quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Clássicos: O Conceitual “Streets: A Rock Opera” do Savatage


Se tem uma banda que faz muita falta no Metal atual e possui a maioria dos membros vivos e ativos, é Savatage. Os norte-americanos surgiram no inicio da década de 80, alcançando bastante reconhecimento (embora se diga que a banda contraiu muitas dívidas e o número de fãs nunca foi expressivo nas vendas) em 1987 quando lançou “Hall of Moutain King”.

Como se trata de uma banda que tem mais de um disco clássico, optamos aqui, por ora, homenagear o sétimo trabalho da banda e o primeiro conceitual (forma de compor que caracterizaria a banda com o tempo): “Streets: A Rock Opera”.


O disco foi lançado em 1991, dois anos antes da trágica morte de Criss Oliva (Guitarra), irmão de John Oliva (Vocal e Teclados), ambos fundadores da banda Metropolis, que viria a se chamar Savatage. Criss faleceu devido à acidente de trânsito.

Mas até aquela época, a cada lançamento o grupo surpreendia com a sua mescla de Heavy Metal com música clássica, composições tão fascinantes que nos deixam confusos em delimitar o gênero da banda.

Completavam a banda nesse álbum o baixista Johnny Lee Middleton e o baterista Steve Wacholz (John Zahner tocou teclados mas apenas nos shows da turnê).

O disco traz tudo o que caracterizou particularmente o Savatage: Heavy Metal Clássico, com riffs de guitarras marcantes e solos inspirados (mas não à velocidade da luz), letras críticas (confira a irônica “Jesus Saves”) e belas (“Somewhere in Time” e “Believe” estão entre as canções mais belas já compostas), além de músicas com bastante piano e emoção à cargo do mestre Jon Oliva (que daria lugar à Zak Stevens como vocalista principal no álbum seguinte).


A faixa-título, que inicia o disco, começa distintamente, com crianças em algum tipo de playground, assim como “Jesus Saves” traz algo como um morador de rua pedindo dinheiro e ninguém lhe dando atenção. Isso só para dar uma amostra da sensibilidade da banda. Aliás, esta última música tornou-se um dos maiores clássicos da banda, ganhando um vídeo clipe que foi muito vinculado na época.

As 16 faixas da versão sem bônus, marcam um total de mais de 68 minutos. Por ser conceitual, é mais uma prova da habilidade e competência dessa lendária banda que encerrou as atividades em 2002, um ano após lançar seu último disco, o espetacular “Poets and Madmens”.

“Streets” se baseia no homônimo livro de Paul O’Neil (escrito em 1979), que, curiosamente, é quem idealizou o “projeto” Trans-Siberian Orchestra, que entre tantos participantes conta com Jon Oliva, que além desse projeto, seguiu em carreira solo com o Jon Oliva’s Pain (confira o último trabalho do grupo aqui). O romance e o disco contam a história de um Rock Star que alcança a fama mas cai em desgraça e perde tudo: dinheiro, fama, família...


Todas as faixas são especiais. “Tonight He Grins Again”, “Strange Reality” (contagiante), assim como “You’re Alive” (mesmo bastante curta), a “maluca “Sammy and Tex”. Mas há muitas músicas de duetos piano/vocal, como as já citadas “Somewhere in Time” e “Believe” (esta seria regravada pelo futuro novo vocalista da banda no disco “Edge of Thorns”, bem como no último disco do Trans-Siberian Orchestra, “Night Castle), também a bela “If I Go Away” e “Heal My Soul”.

Nos últimos anos os antigos membros da banda tem se dedicado á outros trabalhos e declarações, especialmente de Jon Oliva, dão conta de que o Savatage nunca mais se reunirá. Com certeza uma banda que se extinguiu que marca a história do Metal e do Rock muito bem feito e executado, sendo quase todos seus discos verdadeiras obras de arte. “Streets: A Rock Opera” é de emocionar e com certeza um clássico absoluto.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica
Banda: Savatage
Álbum: Streets: A Rock Opera
Ano: 1991
Tipo: Heavy Rock/Heavy Metal/Metal Opera
País: EUA




Formação

Jon Oliva (Vocal e Teclados)
Criss Oliva (Guitarras)
Johnny Lee Middleton (Baixo)
Steve Wacholz (Bateria)

Tracklist

01 - Streets
02 - Jesus Saves
03 - Tonight He Grins Again
04 - Strange Reality
05 - A Little Too Far
06 - You're Alive
07 - Sammy And Tex
08 - St. Patrick's
09 - Can You Hear Me Now
10 - New York City Don't Mean Nothing
11 - Ghost In The Ruins
12 - If I Go Away
13 - Agony And Ecstasy
14 - Heal My Soul
15 - Somewhere In Time
16 - Believe

Um comentário:

Anônimo disse...

Savatage....top ten ...sempre