segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Clássicos Brasil: “Jewel Box” - Uma Jóia Ainda Pouco Conhecida


Em tempos que parece que a música vai se tornando cada vez mais plástica, sem emoção e se aproximando perigosamente dos simples bussines, é uma luz no fim do túnel bandas que honram suas raízes e fazem um som de responsa, que bebe nas boas fontes, mas mesmo assim conseguem criar um trabalho deveras original e muito bom. Por isso mesmo “Jewel Box” já é um clássico.

Formado em 91 em Apiaí/SP, a banda Kappa Crucis é composta por F. Dória (bateria e vocal), G. Fischer (vocal e guitarra), R. Tramontin (baixo) e A. Stefanovitch (teclados) e está na batalha a bastante tempo, mas nunca se renderam ao comercialismo, pelo contrário, nadando contra a maré seu som lembra as grandes bandas dos anos 70 e 80 pegando tudo de bom que formações como Deep Purple, Uriah Heep, Led Zepellin, Thin Lizzy, Lynyrd Skynyrd ofereceram ao mundo e colocando um toque pessoal e altas doses de bom gosto.


Se você gosta do velho e clássico Heavy Rock, não apenas pode conferir sem medo, mas deve!

Sabe aquele tipo de som que faz você viajar? Pois é exatamente essa sensação que temos, já que os músicos são virtuosos, mas não ficam em disputa para ver quem toca mais notas por segundo. O som é feito por quem conhece e toca com emoção,”apenas” isso.

O CD abre com a pulsante “Back to the Water’, e essa faixa ao lado de “A New Seed” deveriam vir com uma proibição de ser ouvida ao volante, porque mesmo sem perceber você meteria o pé no acelerador...

Já em faixas como "Parallel Lines", "Handcuffs" ou "Judgement” os teclados roubam a cena, lembrando muito o mestre Jon Lord (ex-Deep Purple), além de leves pitadas de Prog Metal que trazem um tempero todo especial para o CD.

Vale destacar também o belo timbre de voz de G. Fischer, mas arrisco dizer que a jóia principal dessa caixa (com perdão do trocadilho) é a faixa “Son of The Moonlight”, a balada do CD. O leitor do Road deve ter pensado “Harley, seu desgraçado, elogiando uma balada?!”. É, mas aqui não é uma simples música feita para menininhas, é uma canção com uma carga de emoções que arrepia e o melhor: acabou o CD e eu estava cantando essa melodia que não saiu da minha cabeça até agora.

Esse é um trabalho que consegue uma verdadeira proeza: unir o Hard Rock ao Metal mais extremo, tudo em prol da boa música.


Texto: Harley

Revisão/edição: Eduardo Cadore


Ficha Técnica

Banda: Kappa Crucis

Álbum: Jewel Box

Ano: 2009

País: Brasil

Tipo: Hard Rock/Heavy Rock

Selo: Atomic Cellar


Formação
G. Fischer (Vocal e Guitarra)
R. Tramontin (Baixo)
A. Stefanovitch (Teclados)
F. Dória (Bateria e Vocal)


Tracklist

01. Back To The Water
02. Merchant Of Illusions
03. Parallel Lines
04. Faces
05. Son Of The Moonlight
06. Handcuffs
07. Judgement
08. Beyond The Envy Torch
09.
Loadstar
10. A New Seed

Acesse

Site oficial
Myspace

Compre o disco pela Die Hard aqui.

Nenhum comentário: