segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Arkona: Folk na Melhor Essência da Palavra

Arkona é um dos grandes nomes do real Folk Metal


O Folk Metal sem dúvida é o estilo que mais ganhou espaço no underground mundial, sendo que naturalmente apareceram milhões de bandas em todas as partes do mundo, muitas delas são apenas cópias que não merecem nem um pouco de atenção.

Sergej Lazar
Entretanto, no seleto mundo do Heavy Metal, só os fortes sobrevivem e nesse paradigma vem da Rússia uma das grandes revelações do estilo, o Arkona, que nesse seu sexto trabalho “Slovo” (2012) (palavra em russo) mostra que sua evolução é constante.

Masha Arhipova
O que torna esse trabalho tão diferenciado do demais é o fato que a banda nunca teve medo de experimentar e principalmente ousar na sua proposta características, evidente desde seu primeiro lançamento “Возрождение“ (2003), exatamente por isso continua cantando em russo e mantendo suas inserções acústicas e muitos andamentos que nos remetem a Polka, mas quando tudo isso parece que vai se afastar do Metal, somos surpreendidos com passagens mais agressivas deixando o ouvinte extasiado.

Mas como vem se tornando praxe em todos os trabalhos desses russos, quem sempre rouba a cena é a belíssima vocalista Masha Ahripova e, dessa vez, a moça se superou porque soube dosar bem a versatilidade de seus companheiros de banda, ouça, por exemplo, “Arkhaim” onde o instrumental é bem extremo e os vocais bem cadenciados, ou em” Nikogda”, onde aparecem vocais guturais que deixariam muitos marmanjos morrendo de inveja.

“Slovo” ainda por cima consegue trazer inovações como arranjos mais complexos (vide a faixa “Zaklyatye”) e o uso mais constante de coro de vozes como em “Potomok” e até mesmo momentos de pura carga emocional com na faixa título.

Majestoso, não existe outra definição para esse trabalho que com certeza nos proporciona uma viagem pelos contos e lendas das terras eslavas.

Texto: Luiz Harley
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Arkona
Álbum: Slovo
Ano: 2012
País: Rússia
Tipo: Folk Metal
Gravadora/selo: Napalm Records

Formação
Masha Arhipova (vocal)
Sergej Lazar (guitarra)
Ruslan Kniaz (baixo)
Vlad Sokolov (bateria e teclados)
Vladimir Volk (instrumentos de sopro)
Pavel Lukoyanov ( gusli)



Tracklist
01. Az (The Beginning Of All Beginnings)
02. Arkaim (Arkaim)
03. Bol’no Mne (It Is Painful To Me)
04. Leshiy (Leshiy)
05. Zaklyatye (Incantation)
06. Predok (Ancestor)
07. Nikogda (Never)
08. Tam Za Tumanami (Beyond The Fog)
09. Potomok (Descendant)
10. Slovo (The Word)
11. Odna (Alone)
12. Vo Moyom Sadochke… (In My Garden…)
13. Stenka Na Stenku (Wall To Wall)
14. Zimushka (Winter)

Assista

Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: