quinta-feira, 2 de junho de 2011

Projetos: WhoCares - Time dos Sonhos Que Dá Certo

Formação histórica do Rock/Metal para benefício da humanidade


Já imaginou uma banda que conta com integrantes de quatro das mais importantes bandas de Heavy Metal de todos os tempos? Isso só poderia ser alucinação de alguém, você me diria. Também não imaginei que estaria vivo (e os caras também) para ver algo assim.

Não é nenhum exagero de fã cego. A verdade é que tem uma nova “banda” que surgiu aí contando com gente das bandas Deep Purple (que com seu Heavy Rock foi uma das principais influências das bandas dos anos 80), Metallica (grupo que revolucionou o Heavy Metal nos anos 80/90), Iron Maiden (considerado por muitos a maior de todas) e Black Sabbath (sem precedentes, revolucionou o Rock e criou o Heavy Metal).

Trata-se da WhoCares, projeto capitaneado por Tony Iommi (Black Sabbath) e Ian Gillan (Deep Purple) que surgiu com fins filantrópicos, ou seja, arrecadar investimentos em benefício dos vitimados pelo terremoto que ocorreu na Armênia, sendo uma “reedição” do Rock Aid que aconteceu em 1988 e reuniu muitos grandes nomes do Rock. Segundo consta, o projeto visa arrecadar verbas para a finalização da construção de uma escola de música no país.

Para completar esse time dos sonhos, juntaram-se a ninguém menos que Jason Newsted (ex-Metallica), no baixo, Nicko McBrain (Iron Maiden), na bateria, Jon Lord (ex-Deep Purple), nos teclados, e Linde Lindstrom (HIM) na outra guitarra, cuja participação é questionável diante desses semi-deuses do Rock.

Há algumas curiosidades interessantes. Por exemplo, é a primeira vez que Tony Iommi participa de uma “banda” (deixo entre aspas, pois a proposta é apenas de gravar o single) não sendo o único guitarrista presente, bem como sendo a volta de Jason Newsted ao hall do Metal (após deixar o Metallica, tocou em bandas de pequeno porte). Além disso, marca a volta da parceria entre Ian Gillan (vocal) e Iommi, relembrando 1983, quando Gillan substituiu Dio no Black Sabbath, gravando o polêmico “Born Again” (num dos discos solos de Gillan, Iommi participou da regravação da música “Trashed”).

Iommi e Gillan voltam a trabalhar juntos: dois ícones dos anos 70!

Também marca a volta do trabalho de Gillan com Jon Lord (teclados), este que deixou o Deep Purple e, para fechar, marca o primeiro trabalho de Iommi após a morte do companheiro e amigo Dio (quem acompanhou, sabe que Iommi havia dito que não tocaria mais guitarra por um bom tempo).

Você deve estar se perguntando sobre o som que saiu disso tudo. Com certeza não foi uma mescla das bandas de seus integrantes. O que percebemos é a forte influência de Deep Purple (Gillan canta como sempre e Lord traz teclado inspiradíssimo, como nos seus tempos de banda) e Black Sabbath, não a toa bandas de quem encabeçou o projeto.

Assim, lançaram o single “Out of My Mind”, contando a faixa-título mais a canção “Holy Water”. Ambas apresentam nada menos que a maestria do quinteto que, em canções não pesadas mas emblemáticas, conseguiram transmitir aquele espírito anos 70/80, sem soar ultrapassado, mas não caindo no ridículo de soar como as bandas da atualidade.

Numa primeira audição, fica evidente a comparação com o Sabbath e Purple. Até que ponto isso é positivo ou negativo, deixo para o leitor decidir. A verdade é que tanto uma quanto a outra faixa se destacam e fazem jus ao poderio do grupo, coisa que muitas vezes não acontece (vide, salvo proporções, o alarde do projeto Symfonia e seu real resultado até agora).

“Out of My Mind” recebeu vídeo clipe simples, mostrando os músicos em estúdio, sem se preocupar em soar comercial, com altas produções e efeitos visuais. Dá gosto ver tanta fera se entendendo e compondo juntos.

Da esquerda para direita: Ian gillan, Jon Lord, Nicko McBrain e Tony Iommi

Individualmente, alguns se sobressaem. Gillan e seu vocal único, influenciou e ainda influencia os melhores vocalistas do Rock e Metal, Iommi e seu jeito sempre característico de criar e executar riffs poderoso, arrastados, Nicko traz uma batera cadenciada, com as viradas que lhe são marcas registradas (como tem feito nos últimos álbuns da Donzela), Newsted marca apenas com o baixo, sendo a aparição bem tímida, inclusive no vídeo clipe (aparece poucas vezes), mas encaixando muito bem na proposta; Lindstrom dá conta muito bem da responsabilidade de tocar junto com esses dinossauros, executando dedilhados inspirados.

Ao contrário de muitos, esse time nada precisa provar mas, mesmo assim, surpreendeu neste single (foram prensadas mil cópias em vinil 7’ e o CD conta com documentário de 30 minutos), não deixando a desejar em nenhum quesito (quem sabe podemos sentir falta de composições mais rápidas, mas, convenhamos, velocidade não é tudo).

Os cinco envolvidos possuem suas atividades principais (Nicko continua em turnê, Gillan prepara novo disco com o Purple, por exemplo), o que inviabiliza qualquer possibilidade de outros trabalhos regulares. Uma pena, pois WhoCares teria tudo para ser uma das novas velhas bandas a detonar o original Heavy Metal/Classic Rock!

Stay on the Road

Texto: Eduardo “EddieHead” Cadore

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: WhoCares

Single: Out of My Mind

Ano: 2011

País: Inglaterra, EUA e Finlândia

Tipo: Heavy Metal/Classic Rock


Formação

Ian Gillan (Vocal)

Tony Iommi (Guitarra)

Jason Newsted (Baixo)

Jon Lord (Teclados)

Nicko McBrain (Bateria)

Linde Lindstrom (Guitarra)


Tracklist

01 – Out of My Mind

02 – Holy Water

Veja o teaser liberado antes do single

http://www.youtube.com/watch?v=alwYQMGtvzE


Assista o vídeo oficial de “Out of My Mind”

http://www.youtube.com/watch?v=n2vxQApPg40&feature=player_embedded

Ouça “Holy Water”

http://www.youtube.com/watch?v=dQYjEa3FdUo


Compre na Hellion Records

http://www.hellion.com.br/_oldstore/index3.asp?variavel=pre_produto.asp?cod=2222099

Nenhum comentário: