quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Vulture: 15 Anos Defendendo o Metal Underground Nacional


A banda paulista Vulture, surgida em 1995 e após passar por dificuldades em manter uma formação fixa, completa 15 anos, tendo realizado o show de comemoração na cidade natal, Itapetininga.


O grupo, que possui dois discos lançados “Test of Fire” (2005) e “Through the Eyes of Vulture” (2007), além de demos que renderam à banda shows até mesmo fora de São Paulo e a abertura de shows de três grandes nomes do Metal mundial, Belphegor, Incantation e Dark Funeral.

A banda esta em turnê, com algumas datas marcadas. Aqui no Rio Grande do Sul, o quarteto formado por Adauto M. Xavier (Vocal e Guitarra), Yuri Schumamn (Back Vocal e Guitarra), André M. Xavier (Bateria) e Max Schumamn (Baixo) tocará em Porto Alegre, na sexta-feira 13 (que beleza!), na noite de 14 de agosto estarão participando da 4º edição do Nightfall in South Festival (confira matéria completa sobre as bandas que se apresentarão aqui no blog) na cidade de Ijuí, passando no domingo dia 15 a tocar em Canoas.


A banda será a principal atração desse já tradicional festival, idealizado em 2008 por Débora Reoly, conhecida na região por organização de eventos e excursões, e que neste ano é promovido pela Metal Army, promotora de eventos do estado de São Paulo.

Será a primeira vez que a banda tocará em ijuí, para celebração dos Headbangers que esperam há um bom tempo uma banda de Qualidade, afinal, a Vulture é um dos maiores nomes do Death Metal da cena underground nacional.


Tive a oportunidade de ouvir o segundo e último álbum da banda, o já citado “Through the Eyes of Vulture” (2007) (lançado pela Die Hard Records), que recebeu muitos elogios da crítica especializada de quando seu lançamento.

Posso dizer que não espera um álbum de 12 músicas que conseguisse executar um Death Metal (sempre agressivo), mas com melodia na medida certa, fazendo com que cada faixa soe única no conjunto do trabalho, o que já é de se colocar o disco como um dos melhores do gênero já feitos por bandas nacionais.


Exemplo disso é a perfeita “Legacy of Cain”, cuja qual esses elementos com muito peso e melodia (sem cair num Death Metal “Melódico”) estão presentes, o que se percebe (salvo a diferença entre as músicas) em “Goddless Age”.

“Diemocracy”, além de um ótimo título, começa com dedilhados que lembram algo de Running Wild, para entrar num Death Metal oitentista, com pitadas de Thrash,que colocam a música como uma das minhas favoritas. Fora de série também “Your Savior Never Come”, com destaque para os guitarristas.

Falando nos músicos, nota 10 para todos. Os quarteto sabe suprir a falta de uma melhor produção (não esta ruim, mas a banda merece mais). O vocalista/guitarrista Adauto Xavier possui uma voz potente, que soa natural (tem muito gutural por aí de dar medo, no péssimo sentido), o baterista (bateria é sempre importante) André Xavier (Bateria) mostra ser um dos melhores, pois além de peso, sabe criar ritmos diferentes para cada canção (o que também é difícil de encontrar).


Podemos destacar, ainda, as músicas “Under the Blackest Horizon”, “Where the Vulture Sleeps” e a faixa “Abençoado Seja o Homem Ateu”, cantada em português e que possui vídeo clip. Esta merece atenção especial, pois além da letra ser marcante, é cantada em português, mais uma forma da banda marcar que é nacional.

Mais uma grande banda nacional que merece nossa atenção. Quem puder conferir o trabalho dos caras, com certeza não se decepcionará. Aos que irão em algum dos shows (há shows marcados nos estados de São Paulo e Paraná também), especialmente ao Nightfall em Ijuí, pode ter certeza que a “paulada” vai ser forte!

Stay on the Road

Texto: EddieHead


Ficha Técnica

Banda: Vulture
Álbum: Through the Eyes of Vulture
Ano: 2007
Tipo: Death Metal
País: Brasil

Formação

Adauto M. Xavier (Vocal e Guitarra)
Yuri Schumamn (Back Vocal e Guitarra)
André M. Xavier (Bateria)
Max Schumamn (Baixo)




Tracklist

01. Where the Vulture Sleeps
02. Godless Age
03. Cold Air
04. Diemocracy
05. Blessedness Thru Emptyness
06. Legacy of Cain
07. Dark Visions
08. Your Savior Will Never Come
09. Unholy Truth
10. Strong As a Storm
11. Under the Blackest Horizon
12. Abençoado Seja o Homem Ateu

Shows:

13/08 - Porto Alegre - RS
14/08 - Ijuí - RS
15/08 - Canoas - RS
11/09 - Tatuí - SP
12/09 - Campinas - SP
17/09 - Londrina - PR

Nenhum comentário: