segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cathedral: O Canto Agonizante do Cisne


Para os amantes de Doom Metal, o nome Cathedral remete a clássicos como “Forest of Equilibrium” de 91 e “The Carnival Bizarre” de 95, onde se encontra a clássica “Hopkins (The Witchfinder General)” dona de um clipe no mínimo maluco”. Porém, desde o fraco “Endytime” de 2001, e os medianos “The VIIth Coming” de 2002 e “The Garden of Unearthly Delights” (2005) o grupo liderado por Lee Dorian (dos saudosos tempos do Napalm Death) parecia que tinha perdido o rumo e, se antes soava como um verdadeiro herdeiro da sonoridade do Black Sabbath, atualmente estava mais para um pastiche de si mesmo.

Com esse paradigma, veio “The Guessing Game”. Seu nono trabalho de estúdio se apresenta como um álbum cujo qual de inicio pode ser difícil de se escutar para os não iniciados na sonoridade dos caras, já que ele é muito progressivo, algumas vezes atmosférico, mas sempre muito pesado.

Os ecos do Sabbath retornaram incrível com a dupla de guitarras Gary Jennings e Adam Lehan, que incorporaram riffs e solos tão na linha do Iommi, obrigando ao ouvinte muitas vezes dar uma olhada no encarte para ver se não ocorre uma participação especial do guitarrista. Ouça a faixa “Funeral of Dreams” e comprove.

As paisagens mais atmosféricas presentes no trabalho anterior não foram esquecidas, sendo que faixas como “Running Man” traz a mente passagens dos trabalhos mais recentes dos suecos do Opeth.

Mas na minha opinião, as faixas que valem o CD todo são “Paiting in the Dark” (belíssima letra) e “Journeys Into Jade”, que consegue a proeza de em uma única música sintetizar todas as influências dos caras. E fecha o segundo álbum (ah, esqueci de dizer são 13 faixas em dois CDs).

Sendo como o título faz referência, esse deve ser o último trabalho dos ingleses que anunciaram o fim de suas atividades para muito breve. Notícia essa que desperta grande melancolia e pesar, qualidades muito freqüentes no som do Cathedral.

Texto: Harley

Revisão: Eduardo “EddieHead” Cadore

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Cathedral

Álbum: The Guessing Game

Ano: 2010

País: Inglaterra

Tipo: Doom Metal


Formação

Lee Dorrian (Vocal)

Gary Jennings (Guitarra)

Leo Smee (Baixo)

Brian Dixon (Bateria)

Tracklist

Disco 1

01. Immaculate Misconception
02. Funeral Of Dreams
03. Painting In The Dark
04. Death Of An Anarchist
05. The Guessing Game
06. Edwige’s Eyes
07. Cats, Incense, Candles & Wine

Disco 2

01. One Dimensional People
02. The Casket Chasers
03. La Noche del Buque Maldito (a.k.a. Ghost Ship of The Blind Dead)
04. The Running Man
05. Requiem for the Voiceless
06. Journey Into Jade

Nenhum comentário: