domingo, 14 de agosto de 2011

Depois da Novela, Dream Theater Mostra Como Soa a Nova Formação



Desde o anúncio da saída de Mike Portnoy da bateria do Dream Theater (após mais de 25 anos como membro fundador do grupo, cujo nome foi dado pelo seu pai), um supermarketing se desenvolveu em torno de quem seria o substituto desse lugar que foi, certamente, o posto mais almejado da história do Metal Progressivo em todos os tempos.

Ser baterista do Dream Theater, até pouco tempo, era algo exclusivo de Portnoy (ou Portina, como costumamos chamar), até que a confirmação de sua saída e não retorno a banda (durante os primeiros dias, ele ainda se considerava baterista da banda, cujas redes sociais davam a entender) fizeram ada parte seguir seu caminho.

Mike Magini já está integrado à banda, excursionando com o Dream Theater

Seguiu-se, como todos já sabem, um “concurso” (em moldes sem precedentes) para selecionar o novo membro dessa que é a maior banda de Prog Metal do mundo. Sete nomes foram convidados (convocados!?), incluindo do “brasileiro” Aquiles Priester (ex-Angra, Hangar).

Mas as cartas já estavam lançadas e o nome de Mike Mangini (que é amigo de Portnoy, toca na banda solo do vocalista James, entre outras “coincidências”) foi anunciado, após semanas e semanas de espera e especulações.

A novela acabada (pelo menos por ora), a banda foi a estúdio para preparar e gravar seu novo disco, o primeiro sem Portina nas baquetas, o que gerou (e ainda gera) muita tensão entre os fãs, com os mais radicais apontando o fim da banda (!?).

Anunciado nome (“A Dramatic Turn of Events”), capa (confira na matéria) e tracklist (abaixo), a banda lançou o primeiro single do disco e a primeira música com Mangini na bateria.


Capa do 11º disco de estúdio da carreira, o 1º sem Mike Portnoy. Lançamento 13/09/11

Trata-se do single “On The Backs Of Angels”, trazendo a nova formação com James LaBrie (vocal), John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), Jordan Rudess (teclados) e Mike Mangini (bateria) e, para decepção deste que acompanha há muito a banda, uma sonoridade bastante fraca, sinfônica e pouco progressiva, exatamente nos moldes das canções mais fracas dos últimos discos.

Infelizmente, a banda parece estar gostando de composições mais acessíveis, melódicas, com dedilhados repetitivos (Petrucci pode fazer melhor que isso), o vocal liso e pomposo de James (falta também daqueles momentos mais agressivos dele). O que salva é o baixo de Myung (sempre efetivo) e os teclados de Rudess, que, como sempre, estão inspirados. Até mesmo os corais ficaram interessantes, mas parecem tirados de alguma banda de Power Metal (não sei por quê, lembra “In Paradisum” do Symfonia), o que soa estranho ao som da banda.

Obviamente que as atenções estão focadas em Mangini, novo baterista e com a grande pressão e responsabilidade de não fazer feio. Para sorte (ou azar, quem sabe) dele, a música não exigiu muita criatividade, com Mike pisando nos freios e fazendo exatamente aquilo que Portnoy faria numa música dessas. Ou seja, o novo Mike lembra muito o velho. Dá para esquecer que não é mais o Portina que está sentado atrás da batera.

Parece que fui um tanto radical com essa nova fase. Mas quero que um fã de Dream Theater, que conhece todas as músicas e fases do grupo (que costumava inovar de disco em disco), ouça “On The Backs Of Angels” e diga coisas muito diferentes dessas.


Com posto de baterista preenchido, DT promete o melhor disco da carreira

Talvez estivesse esperando demais da banda que, num processo de transição tão importante, precisa ainda se reencontrar (ou, quem sabe, desencontrar e trazer algo diferente).

O novo trabalho completo saí logo agora em setembro (dia 13), contando com outras 8 canções que serão apresentadas pela banda nessa nova e decisiva fase. Que as demais possam trazer uma banda mais inspirada. Técnica e talento, tanto a banda quanto Mangini, tem de sobra. É aguardar e ouvir.

Stay on the Road


Texto: Eduardo Cadore

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Dream Theater

Álbum: On The Backs Of Angels (single)

Ano: 2011

País: EUA

Tipo: Metal Progressivo


Formação

James LaBrie (Vocal)

John Petrucci (Guitarra)

John Myung (Baixo)

Jordan Rudess (Teclados)

Mike Mangini (Bateria)


Tracklist

01.On The Backs Of Angels


Ouça o single aqui

Veja a banda tocando a música ao vivo aqui

Nenhum comentário: