quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Nightwish: Sinfônico Sim, Grandioso Ainda Mais

Banda finlandesa aposta na grandiosidade do novo disco

Depois do polêmico e mal recebido “The Dark Passion Play” de 2007 que apresentou ao mundo sua nova vocalista Anette Olzon, em 2011 muitos não acreditavam que o os finlandeses do Nightwish dariam a volta por cima, mas só não deram a volta por cima como lançaram um de seus melhores trabalhos, “Imaginaerum”, que mostra toda a grandiosidade desta banda, que já estava deixando saudades nos fãs.

Imaginaerum também será filme
Sabe quando você houve um álbum e se sente em um filme? É está a sensação que temos ao ouvir “Imaginaerum”. Extremamente cinematográfico e épico, com Tuomas Holopainen (teclados) inspiradíssimo em suas composições, que nos levam a outro ambiente ao ouvirmos o álbum até o final.
E a grande surpresa (e que surpresa!) bem vinda, é a evolução de Anette nos vocais, valorizada por composições feitas para sua bela voz, e com uma interpretação e qualidade que rouba a cena até o final do disco.

Após a introdução “Taikatalvi”, que é cantada em finlandês por Marco Hietala (baixo e vocal), temos a grandiosa “Storytime” com Anette muito à vontade em sua função, esbanjando belas melodias vocais, e encantando já na primeira ouvida.

Segundo disco com Annete nos vocais
Além da grandiosidade que ronda o álbum, temos uma banda sem medo de arriscar, como na faixa “Slow Love Slow”, uma super balada com fortes influências de Jazz com um solo de Emppu (guitarra) bem no estilo, uma canção fantástica.

"I Want My Tears Back" é uma das músicas mais marcantes do play, com um inicio matador, com Hietala esbanjando seus vocais e Anette dando um show de interpretação, além  do instrumental rápido e melódico que com certeza ao vivo fará o maior estardalhaço.

O álbum ainda apresenta momentos mais calmos como "Turn Loose the Mermaids" e "The Crow, the Owl and The Dove", que deixa o clima ainda mais grandioso e especial, mas também Tuomas sabe flertar pelos momentos mais agressivos e pesados com "Last Ride of the Day" e "Song of Myself", mantendo um belo equilíbrio nas composições da banda para fechar o álbum com uma bela canção instrumental que da nome ao álbum, com muitas orquestrações que traz trechos do álbum todo em uma única canção.

Realmente o Nightwish deu a volta por cima e se livrou de vez do fantasma de sua ex-vocalista, a não menos genial Tarja Turunen, um álbum para ser apreciado do começo ao fim sem interrupções.

Texto: Renato Sanson
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Nightwish
Álbum: Imaginaerum
Ano: 2011
País: Finlândia
Tipo: Metal Sinfônico
Gravadora: Nuclear Blast

Formação
Anette Olzon (Voz)
Tuomas Holopainen (Teclados)
Emppu Vuorinen (Guitarras)
Marco Hietala (Baixo/Voz)
Jukka Nevalainen (Bateria)





Tracklist
01- Taikatalvi
02- Storytime
03- Ghost River
04- Slow, Love, Slow
05- I Want My Tears Back
06- Scaretale
07- Arabesque
08- Turn Loose The Mermaids
09- Rest Calm
10- The Owl, The Crow and The Dove
11- Last Ride of the Day
12- Song of Myself
13- Imaginaerum

Assista o vídeo oficial de "Storytime"



Acesse os links abaixo e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: