terça-feira, 7 de setembro de 2010

Quando o Metal é Reconhecido: Mastodon e a Crítica Nada Especializada


Raramente vemos bandas de Metal fazerem parte do mainstream ao lado de artistas do cenário pop, ainda mais em se tratando da indústria fonográfica norte-americanal. Temos alguns poucos exemplos, que nos remetem à bandas de grande porte que são focadas sempre, como Iron Maiden e Metallica.



Entretanto, ano passado a surpresa caiu em cima dos estadunieneses do Mastodon, grupo recente da chamada Nova Onda de Heavy Metal Americano que completou uma década este ano. O quinto disco do grupo que mescla o som pesado, com levadas de Jazz e Metal Progressivo, técnica e feeling, também se aproximando um pouco do Hardcore, chamado “Crack the Skye” (2009) e causou furor na mídia especializada ou não.



O feito do grupo foi ficar entre os 10 melhores discos lançados em 2009 a partir da revista Times, por exemplo, e angariar prêmios e reconhecimento, como serem escolhidos para abrirem a turnê européia do Metallica em 2009, durante a “World Magnetic Tour”.

O som dos caras é inovador. Apenas por isso eles merecem o nosso reconhecimento. O álbum em questão conta com 9 faixas, duas delas em versões instrumentais de próprias músicas da banda.



De cara o grupo conseguiu deslanchar o hit para “Oblivion”, com vídeo clip exaustivamente vinculado no mundo, especialmente nos EUA. Aliás, vale salientar que o grupo formado por Troy Sanders (Vocal e Baixo), Brent Hinds (Vocal e Guitarra), Bill Kelliher (Guitarra e Vocal de Fundo) e Brann Dailor (Bateria e Vocal de Fundo) traz o diferencial de dividir os vocais nas músicas, contando com dois vocalistas principais e os vocais de fundo que, em certos momentos, se sobressaem, como em “Oblivion”, cantada em grande parte pelo baterista Dailor.



Não irei destacar nenhuma faixa em especial, por saber que a banda conseguiu chegar na maestria de produzir um disco cativante, que elenca vários elementos da música. Farei o uso do clichê de que “só ouvindo para saber” justamente porque o disco precisa ser escutado e apreciado do inicio ao fim.



Vale aqui nosso reconhecimento ao jovem grupo (mas experiente por terem músicos que já tocaram em outras bandas) que conseguiu arrancar os melhroes elogios e prêmios da crítica nada especializada, bem como dentro do cenário musical norte-americano.

Agora é torcer para que os próximos lançamentos sejam tão bons quanto “Crack the Skye” (2009).

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica
Banda: Mastodon
Álbum: Crack the Skye
Ano: 2009
País: EUA
Tipo: Metal Progressivo/Heavy Metal



Formação

Troy Sanders (Vocal e Baixo)
Brent Hinds (Vocal e Guitarra)
Bill Kelliher (Guitarra e Vocal de Fundo)
Brann Dailor (Bateria e Vocal de Fundo)



Tracklist

1. Oblivion
2. Divinations
3. Quintessence
4. The Czar
* I. Usurper
* II. Escape
* III. Martyr
* IV. Spiral
5. Ghost of Karelia
6. Crack the Skye (participação Scott Kelly)
7. The Last Baron

Nenhum comentário: