quinta-feira, 1 de julho de 2010

A Estréia de Holiness: Promessa do Metal Nacional



Mais uma vez o estado do Rio Grande do Sul mostra que não fica devendo à outros estados em termos de bandas com qualidade. A mais nova prova e surpresa é a banda Holiness, que surgiu em Erechim, no Alto Uruguai, e que recentemente se deslocou para São Paulo, capital, para poder alçar voos altos.

O grupo, formado pela bela Stefánie Schirmbeck (Vocal), Fabrício Reis (Guitarra), Hércules Moreira (Baixo) e Cristiano Reis (Bateria), lançaram seu primeiro disco de estúdio, o ótimo “Beneath the Surface” (2009).

Inicialmente contando apenas com a Stéfanie e Cristiano, a dupla (que também são namorados) compôs boa parte do material deste álbum, que além de apresentar uma bela capa, foi produzido pelo grande Aquiles Priester (ex-Angra, atual Hangar), e gravado em Getúlio Vargas/RS, terra natal da vocalista. Além disso, Fabio Laguna (Hangar), também participou gravando todos os teclados, num trabalho impecável dessa lenda. Também, mais surpresa, foi a mixagem ter acontecido no estúdio Area 51, na Alemanha, pelo produtor americano Tommy Newton, o mesmo que tem produzido os discos do Hangar.

A banda teve contato com Aquiles Priester quando este esteve em Erechim/RS. Depois, a banda enviou uma demo convidando-o a produzir o disco. Este aceita e, de quebra, convida a vocalista para gravar a música e o videoclipe para “Dreaming of Black Waves”, do dsico “Infallible” (2009), do Hangar, o que deu muita representatividade sobre o Holiness, pois lá Stéfanie mostra sua habildiade para o mundo todo.

O disco da banda, além de trazer oito faixas da banda, apresenta um cover de Alanis Morissette, fazendo uma releitura interessante da música.

A banda apresenta um Heavy Metal moderno, bastante teclados, melodias especialmente puxadas pela vocalista, mas também peso e riffs arrastados, como em “Take Me Closer”. Aliás, nesta faixa parece que quem está cantando é Cristina Scabbia (Lacuna Coil), o que só pode ser um elogio.

A primeira faixa (após a introdução) apresenta a proposta da banda. Falo da muito boa “The Truth”. Também se destaca “Higher”, que começa bem calminha e vai “crescendo” com melodia mesclado com peso, com um dos melhores refrões do disco.

Aliás, a banda inova bastante. Nada de vocais liricos, nem de vocais guturais meclados. O som, uma bateria consistente, que junto com o baixo deixa o som correr, deixando para a guitarra a melodia que acompanha a vocalista.

A balada do disco, com certeza, fica sendo “Waiting For a Change”, muito legal. “Mine” também agradará bastante, especialmente pelo clima “romântico”, e um riff de guitarra muito legal (confira a mlodia arrancada da guitarra ao final da música), sem falar de novo no belo trabalho de Laguna com os teclados.

Para divulgar o álbum, a incrível “Into the Light” recebe um videoclipe, que você pode conferir no Myspace do grupo: http://www.myspace.com/officialholiness

Em certos momentos, a banda soa parecida com Evanescence. Mas prefiro vê-los como um grupo bastante orginal, principalmente aqui no Brasil. Até o momento, não lembro de outra banda nacional que utilize estes elementos. Talvez possamos dizer que o Brasil encontrou a sua versão tupiniquim dos italianos Lacuna Coil.


Mas não pense que a banda é uma mera cópia, ou mais uma banda gótica. Em algumas faixas lembram os italianos, mas noutras, especialmente pelos teclados e bateria, tem nada a ver.

Altamente indicado à todos os brasileiros, amantes de um Heavy Metal mais direto, além de fãs de Lacuna Coil. Para um trabalho inicial, e com apenas dois anos de trabalho “sério” como banda, Holiness já está dando um grande passo: ótimas composições, letras simples, produção mais que profissional, ótimos músicos e boas referências.

Pode ter certeza que ouviremos falar muito desse grupo ainda, para orgulho dos gaúchos e delírio do resto do mundo.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Holiness
Álbum: Beneath the Surface
Ano: 2010
País: Brasil
Tipo: Heavy Metal


Formação

Stéfanie Schirmbeck (Vocal)
Fabrício Reis (Guitarra)
Hércules Moreira (Baixo)
Cristiano Reis (Bateria)
Participação de Fabio Laguna (Teclados em todas as faixas)



Tracklist

01 - Rise (Intro)
02 - The Truth
03 - What I Want
04 – Higher
05 - Waiting For A Change
06 - Take Me Closer
07 – Mine
08 - Into The Light
09 - Breath In Time
10 - Uninvited (Cover de Alanis Morissette)

Nenhum comentário: