sábado, 25 de fevereiro de 2012

Clássicos Brasil: “VIDA The Play Of Change" - Se Você Olha Dentro do Abismo Ele Olhará Dentro de Você

Um dos maiores clássicos do Metal brasileiro



Logo após o impressionante “Images From The Shady Gallery" (1998), o Imago Mortis provava que não existem barreiras na sua sonoridade e principalmente na sua capacidade criativa, o que dava um verdadeiro nó na cabeça de quem tentava rotular a sonoridade do grupo. Porém, o ápice ainda estava por vir...
Em 2002 da formação original contavam apenas Fabio Barreto (Baixo e Backing Vocal) e Fabricio Lopes (Guitarra e Backing Vocal), sendo que foram recrutados Alex Guimarães (Teclado, Órgão, Hammond e Backing Vocal), André Delacroix (Bateria) e o impressionante vocalista Alex Voorhees (ex-Dust From Misery), com o time completo estava tudo pronto para a obra prima “Vida The Play Of Chance” (2002).

Um dos grandes nomes da cena carioca de todos os tempos
Poucas vezes um trabalho apresentou tanta consistência no Metal nacional até aquela data, isso porque o Imago não gravou apenas mais um CD e sim um verdadeiro tratado acerca da Vida e da Morte, levando o ouvinte a uma experiência extra sensorial, já que ouvir o CD e acompanhar as letra é uma sensação inesquecível para quem se habilita a tal experiência.
A temática envolve o fato de um personagem (Me) que está sofrendo de uma doença terminal e incurável chamada Vida, na primeira faixa “Long River” você descobre que o personagem está em uma ambulância a caminho do hospital e o seu contato com Caronte (o barqueiro do Inferno) é um presságio para o descanso eterno, por isso o personagem irá passar pelas cinco etapas que antecedem a morte: Negação, Raiva, Barganha, Depressão e Aceitação. Para conseguir sintetizar esses estudos a banda teve contato com pacientes terminais e através do relato deles que a história foi se traçando.
Mas é evidente que não importaria ter uma temática tão rica se a música em si não acompanhasse e é ai que o Imago Mortis se destaca porque as composições caminham lado a lado da sonoridade, ou seja, as variações instrumentais ocorrem de acordo com o sentimento que o personagem está vivendo como no momento de redenção (“Me and God”) ou nos momentos de raiva (“Pain”), onde não posso deixar de mencionar que Alex rouba a cena com seus vocais extremamente agressivos, lembrando muito as bandas inglesas de Death/Doom Metal. Além desses estilos a banda apresenta flertes com o Hard Rock, Prog Metal e até mesmo Metal Melódico, mostrando mais uma vez a versatilidade de todos os músicos.

Banda está de volta à ativa 
Fechando o trabalho vem duas musicas que merecem uma atenção em especial: “Unchained Prometheus”, uma faixa instrumental que representa o enterro do personagem e “Saudade”, uma faixa cantada em português que não poderia ter outro nome, pois o lirismo da mesma é de uma qualidade ímpar.
Se tudo isso não te convencer a ter esse material vale ainda dizer que “Vida” contém uma faixa interativa “O Jogo da Mudança”, na realidade um jogo, onde uma junção de I Ching com as letras das músicas permitem o ouvinte mudar a história apresentada no CD.
Após esse lançamento, Imago viria com “Trascedental” (2006) que apresenta uma banda ainda mais evoluída e criando seu próprio estilo, mas o estrago já estava feito e o grupo carioca marcaria seu nome no Metal nacional. Não deixe de ouvir o quanto antes, afinal de contas, a vida é uma doença terminal. 
Texto: Luiz Harley
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Durante o show da volta, em 2011
Ficha Técnica
Banda: Imago Mortis
Álbum: Vida The Play Of Change
Ano: 2002
País: Brasil
Tipo: Doom/ Heavy Metal/Hard
Gravadora/selo: Die Hard 

Formação
Alex Voorhees (Vocal)
Fabrício Lopes (Guitarra e Backing vocal)
Fabio Bareto (Baixo e Backing vocal)
Alex Guimarães (Teclado, Órgão, e Backing Vocal)
André Delacroix (Bateria)

Tracklist
1) Long River
2) Central Hospital
3) Three Parchae
4)Pain
5) Envy
6) Me And God
7) The Silent King
8) Insomnia
9) Terminal Christ
10) Unchained Prometheus
11) Saudade


Links

Leia entrevista exclusiva com Alex Voorhees clicando aqui.

Nenhum comentário: