sábado, 4 de fevereiro de 2012

Jon Schaffer Inspirado Também no Sons of Liberty

Novo EP do projeto do líder do Iced Earth


Jon Schaffer, a mente principal por trás do Iced Earth, sempre foi um cara com uma pegada forte dentro do Metal, tanto que na sua banda brindou-nos com, pelo menos, três clássicos absolutos do gênero, além de ótimos discos.
            
Jon Schaffer
A verdade é que na última década o cara estava “perdendo a mão”, a inspiração para fazer mais do básico e melhor estava acabando e o experimentalismo foi uma saída para que Schaffer continuasse com o Iced Earth, a ponto de lançar discos fracos, em comparação com os clássicos dos anos 90.
            
A verdade é que Schaffer passou a se envolver com o Demons & Wizards (ao lado do Hansi, vocal do Blind Guardian), lançando dois discos, para depois também criar o Sons of Liberty, cujo disco de estreia, lançado em 2009, traz muita força e riffs cavalares, exatamente aqueles que enchiam os punhos dos fãs do Iced Earth.
            
Como se o cara precisasse de uma área de escape, com o Sons of Liberty pode focar na sua “paranoia norte-americana” para voltar com “Dystopia”, na sua banda principal, como um dos melhores discos de 2011, mesmo já sem o unânime Matthew Barlow (saltou do barco definitivamente).
            
Mas e os seus demais projetos? Demons & Wizards ainda parado (estava anunciado disco para este ano, mas não se acha informações oficiais de verdade) e o Sons of Liberty, enquanto não traz um segundo disco completo, brinda os fãs com o EP “Spirit of the Times”, lançado no final de 2011.
            
Jon vem ao Brasil com o Iced Earth em março
Conta com apenas 5 músicas, porém todas inéditas e lançado de forma independente. Com “Full Spectrum Dominance”, “Mind Control” e “Molon Labe” temos músicas que bem poderiam estar no “Brush-Fires Of The Mind” (2009), pois possuem muita força, o vocal agressivo de Schaffer (naquele timbre do seu ex-companheiro de banda Matt Barlow)

As demais, especialmente a faixa-título, traz um lado mais um lado acústico, aquelas baladinhas que só Schaffer e seu violão conseguem fazer, mas que não empolgam muito, talvez no refrão, onde adquirem maior peso.
            
“Spirit of the Times” acaba sendo bem aquilo que veio a ser: um “tira-gosto” do projeto que destaca o vocal de Schaffer e seus riffs cavalares, mas muito aquém do disco completo de estreia que, se passou meio despercebido, foi por falta de maior seriedade na sua divulgação (aquele monte de falatório entre as músicas também tira o tesão) do que pela qualidade.
            
Mas que Schaffer siga, sempre, com dedicação total ao Iced Earth e que essa parceria da banda com o jovem Stu Block rende mais discos com potencial de clássicos do Heavy Metal!

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Sons of Liberty (projeto de Jon Schaffer)
Álbum: Spirits of the Times (EP)
Ano: 2011
País: EUA
Tipo: Heavy Metal
Selo: Independente


Tracklist
01. Alive
02. Full Spectrum Dominance
03. Molon Labe
04. Mind Control
05. Spirits of the Times

Ouça o EP online aqui.

Leia nossa resenha do álbum de estreia do projeto clicando aqui.

Acesse o site oficial e conheça mais sobre o projeto

Nenhum comentário: