domingo, 22 de janeiro de 2012

Clássicos Brasil: Libertae (Spartacus) - Qualidade e Profissionalismo

Spartacus é uma das bandas mais antigas ainda na ativa no Rio Grande do Sul
Uma das bandas mais respeitadas do underground gaúcho está prestes a lançar seu novo álbum, com previsão para sair neste ano de 2012, mas enquanto o disco não sai, vamos falar então do primeiro lançamento destes gigantes da Spartacus, que já tiveram como baterista o “polvo” Aquiles Priester (Hangar) no inicio dos anos 90.

A Spartacus é com certeza uma das bandas mais antigas da cena Metal do Rio Grande Do Sul. Iniciou suas atividades nos anos 80, mas foi lançar seu primeiro álbum somente em 2004, o excelente “Libertae” que trás a tona o clima oitentista que a banda nunca deixou de lado, aliado a um Heavy Metal tradicional com letras em português que podem ser consideradas grandes poesias, tamanha a beleza do enredo.

Nesta época a Spartacus contava com a seguinte formação: Marco Di Martino (baixo), Marco Canto (vocal), Victor Petroscki (guitarra) e Erick Lisboa (bateria), com esta formação estabilizada lançaram o disco “Libertae” que teve ótima aceitação tanto entre público quanto em critica. (Os únicos membros que permanecem na banda até os dias de hoje são o fundador Marco Di Martino, e o vocalista Marco Canto).

E o fato de as 10 composições serem cantadas em nossa língua mãe se torna um atrativo a mais tamanha a qualidade das letras e dos temas abordados, dando de fato um tapa na cara da sociedade e em toda a forma de monopólio da vida humana. Comprove isso em “A Máscara” e “Seguidores da Eternidade” com letras fortes que te dizem a verdade em uma forma literária, aliada ao peso dos riffs junto com a cozinha que esbanjam competência.

Destaque também para a poderosa “Depois da Tormenta” com instrumental pesado e denso com o peso tomando conta, grandes solos de guitarra e Marco Canto mostrando todo o seu poder vocal. E “Príncipes da Grande Falácia” mostrando o lado mais épico do Heavy Metal tradicional.

10 composições que merecem serem ouvidas com toda atenção, pois ouvir uma vez só se torna impossível, tamanha a qualidade musical que este grupo esbanja e continua esbanjando depois de mais de duas décadas de existência.

Agora é aguardar e torcer que o próximo álbum saia logo.

Texto: Renato Sanson
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Spartacus
Álbum: Libertae
Ano: 2004
País: Brasil
Tipo: Heavy Metal
Gravadora: Independente

Formação
Marco Canto (Vocal)
Victor Petroscki (Guitarra)
Marco Di Martino (Baixo & Letrista)
Erick Lisboa (Bateria)




Tracklist
01. A Máscara
02. Seguidores da Eternidade
03. Depois Da Tormenta
04. Quando A Chama Faz Arder
05. Por Que Deveria Saber
06. O Segredo da Dor
07. Príncipes da Grande Falácia
08. Libertae
09. Luz
10. No Sul da América Antártida

Acesse e conheça mais sobre a banda

Um comentário:

LUIZ PAULO disse...

uma pérola metálica.