quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Avalanch: Malefic Time: Apocalypse - Projeto Ambicioso ao Lado dos Ilustradores Luiz e Romulo Royo


"Um hit Heavy Metal com vocação de obra total", foi com essas palavras que o jornal El País definiu "Malefic Time:Apocalypse",  o álbum  conceitual da banda espanhola Avalanch, lançado no final de 2011, resultado de uma parceria com os renomados ilustradores, também espanhóis, Luiz e Romulo Royo. O projeto "Malefic Time", une música, ilustrações e pintura, uma "Graphic Novel" moderna, dividida em três livros, com trilha sonora e uma diversidade de produtos agregados, como shows conceituais e o próprio álbum em edições especiais, contendo livro de ilustrações da história, DVD, posters, etc.

Membros da Banda juntamente com Romulo e Luiz Royo
O Avalanch, formado em 1993, já possui um nome de respeito no cenário Metal, tanto na espanha e países de lingua espanhola, como no resto do mundo, sendo que este "Malefic Time", um pouco criticado em algumas publicações e alguns fãs em seu país, principalmente, por não ter sido composto em espanhol, não é o primeiro trabalho da Banda que é cantado em inglês, pois seus trabalhos "La Llama Eterna", de 1997, e "Los Poetas Han Muerto" (cuja tour passou pelo Brasil), de 2003, tiveram suas edições em inglês, ou seja, eles sempre estiveram de olho no mercado mundial (não podemos deixar de citar o embrionário "Ready To The Glory").

Imagem da edição especial do CD
O fato é que a Banda sempre buscou uma evolução, e hoje faz um Metal moderno, pesado, mas sem perder a melodia, e esse ambicioso projeto com os dois Royo, é mais um belo capítulo da saga dos espanhóis, sendo "Malefic Time", sem contar as versões em inglês e discos ao vivo e compilações, o décimo álbum de estúdio do Avalanch.

                      Os Criadores do Universo Malefic Time


Luiz Royo, nascido em 1954, começou a carreira como pintor em 1972, entrando no mundo dos Comic Books em 1978, mas seu trabalho ficou mesmo conhecido através das ilustrações, lançadas pela editora Norma Editorial (acesse o site AQUI), sendo hoje um dos mais populares autores/ilustradores de fantasia no mundo, criando também calendários, cards para coleção, capas para séries e jogos. A principal característica do artista, é o elogiado realismo de suas ilustrações, cheias de força e sensualidade.

Alguns dos trabalhos mais conhecidos do autor são os livros Women, Tarot, III Millenium e Dead Moon, sendo que já possui mais de 30 livros publicados.

Romulo e Luiz apresentando o livro de ilustrações e DVD, ao fundo, a galera do Avalanch 
Romulo Royo, nascido em 1976, iniciou seu trabalho em 95, em publicações como "Barcelona y Planetario", e também começou a se destacar quando desenvolveu sua faceta de ilustrador, também através da Norma Editorial. Em 1997, começou seu trabalho de ilustração com pintura, com o "El Grupo 3", posteriormente tendo exposições solo no museu Pablo Serrano, em Madri, e exposições importantes como Art Forum Berlin e Los Angeles Art Show, e , nos últimos anos, vem se dedicando também a arte da escultura.

                         Malefic Time: Apocalypse. O Conceito

Com a intenção de unir ilustrações e pinturas, criando um cenário realista e com visual que visa impressionar e revolucionar a arte da ilustração, unindo música e mais uma infinidade de produtos, como shows temáticos e edições luxuosas, a história contada se passa no ano de 2038, quando o mundo viu seus sonhos se transformarem em pesadelos. A primeira parte, serão três, começa em Nova Iorque (as demais se passarão em Tóquio e Paris), uma metrópole decrépita e barulhenta que dizimou seus habitantes, e se vê infectada por um estranho grupo de habitantes que se preparam para travar uma luta final.
A personagem Luz e sua espada Malefic é a figura central dessa trama.


A idéia do universo Malefic, já vem de anos atrás, partindo de uma ilustração de Luiz Royo, um jovem expelindo uma lágrima de sangue, enquanto segura uma espada, chamada Malefic, com nove serpentes entrelaçadas, uma alusão ao apocalipse, e em sua cruz um pentagrama e um esqueleto, como símbolo de  regeneração do ser humano. A partir daí, imaginou todo um universo envolvendo o personagem, porém o projeto foi engavetado e agora retomado, com toda a grandiosidade que foi imaginado há vinte anos atrás!

Além dos já lançados CD, livro e DVD das ilustrações, em janeiro foi produzido o clip, assista no fim da matéria, além da realização de shows temáticos, e em abril será lançada uma graphic novel. E isto é só o começo.


                         Malefic Time:Apocalypse: O CD


A parceria do Avalanch com Luiz Royo não é novidade, pois o ilustrador é autor de vários trabalhos para a banda, algumas recebendo prêmios em publicações voltadas ao Metal.

Pois bem, coube ao Avalanch criar a trilha sonora para o mundo apocalíptico da saga, com seu Metal pesado e moderno, a banda criou treze faixas, sendo quatro delas instrumentais, e conseguiu trazer o clima adequado e condizente ao visual a a história criada pelos Royo, com faixas que acompanham o desenrolar da história. Algumas apresentações especiais, as quais contavam com a trilha e apresentação de imagens e ilustrações da graphic novel, foram muito elogiadas, causando grande expectativa para os próximos planos do projeto.
Fran Fidalgo - Ramón Lage - Marco Álvarez - Alberto Rionda - Dany León - Chez García 
Lançado no final do ano passado, o CD conseguiu de cara destaque em várias votações de melhores do ano.

A sonoridade traz os elementos já conhecidos dos últimos trabalhos da banda, mas com elementos mais sombrios, além, claro, de ser totalmente em inglês.

Como uma verdadeira trilha sonora, o CD vai apresentando faixas mesclando peso, melodia, elementos do Power e Prog, com climas criados pelo teclado de Chez Garcia, trazendo a atmosfera adequada a cada capítulo, convidando a imaginação do ouvinte a trabalhar, deixando ainda maior a ansiedade de ter em mãos os livros da história, tendo o conjunto todo para apreciar.

Cena do Vídeo Clipe
A faixa de abertura, que também dá título ao álbum e é o tema do vídeo (veja no final desta matéria) lançado em janeiro, com todo o cuidado e "pompa" que o trabalho vem recebendo desde o início de sua produção, vem pesada e caótica, com vocais agressivos e já destacando os climas de teclado, que, ao longo do disco, juntamente com o trabalho vocal, apesar do sotaque meio carregado ás vezes, o que algumas cabecinhas certamente vão criticar, são o destaque ( e é complicado apontar destaques num trabalho tão bem feito), e grande refrão. Bela abertura.


A seguinte, "Baal", não deixa por menos, e traz uma letra com uma mensagem que serve bem para a humanidade, que temos que seguir em frente, que sempre há um lugar onde o sol continuará a brilhar, dificuldades existirão sempre, mas não se pode perder a esperança.

Como disse, fica difícil apontar destaques num trabalho tão bom, e ir comentando faixa a faixa também fica complicado, então destacarei mais duas que me chamaram um pouco mais de atenção, "Lilith", faixa mais, digamos, "comercial", com melodias e refrão fáceis de assimilar, e "Spread Wings", outro exemplo de Metal moderno, mesclando elementos do Prog, mostrando bom gosto e variações que prendem o ouvinte.

Um trabalho de qualidade, moderno, audacioso, que renderá bons frutos para a banda, e acrescentará mais uma bela vitória aos talentosos ilustradores Luiz e Romulo Royo. Um trabalho que busca originalidade, unindo várias formas de arte, já seria digno de conferir, mas as assinaturas e referências por trás do projeto, e a qualidade alcançadas, nos fazem torcer que os próximos capítulos também tenham um trilha sonora de, no mínimo, qualidade igual. Vamos ver se caberá ao Avalanch essa missão.






Texto: Caco Garcia
Edição/revisão: Caco Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Avalanch
Álbum: Malefic Time:Apocalypse
Ano: 2011
País: Espanha
Tipo: Prog/Power Metal
Selo: Santo Grial

Formação
Alberto Rionda - Guitarra
Ramón Lage - Voz
Dany León - Guitarra
Francisco Fidalgo - Bajo
Chez García- Teclado
Marco Álvarez - Batería

Additional info
Malefic Time Apocalypse will serve as a soundtrack to the work of the same name
 created by the great artists Luis Royo and Romulo Royo.

Tracklist
01. Malefic Time: Apocalypse
02. Baal
03. La Augur
04. Lost In Saint Patrick
05. In The Name Of God
06. New York Stoner
07. Spread Your Wings
08. Marduk
09. Apocalyptic Dream
10. Lilith
11. Voices From Hell
12. 9th Snake
13. Soum"s Death

Acesse e conheça mais sobre o projeto



Um comentário:

henrique ledesma disse...

obra maestra