domingo, 19 de fevereiro de 2012

Entrevista: Tim Owens – A Máquina de Gritar Heavy Metal

Entrevistamos com exclusividade Tim "Ripper" Owens
Check out the interview in English by clicking here.

Vocalista do Judas Priest aos 28 anos. Somente isso já nos mostra a força que o então jovem Tim “Ripper” Owens já tinha nos anos 90, quando substituiu Rob Halford na lendária banda Judas Priest, banda que é um dos pilares criadores do Heavy Metal.

Sua história de vida rendeu o filme “Rockstar” e sua passagem pela banda inglesa rendeu 2 gradnes discos. A saída acabou acontecendo para a volta de Halford, mas a ascensão de Owens continuou ao montar o Beyond Fear e aceitar o convite para cantar no Iced Earth.

Também foram 2 discos de estúdio e turnês, sua saída do Iced Earth culminou com trabalhos com a lenda da guitarra Ygwie Malmsteen, partindo também para projetos e bandas, como Hail! e Dio Disciples.

Tim Owens é uma lenda viva. O atual vocalista do Charred Walls of the Damned, Hail! e Dio Disciples há muito é considerado um dos maiores vocalistas de todo os tempos e, muito requisitado em bandas, projetos, programas e entrevistas, concedeu um tempo para entrevista exclusiva ao Road to Metal.

À véspera de iniciar nova turnê, Tim respondeu algumas perguntas, sem papas na língua e enrolação (você notará nas respostas). Demos uma geral na carreira do vocalista que promete: virá ao Brasil não apenas com o Dio Disciples (show no Metal Open Air, em abril), mas também com carreira solo e mais surpresas.

Com você, a máquina de gritar TIM “RIPPER” OWENS!

Judas Priest lançou "Jugulator" e "Demolition" com Owens nos vocais

RTM: Você tem se dedicado a várias atividades, desde gravando álbuns com o Charred Walls of the Damned, está cantando com o Dio Disciples e até mesmo possui um bar próprio onde se apresenta. Como organizar a agenda para as turnês e quando teremos uma turnê mundial?

TR: É realmente difícil... Eu estou um pouco ocupado, mas eu acho que é uma coisa boa! Eu gosto de lidar com tudo isso eu mesmo... Quer dizer, principalmente em turnê solo e já é bastante.

RTM: O Charred Walls of the Damned é o novo projeto de vida do Richard Christy e ele revelou em entrevistas de que não abria mão de tê-lo como vocalista. Como está sendo a experiência de voltar a tocar com Richard seu ex-companheiro de Iced Earth e o talentoso Steve Di’orgio, nessa nova empreitada?

TR: É ótimo... Eu e Richard somos amigos há muito tempo, ele é um cara ótimo e é também um incrível baterista e compositor. Nunca havia trabalhado com Steve até o Charred Walls of the Damned... Wow, ele é incrível, ele é matador!

Nova banda com o Richard Christy

RTM: “Cold Winds On Timeless Days” é um disco ainda mais melódico que seu antecessor que, de cara, mostrou a banda tocando rápido, pesado, mas com muita melodia, especialmente a partir dos seus vocais. A banda pretende continuar com esse direcionamento nos próximos lançamentos e, se sim, podemos esperar novos discos da banda?

TR: Eu não acho que só eu fui assim... O Richard compôs e foi assim que o disco saiu... Eu fui ao estúdio e cantei e cantei e cantei e, ao final do dia... BAM!

RTM: A morte de Dio talvez seja a maior perda da história do Heavy Metal. O Dio Disciples surgiu como uma forma de prestar uma homenagem e mostrar para o mundo uma pequena parcela de grandes músicos que foram influenciados por ele e sua música, seja aonde for que ele tenha cantado. Como tem sido essa experiência de tocar com grandes músicos os grandes clássicos de Dio?

TR: Dio foi e é o melhor... Eu sinto falta dele, mas ele sempre estará comigo... Sempre.

Dio Disciples mantando vivo a música do mestre Ronnie James Dio

RTM: Ainda em relação a Dio, você fez uma apresentação especial em seu bar cantando inúmeras músicas do vocalista, desde o Rainbow. Fica claro que você gosta de cantar aquelas canções, mas qual delas você poderia citar que lhe causa maior emoção, que lhe lembra algo importante a partir da mensagem que ela lhe passa?

TR: Sim... Cada vez que eu canto Ronnie mexe muito com meu emocional... Se você me ver cantando no Dio Disciples irá se surpreender... Confira no Youtube... É DE CORAÇÃO.

RTM: Você esteve no Brasil, pela última vez, divulgando seu disco solo. Recentemente o Dio Disciples foi confirmado como uma das atrações do Metal open Air, já considerado como o maior evento destinado ao Metal que o Brasil já teve. Quais são os planos para essa vinda ao Brasil com a banda e haverá possibilidade de mais shows pelo país? E quanto ao Charred Walls of the Damned, poderemos vê-los no Brasil em breve?

Winter's Bane
TR: Com o Charred Walls of the Damned não temos nada em mente, mas eu tenho a Hail!, carreira solo e também o Dio Disciples... Vai ser um bom ano para todos vocês... LOL

RTM: Voltando um pouco ao passado, você gravou um grande álbum com a banda Winter’s Bane em 1993, que revelou você ao mundo, principalmente pelas características vocais agudas e potentes, houve alguns rumores após sua saída do Iced Earth de que a banda retornaria a ativa, o que temos de verdade nestes rumores?

TR: Sim foi um grande cd... Nada comparado como eu canto agora... Vocalmente estou bem melhor agora... Eu ouvi o álbum esses tempos e meio que quis rir... Eu quero dizer, sim eu cantava notas altas, mas o alcance e a substância que tenho agora é léguas acima daquela época... Eu gostaria de gravá-lo novamente... Eu queria tentar fazer a banda novamente, mas NÃO houve interesse dos outros músicos... Estranho, mas essa é a verdade.

Quando vocalista do Judas Priest. Sua entrada na banda rendeu o famoso filme "Rock Star"

RTM: Muitos dizem que o filme Rock Star foi baseado em sua historia na entrada para o Judas Priest, devido você ter tido por anos junto com a Winter’s Bane uma banda cover de Judas chamada British Steel, o que você acha deste filme? Realmente tem haver com sua historia de entrada ao Judas Priest?

TR: Sim, foi! Não é a história do Judas Priest... Mas sim a minha história... Eu acho que foi aí que os problemas começaram!


Iced Earth na época de "The Glorious Burden"

RTM: Em 2003 quando você deixou os vocais do Judas, logo em seguida você assumiria mais um posto importante dentro do Heavy Metal, sendo o substituto de Matt Barlow no Iced Earth. Como foi a sua entrada para banda? E como foi para você assumir os vocais de uma banda com estilo diferente do seu?

Ao vivo com Iced Earth
TR: Eu apenas canto… qualquer banda que eu estou eu apenas canto… John me convidou para entrar na banda [N.T: John Schaffer, da banda Iced Earth] e eu disse “claro”, talvez eu tenha dito isso muito rápido, todos ao meu redor não estavam interessados nisso, empresário do Judas Priest e outros músicos e tal, mas eu fiz a escolha certa e fiz alguma grande música.

RTM: Você lançou dois excelentes álbuns com o Iced Earth “The Glorious Burden” em 2004 e “Framing Armageddon” em 2007, sendo o último de grande sucesso entre a critica e os fãs, mas no meio deste sucesso todo é anunciada sua saída e a volta de Matt Barlow, sua saída foi planejada? Ou você, assim como os fãs, foi pego de surpresa?

TR: Não, eu precisava sair... Eu precisava sair para fazer os meus projetos, por mim mesmo. Foi uma boa passagem e me diverti bastante, mas não era o mesmo tempo que eu tinha no Judas Priest, e não é como agora, agora é a melhor época da minha vida... Mas o Iced Earth ainda era grande e me ensinou algumas coisas para minha carreira de como fazer e como não fazer algumas coisas... lol

Hail! com o Andreas Kisser (Sepultura)
RTM: Em 2009 você estreou com seu álbum solo “Play My Game”. Devido aos seus inúmeros projetos e participações, podemos esperar um novo álbum solo de Tim Owens?

TR: Não tenho certeza... Eu adoraria fazer outro álbum, talvez com uma banda mais estável e não com músicos convidados... Mas é um grande cd... Eu acho que eu vou regravar algumas faixas deste primeiro álbum e fazer algumas coisas do meu jeito e colocar alguns extras nele e lançá-lo para que as pessoas possam comprá-lo... Você sabe que o primeiro álbum nunca foi realmente posto para fora.

RTM: Após essa saída conturbada do Iced Earth, você se tornou um dos vocalistas mais concorridos da cena sendo convidado para vários projetos e integrando a banda de Yngwie Malmsteen. Como surgiu o convite para gravar com o mago da guitarra?

TR: Nós fizemos uma versão de Mr. Crowley [N. E.: clássico de Ozzy Osbourne] e o resultado final ficou muito legal... Nós conversamos um pouco e cai de cabeça na ideia... Tipo de uma coisa legal... Eu realmente poder aparecer e dar o meu melhor... Você sabe que eu tenho um monte de outras coisas na minha carreira que me deixa sempre ocupado... Mas é divertido ser requisitado!

Tim Owens já gravou dois discos com o mago da guitarra Malmsteen

RTM: O que podemos esperar de Tim “Ripper” Owens para 2012?

TR: Um monte de coisas... Shows com o Yngwie na Rússia em fevereiro, então Hail! na América do Sul em fevereiro/março, Dio Disciples na América do Sul e Bulgária, em seguida, turnê solo no México e na Austrália em maio... Turnê solo na Europa em setembro/outubro, turnê solo na América do Sul em novembro, hahaha ocupado e para finalizar vamos começar as gravações do novo álbum do Beyond Fear... Realmente louco!

RTM: Tim, agradecemos pela atenção e deixe um recado aos seus fãs do Road To Metal que aguardam ansiosamente por sua volta ao Brasil.

TR: AMO TODOS VOCÊS... VEJO-OS EM BREVE... E VENHAM JOGAR MEU JOGO!

Keep it heavy!

Entrevista: Renato Sanson/Eduardo Cadore
Tradução: Renato Sanson
Texto de Introdução: Eduardo Cadore
Revisão/edição: Renato Sanson/Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação


Acesse os links abaixo

Monster Energy

Veja alguns vídeos das várias bandas por onde Owens cantou

Judas Priest

Iced Earth


Beyond Fear


Malmsteen


Um comentário:

Thiago C disse...

grande Tim! quero estar lá no MOA, ainda bem moro pertinho