sábado, 28 de agosto de 2010

Hard Rock + Heavy Metal + Power Metal: Pretty Maids


Pretty Maids é mais uma dentre as muitas bandas que tenho conhecido nos últimos meses e das quais me culpo pelo tempo perdido sem ouvi-las.



Os dinamarqueses têm muita história para contar. Surgindo nos idos de 1981 e com 12 discos lançados, o quinteto que conta com o grande vocalista Ronnie Atkins, o guitarrista Ken Hammer, o tecladista Morten Sandager, o novo baixista Hal Patino (que já tocou com King Diamond) e o baterista Allan Tschicaja, lançou seu novo álbum este ano.


Chamado “Pandemonium” (2010), o álbum tem causado bastante repercussões entre os fãs, devido à espera de 4 anos desde o penúltimo lançamento “Wake Up to the Real Word” (2006), e graças ao grande disco que os caras lançaram.

Não farei comparações a qualquer outro álbum dos caras, mas deixar minhas impressões desse novo trabalho. A banda mantem sua característica principal de unir Hard Rock, Heavy Metal e Power Metal em suas canções.


O que poderia deixar um som confuso (nem tanto, essas formas bebem da mesma fonte) faz o som dos caras ficar beirando a perfeição. Aqui temos músicas com refrões grudentos, bem Hard Rock, mesclados com o peso do Heavy Metal (especialmente nas guitarras), além de beirar em muitos momentos o Power Metal, com músicas rápidas e melódicas.



Os teclados são um show à parte. Sandager consegue trazer o espírito Hard Rock para a música da banda, e junto com o vocal de Atkins e os refrões até meio clichês, fazem com que qualquer amante do estilo deva ouvir a banda. Destaques para o single “Little Drops of Heaven”, que é a mais acessível e uma das melhores do disco. Também Hard são as “Final Day of Innocence” e “Old Enough to know”, esta última uma balada pra lá de Bon Jovi.

As mais pesadas (mas que mantêm os elementos citados) se destacam “Beatiful Madness” e a faixa-título (a melhor música do disco e que trata do mal causado pelo homem à natureza, escrita enquanto ocorria a Cúpula dos 15, em Copenhagen que não levou a solução nenhuma). Mais Power Metal, temos “Cielo Driver”, que detona.


O grupo é um entre tantos que não recebe a devida atenção. Apenas agora ouvindo-o que percebo que os caras mereceriam estar mais à vista do que acontece. Indicado aos apreciadores dos três gêneros, especialmente de um Hard Rock mais pesado e melódico.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Pretty Maids
Álbum: Pandemonium
Ano: 2010
País: Dinamarca
Tipo: Hard Rock/Heavy Metal

Formação

Ronnie Atkins (Vocal)
Ken Hammer (Guitarra)
Morten Sandager (Teclados)
Hal Patino (Baixo)
Allan Tschicaja (Bateria)



Tracklist

01. Pandemonium
02. I.N.V.U.
03. Little Drops of Heaven
04. One World One Truth
05. Final Day of Innocence
06. Cielo Drive
07. It Comes at Night
08. Old Enough to Know
09. Beautiful Madness
10. Breathless
11. It Comes at Night (remix - bonus)

Nenhum comentário: