segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Resenha de Shows: 28/07/2011 - A NIGHT TO REMEMBER IN PORTO ALEGRE

Banda sueca volta ao Rio Grande do Sul e não decepciona

Após seis anos da primeira apresentação dos suecos na capital gaúcha, eis que o Evergrey volta a se apresentar novamente em Porto Alegre/RS, mas desta vez o lugar escolhido para apresentação foi o inusitado Teatro do CIEE, onde nunca houve uma apresentação de uma banda de Heavy Metal.

Mas mesmo tendo a desconfiança dos fãs foi uma ótima escolha, pois acabou dando todo o clima para apresentação dos suecos.

Com um público muito, mas muito abaixo do esperado (quem chegava para o show até pensava que tinha sido cancelado devido o baixo público), que tinha um pouco mais de 80 pessoas, mas felizmente tudo ocorreu bem e exatamente às 22h inicia o show com os músicos lentamente subindo ao palco e surgindo a figura sombria de Tom Englund levando os presentes a loucura.

O show abre com a nova “Leave it Behind Us” mostrando muito feeling e sentimento levando o público a loucura, sem tempo para respirar “Monday Morning Apocalypse” mantém o clima do show em alta.

“As I Lie Here Bleeding” do album Recreation Day entra em cena para deixar todos sem pulmões (e um detalhe: esta era apenas a terceira música da noite). A seguir viria uma seqüência matadora do álbum In Search of Truth: “The Masterplan”, “Rulers Of The Mind” e “Mark Of The Triangle” deixando todos ensandecidos e de queixo caído tamanho o entrosamento e perfeição que esta nova banda de Tom Englund executava as músicas, os duetos de guitarra de Tom e do novo guitarrista Marcus Jidell eram de arrepiar e os solos de Marcus perfeitos, mantendo fiel a proposta da banda.

Banda fez show histórico para poucos, mas fiéis, fãs

Após esta seqüência matadora, Tom conversa com o público e diz aos presentes que já está 48h sem dormir e se por acaso ele desmaie, por favor, me acordem levando a todos a risos gerais e neste meio tempo Tom aproveitou para distribuir algumas palhetas ao público levando aos fãs à “loucura”.

Após este momento de descontração, Tom avisa que a próxima música é o primeiro single do novo álbum Glorious Collision, “Wrong”, interpretada com maestria pela banda, com destaque a Tom que interpretou com uma emoção fora do normal levando os presentes a ficarem vidrados em sua interpretação.

“Blinded” retorna com os riffs pesados e intrincados levando o público a bater cabeça novamente e cantar do começo ao fim este grande clássico da banda.

Vocalista/guitarrista Tom Englund foi um show a parte! Um dos maiores vocalistas da atualidade!

Tom faz uma pergunta aos fãs se eles gostariam de ouvir algo velho ou novo? Então em uníssono os fãs respondem “old, old...” eis que “Solitude Within” entra em cena mostrando toda técnica desta nova banda com um entrosamento fantástico, além de Marcus Jidell ainda temos o excelente baterista Hannes Van Dahl que tem uma pegada absurda, o experiente baixista Johan Niemann (ex - Therion) e o tecladista Rikard Zander que já acompanha a banda há alguns anos, mostrando que mesmo com uma troca de formação significativa Tom Englund deu volta por cima e apresenta um cartel de músicos acima da média.

Com o clima ainda sombrio “Nosferatu” aparece em uma performance perfeita, tirando lágrima dos olhos dos fãs, tamanho o sentimento e interpretação que Tom passava, simplesmente a melhor música da noite. Eis que “I’m Sorry” surge como um dos momentos mais emocionantes do show, Tom pede para acender as luzes do Teatro para poder ver todos cantarem com ele, simplesmente mágico, sem sua guitarra e apenas uma lata de cerveja na mão, Tom comanda a platéia de forma única levando aquelas 80 pessoas a se tornarem 1000 na hora do refrão de arrepiar mesmo.

A primeira parte do show encerra com a nova “Frozen” que foi muito bem recebida pelos fãs, com um ótimo refrão e riffs pesados aliando as melodias sombrias da banda.

Todos saem do palco, fazendo aquele tradicional final “fake”. Não demora muito e Rikard e Hannes voltam ao palco e dão inicio a “When The Walls Go Down” com uma bela interpretação e já mostrava que o final do show estava se aproximando.

“Recreation Day” e “Broken Wings” dão continuidade a parte final do show e, sem tempo de pensar, “A Touch Of Blessing”, o clássico definitivo dos suecos, é executado levando os fãs ao delírio total, tamanha precisão e simpatia que esta banda esbanjava em cima do palco.

E as emoções não pararam por ai. Antes de saírem do palco, Tom & Cia pedem para os fãs esperarem 5 min que eles iriam descer para dar autógrafos e conversar com seu público, isto deixou todos inquietos (sinceramente quando ouvi isto fiquei mais nervoso do que no show) e então todos os músicos se dirigem ao Lobby do Teatro para atender seus fãs, tirando fotos dando autógrafos, simplesmente inesquecível depois de um show fantástico a simpatia e humildade desses grandes músicos do Metal mundial em conversar com seus fãs sem medo e frescura, mostrando para que vieram honrar o Metal e seus fãs.

Ponto positivo para escolha da casa de show onde o Teatro do CIEE se mostrou mais uma ótima opção para se realizar shows menores com uma excelente infra-instrutora e uma ótima acústica. Ponto negativo mais uma vez a produtora Abstratti, que novamente peca na divulgação do evento, levando muitos bangers a nem ficarem sabendo do show, tamanho descuido e desleixo da produtora em relação a uma grande banda como o Evergrey.

Texto: Renato Sanson

Revisão/edição: Eduardo Cadore

Fotos: Renato Sanson


SET LIST:

1.Leave It Behind Us

2.Monday Morning Apocalypse

3.As I Lie Here Bleeding

4.The Masterplan

5.Rulers Of The Mind

6.Mark Of The Triangle

7.Wrong

8.Blinded

9.Solitude Within

10.Nosferatu

11.I'm Sorry

12.Frozen

Justificar

Encore:

13.When The Walls Go Down

14.Recreation Day

15.Broken Wings

16.A Touch Of Blessing

Nenhum comentário: