quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dimmu Borgir em Novo Single Deixa Fãs em Alerta


A banda norueguesa de Black Metal Sinfônico Dimmu Borgir acaba de lançar seu novo single, para começar a divulgar o novo trabalho da banda que é considerada o maior nome do gênero.

Este período é crucial para a banda, e talvez nunca antes os fãs estiveram apreensivos e sem saber o que esperar, especialmente pela saída no ano de 2009 do baixista e vocalista Vortex e do tecladista Mustis, ambos importantes figuras do grupo.


Infelizmente a saída dos integrantes não se deu de forma amistosa. Ambos foram demitidos por passarem a ir contra algumas questões que estavam acontecendo na banda, segundo eles, os créditos das composições que não lhes eram dados.

Realmente fora um baque bastante forte para os fãs saber que a formação que gravou clássicos absolutos do som negro e grandioso, não existirá mais (pelo menos por um bom tempo).


A banda, tentando manter a coisa toda no lugar, divulgou que para este ano espera-se o lançamento do nono álbum de estúdio, “Abrahadabra” (2010), que marca a estréia da nova formação que, até o momento, não foi divulgada.

Para animar (ou não) os ânimos, liberaram recentemente o single “Gateways” (2010), que traz a referida faixa que fará parte do novo disco a ser lançado em outubro, quando a banda iniciará sua “Darkness Reborn Tour 2010”. Nome mais que sugestivo.

Sobre a música, nota-se a falta de Mustis, especialmente. Embora o som esteja grandioso e sinfônico como nos últimos discos, a banda traz algumas novidades que, numa primeira audição, deixará os fãs em alerta. Trata-se da utilização de vocais femininos em algumas passagens. Não que isso seja ruim, mas não era algo que esperava ouvir num single da banda (outrora já utilizado, mas em doses baixas), lembrando o que tem sido feito pelo Cradle of Filth.


Efeitos nos vocais, peso nas guitarras, bateria ultra-rápida, corais, tudo está ali como se esperaria, embora a banda ainda continue a utilizar vocais masculinos limpos em certas passagens, nota-se a falta de Vortex, com sua inconfundível (e até meio macabra) voz. Shagrath (Vocal) está como sempre, sem novidades (o que, nessa altura, serve para manter mais uma característica da banda intacta). Vale lembrar que a banda está com novo baterista, Daray, que substituiu o lugar de Hellhammer.


“Gateways” me assustou, no inicio, de forma negativa. Porém, ao ouvir novamente, e mais algumas vezes, nota-se sua grandiosidade (a banda se utiliza de uma orquestra e corais reais), e mesmo não sendo nem de longe uma das melhores músicas da banda, não decepcionará os fãs da nova fase da banda, especialmente de “Death Cult Armageddon” (2003). Agora é aguardar o álbum completo.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técncia

Banda: Dimmu Borgir
Single: Gateways
Ano: 2010
País: Noruega
Tipo: Black Metal Sinfônico

Formação

Silenoz (Guitarra)
Shagrath (Vocal)
Galder (Guitarra)
Daray (Bateria)




Tracklist

01 - Gateways

Nenhum comentário: