terça-feira, 31 de agosto de 2010

Clássicos Ao Vivo: Priest...Live! O Disco Que Salvou Judas


Há coisas estranhas no mundo da música, que são paradoxais. Em 1986, os ingleses do Judas Priest lançaram o álbum “Turbo” que causou furor nos fãs e mídia especializada, dividindo as opiniões.



Se fôssemos colocar numa balança o efeito na época, diríamos que o álbum fora tomado como um grande fracasso da banda, que naquela altura estava mais colorida do que nunca, utilizando (e abusando, diga-se de passagem) de efeitos eletrônicos, principalmente de sintetizadores nas guitarras de K.K. Downing e Glenn Tipton.


A banda estava bem mais Hard Rock que nunca, deixando de lado o Heavy Metal rápido e relativamente pesado (para a época) que fizera de seus discos verdadeiros clássicos do gênero. E isso, claro, não agradou os fãs.

Aconteceu que a banda entrou na onda da segunda metade da década de 80 de inovar o som, utilizando tudo que a tecnologia poderia oferecer e, ao contrário do Iron Maiden que obteve sucesso com a fórmula (mas que não se sustentaria por muitos anos, fazendo com que a banda voltasse ao básico), fora um fiasco para o Judas.



O curioso é que, um ano depois, eles lançaram seu segundo disco ao vivo, “Priest...Live!” (1987), gravado durante a turnê “Fuel For Life” de divulgação de “Turbo” e contando com nada menos que 5 músicas do infame álbum, entre 15 que estavam no álbum e davam conta da carreira toda. Convenhamos que é um número alto de músicas de um disco que fora considerado uma mancha negra na carreira do grupo.



Esse ao vivo foi um absoluto sucesso, por captar toda a estrutura e em energia de um show da banda. Mas o principal atributo do grupo no álbum que passou a fazer com que os fãs não torcessem tanto o rosto para o disco de 1986, foi a utilização perfeita dos ritmos presentes nas músicas do álbum, agora ao vivo. Por exemplo, o refrão de “Parental Guidance” e “Rock You All Around the World” são os pontos altos do disco, com toda a platéia berrando junto de Rob Halford (Vocal).



As demais músicas do disco, como a emblemática “Out in the Cold “, que abre o álbum ao vivo com muitos efeitos de teclados, e a música que viria a se tornar o único clássico do álbum para todo o sempre, “Turbo Lover” (confira o vídeo, quase uma paródia com Mad Max), são pontos altos do ao vivo. Ainda resta “Private Property”, a mais fraca do álbum.

Obviamente que não faltaram as já clássicas “Metal Gods”, “Breaking the Law” e “Eletric Eye”, bem como as dispensáveis “Some Heads Are Gonna Roll” e “You've Got Another Thing Comin'”.

De uma maneira ou de outra, o álbum se tornou um dos mais clássicos ao vivo da história do Metal, lavando a alma da banda e fazendo com que “Turbo” (1986), embora não considerado um dos clássicos, pudesse não cheirar tão mal como o fora na época. Mas, a pensar sobre a quantia de público presente na sua turnê, pode ser que apenas a mídia especializada e os fãs mais radicais tenham crucificado o álbum, mas o verdadeiro é que com essa álbum ao vivo, a banda angariou ainda mais fãs e conseguiu manter seu nome como um dos principais do Metal de todos os tempos.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Judas Priest
Álbum: Priest...Live! (ao vivo)
Ano: 1987
País: Inglaterra
Tipo: Heavy Metal

Formação

Rob Halford (Vocal)
K.K. Downing (Guitarra)
Ian Hill (Baixo)
Glenn Tipton (Guitarra)
Dave Holland (Bateria)



Tracklist

01 - In The Cold
02 - Heading Out To The Highway
03 - Metal Gods
04 - Breaking The Law
05 - Love Bites
06 - Some Heads Are Gonna Roll
07 - The Sentinel
08 - Private Property
09 - Rock You All Around The World
10 - Electric Eye
11 - Turbo Lover
12 - Freewheel Burning
13 - Parental Guidance
14 - Living After Midnight
15 - You've Got Another Thing Comin'

Nenhum comentário: