quinta-feira, 24 de março de 2011

Sirenia: Ainda Esperando Por Um Grande Álbum


É uma pena vermos músicos renomados, que conquistaram muitas coisas no passado, que não conseguem desenvolver-se tanto ou ainda mais que nos seus trabalhos anteriores.


Neste caso, falo de Morten Veland, guitarrista que fez história como um dos principais nomes do Gothic Metal na liderança da banda Tristania (que, infelizmente, jamais se encontrou após sua saída).


No destaque, a bela vocalista Aylin e, ao fundo, Morten Veland


Quando deixou o grupo em 2001, montou a Sirenia, banda que deveria ser uma nova revelação do Gothic em anos. Entretanto, o que aconteceu foi que, mesmo lançando alguns bons discos e conseguido fãs pelo mundo, o grupo não consegue compor um trabalho genial, como o fora “Beyond the Veil” (1999) do Tristania, por exemplo.


Obviamente que não se espera uma cópia da antiga banda (algo sem sentido), mas o que acontece é que, mesmo que tenha passado uma década desde sua criação, a cada álbum, a Sirenia traz altas expectativas que não são correspondidas.


Talvez a única exceção seja o álbum de estréia, “At Sixes and Sevens” (2001). Porém, muitas mudanças na formação se seguiram o que, de alguma forma, afetou e muito o som da banda, não alcançando as expectativas que o nome de Morten cria, ficando este como único integrante da formação original da banda.


Isso acontece novamente com “The Enigma of Life” (2011), quinto trabalho da banda norueguesa, lançado em janeiro de 2011.


A vocalista espanhola Ailyn apresenta um vocal que chega a irritar muitas vezes, mesmo que tenha “concorrido” com 499 candidatas ao posto na banda. Há falta de ousadia nos teclados de Morten (o cara toca todos os instrumentos) que empaca em clichês puro, não sendo nada inovador, nem mesmo tentando.


O que salva o álbum de um fracasso é, claro, alguns riffs e “coros” criados por Morten Veland. O guitarrista ainda arrisca alguns vocais guturais, e em músicas como “Fallen Angel”, acrescentou corais que são o ponto alto da música, algo semelhante ao que fizera no seu projeto Mortemia (resenha aqui).


Outra coisa é o comprimento do álbum. São 14 faixas (contando com os bônus) que aposto que serão poucas as pessoas que irão ouvir todas mais de uma vez. Talvez um álbum com menor número de faixa não atenuasse tanto a falta de ousadia de Morten.


Até aqui, parece que apenas há aspectos negativos em “The Enigma of Life”. Mas não. Temos bons momentos, estes capitaneados especialmente pelos vocais de Veland e canções legais como “All My Dreams”, “This Darkness” (tentando colocar mais peso em meio dos chatos teclados) e “A Seaside Serenade” (novamente os corais são de arrepiar e salvam a canção).


Sirenia: potencial para grandes álbuns, mas...

Nunca fui um grande admirador da banda, sendo que desde o primeiro álbum esperava muito mais. A verdade é que se o Sirenia estivesse menos interessada em soar comercial e acessível, e Morten compusesse um trabalho como quando estava no Tristania e agora no Mortemia, teríamos, pelo menos, álbuns mais interessantes.


Mas este trabalho é indicado aos fãs de Metal Sinfônico e Gothic Metal que não querem nada mais que o mesmo de sempre. Aos cansados dessa proposta, passe longe.


Stay on the Road



Texto: EddieHead

Fotos: Divulgação, Tess



Ficha Técnica



Banda: Sirenia

Álbum: The Enigma of Life

Ano: 2011

País: Noruega

Tipo: Metal Sinfônico/Gothic Metal

Formação


Morten Veland (Guitarra, Baixo, Teclados, Vocal e Vocais de Fundo)

Ailyn (Pilar Giménez García) (Vocal)

Michael S. Krumins (Guitarra e vocais de fundo)
Jonathan A. Perez (Bateria)




Tracklist


01. The End of it All

02. Fallen Angel
03. All my Dreams
04. This Darkness
05. The Twilight In Your Eyes
06. Winter Land
07. A Seaside Serenade
08. Darkened Days to Come
09. Coming Down
10. This Lonely Lake
11. Fading Star
12. The Enigma of Life
13. Oscura Realidad (Bonus Track)
14. The Enigma of Life (acoustic version)



Assista o video official de “The end of It All”


http://www.youtube.com/watch?v=egxU458ZFuI


Nenhum comentário: