sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Santarem: Uma Agradabilíssima Experiência Para o Ouvinte

Santarem mostrando que o Brasil é rico na mescla do Rock com o Heavy Metal
Quem acompanha o sucesso do Soulspell talvez não lembre que Metal Opera não é novidade no Brasil e um dos grandes pioneiros desse ramo é o projeto Hamlet, idealizado pela gravadora Die Hard no ano de 2002 que teve como um dos grandes méritos divulgar bandas do nosso undeground, lembro que ouvindo esse trabalho uma das bandas que mais me chamou a atenção foi o Santarem que com a faixa “Sweet Flavour Of Justification” consegue demonstrar uma perfeita combinação entre Rock Progressivo e Heavy Metal. Influências essas presentes no álbum de estreia “Santarem” (2001) e ainda mais intensificadas em “Downtown Station” (2004).

Entretanto, no meio do caminho para o terceiro lançamento uma noticia pega os fãs meio de surpresa,s já que dois membros fundamentais estavam se afastando do grupo: Guilherme Mistretta (vocal) e Fernando Witcoske (baterista), a banda que tinha se formado em 1998 teve que partir em busca de novos músicos e ainda sem perder sua sonoridade característica.

O primeiro desafio foi vencido com a entrada dos talentosos Thiago Scataglianos vocais e Agenor Vallone na bateria, completando o time com Alex Andreoni guitarras e Guilherme Furlan baixo.

Já a questão da produção do novo disco “No Place to Hide” ficou a cargo de Ricardo Confessori (Angra, Shaman) que há muito tempo vem desenvolvendo essa outra função com grande talento, sendo que ele auxiliou a banda nesse novo trabalho a manter-se autentica e ao mesmo tempo mais direta, fazendo um trabalho marcante em todos os sentidos.

Falando em destaques, é impossível não se impressionar com Thiago, pois o cara tem um timbre super agradável e além de tudo é um grande intérprete, transmitindo muita emoção em cada composição. Ouça por exemplo “Leave it Out” e “No Words to Say” o lado mais metal da banda está presente na matadora faixa título já a vertente progressiva esta viva na viajante “Faraway”.

A bela arte do disco físico. Vale comprar original!

O CD fecha com um presente para os fãs das antigas: uma regravação de “Eternal” do primeiro trabalho que ficou tão boa quanto a original, respeitando a versão anterior, mas com a personalidade da formação atual.

“No Place to Hide” não é apenas mais um trabalho, é na real uma comprovação de que o Metal nacional é forte em todas as vertentes. Não deixe de ouvir esse grande trabalho.

Texto: Luiz Harley
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha técnica:
Banda: Santarem
Álbum: No Place to Hide
Ano: 2011
País: Brasil
Tipo: Heavy Metal/Hard Rock/Rock Progressivo

Formação
Thiago Scataglianos (Vocal)
Agenor Vallone (Bateria)
Alex Andreoni (Guitarras)
Guilherme Furlan (Baixo)


Tracklist
01.Escape
02.  Leave it Out
03.Faraway: Escape From the Haze
04.Take me Home
05.No Words to Say
06.You and Your Memories
07.No Place to Hide
08.Reason
09.Someone
10.Eternal

Compre o disco com segurança na Die Hard clicando aqui

Assista aos dois vídeos oficiais do álbum




Conheça mais sobre a banda acessando os links abaixo

Nenhum comentário: