ali. A falta de Lande, que se encaixara perfeitamente com a proposta da banda, e a recente saída de Uli Kusch, sendo substituido pelo multiprojetos Mike Terrana (recem saído do Rage), construiram um álbum muito fraco e um dos piores trabalhos de Grapow nas guitarras.

Porém, no inicio deste ano confirmou-se a volta de Jorn Lande aos vocais e de que estariam lançando material inédito. Dito e feito, eis que temos em mãos “Time to Be King” (2010), que após a boa aceitação de seu single “Far From the End of the World” (2010), traz o verdadeiro Masterplan de volta.

A formação permanece a mesma, apenas há o retorno de Lande. Porém, é como se Grapow tivesse resolvido pegar algumas músicas de quando gravavam o disco de estréia e colocar nesse disco.

Esse álbum é um Masterplan de verdade, que vio em boa hora para resgatar esse grupo que desde que surgiu era cotado como um dos favoritos do gênero a desbancar muitas bandas nada originais do Power Metal.

O álbum abre com uma paulada na orelha, “Fiddle Of Time”, seguida pela melhor ainda “Blow Your Winds”, uma das melhores do disco. A faixa do single também se destaca. Mas te gruda na cabeça na primeira audição “The Dark Road”, incrivel.

Nesse disco os teclados ainda contam com Axel Mackenrott, que entrou no grupo em 2003 e tendo gravado todos os teclados dos álbuns. Roland Grapow está em bela fase, conseguindo arrancar da guitarra a velocidade e melodia que a banda pede, terrana nas baquetas dispensa apresentações e, embora não seja um baterista genuinaente do Power Metal (como Kusch é), está fazendo um bom trabalho, assim como o baixista Eckert, que desde o Iron Saviour dedica-se ao gênero.

Mas é Jorn Lande, indiscutivelmente, que traz de volta a banda os elementos que só um vocal como o dele pode oferecer. Quem na cena metal atual consegue cantar tendo um pé no Hard Rock (seu vocal lembra bastante o de David Coverdale, Whitesnake e Deep Purple), outro no Progressivo?

Para quem curte Power Metal com elementos além do que se espera encotnrar numa banda do gênero, conhece a banda de outros discos e a habilidade de seus músicos, este disco é altamente indicado. Mais uma grande volta no mundo metal.

Stay on the Road

Texto: EddiHead

Ficha Técnica

Banda: Masterplan
Álbum: Time to be King
Ano: 2010
País: Alemanha
Tipo: Power Metal


Formação


Roland Grapow (Guitarra)
Jorn Lande (Vocal)
Jan-Soren Eckert (Baixo)
Axel Mackenrott (Teclados)
Mike Terrana (Bateria)



Tracklist

1. Fiddle Of Time
2. Blow Your Winds
3. Far From The End Of The World
4. Time To Be King
5. Lonely Winds of War
6. The Dark Road
7. The Sun Is In Your Hands
8. The Black One
9. Blue Europa
10. Under The Moon
11. Kisses From You

Nenhum comentário: