sábado, 4 de fevereiro de 2012

Van Halen: Um Tipo Diferente de Verdade... Mas a Essência do Velho e Bom VH!


Provavelmente um dos mais aguardados (senão o mais) lançamentos deste 2012, afinal, após a estranha e discutida saída de Sammy em 1996, o lançamento da coletânea, que contou com as inéditas "Me Wise And Magic" e "Can't Get This Stuff no More", com David Lee Roth, mas a banda acabou frustrando a expectativa dos fãs e efetivou Gary Cherone em 2004 com a tour de reunião com Sammy Hagar, e o lançamento da coletânea "The Best of  Both Worlds", com 3 músicas inéditas, houve também expectativa de um novo trabalho com essa formação (Eddie, Sammy, Michael e Alex), mas novamente Hagar saiu, seguido de Michael Anthony.

Há muito se comentava, pairavam boatos, pedidos de fãs, apostas na imprensa especializada, quanto a possibilidade de um novo álbum contando com Diamond Dave.

Em 2007 a banda anuncia a volta de Dave e a efetivação de Wolfgang Van Halen, filho de Eddie, no baixo.


Todos os problemas contratuais, desavenças pessoais, os problemas de Eddie, instabilidade... fatos contrários ao possível lançamento desse play não faltaram, e até mesmo quando a banda anunciou que estava compondo, que estava em estúdio, ainda haviam dúvidas. 

Pois bem, se temíamos uma novela tipo "Chinese Democracy", agora estamos aliviados, pois "Different Kind Of Truth" é realidade! E ao contrário do citado parto mastodônico de Axl Rose, o álbum até demorou a nascer, e, como já dissemos, foi cercado de dúvida, expectativa e polêmica, mas dá uma goleada covarde no patético "Chinese Democracy", o que, convenhamos, não é parâmetro.


Todo trabalho de uma banda do tamanho do Van Halen, do que ela significa, do que criou, afinal, apenas ter dado ao mundo um gênio como Eddie Van Halen já bastaria, naturalmente é cercado de expectativas, e fica aquele medo da frustração. Exemplos não faltam.

Com a divulgação do single "Tattoo" não poderiam deixar de aparecer as primeiras controvérsias, com alguns fãs elogiando e saudando a volta de David (14 anos de espera não é pouca coisa), e outros colocando que esperavam mais e até acusando a banda de utilizar composições antigas, requentando algumas coisas engavetadas! Ora pois, como diriam os irmãos portugueses, quanto a isso, não é problema, quem vive o meio da música sabe que quem compõe música, grava muita coisa, guarda muitas idéias que são depois aproveitadas, modificadas ou complementadas.

Em minha opinião, os primeiros acordes de "Tatoo" soaram simplesmente como Van Halen... os riffs, o suingue, a voz de David... eles estavam de volta mesmo!!!!


Ok, concordo que não é um álbum que se pode chamar de genial, mas tem boas músicas, boa vibração, momentos de destaque, como "Blood and Fire", simplesmente Van Halen, aquele mesmo da chamada "era David Lee Roth", só que sem Michael, e, confesso, fazem falta ás vezes os seus backing vocals... mas o suingue, o bom humor (ouça "Stay Frosty", por exemplo), a identidade, e a técnica e pegada de Alex estão ali também, a malícia dos vocais de Diamond Dave, toda a classe do indiscutível gênio Eddie e a competência do filho do homem, Wolfgang, completa muito bem o time.

E isso é o que encontrei nas 13 faixas do álbum, uma audição que me deixou satisfeito e também aliviado, pois não me decepcionei, o CD não é nenhuma obra-prima, mas vai crescer junto com a tour que se inicia, e, espero que mais maduros, tenham agora pela frente muita música a nos oferecer. Um retorno digno, simplesmente Van Halen.

Texto: Caco Garcia
Edição/revisão: Caco Garcia/Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Van Halen (formada em 1972)
Álbum: A Different Kind Of Truth
Ano: 2012
País: USA
Tipo: Classic Rock/Hard
Gravadora/selo: Warner


Tracklist   
01. Tattoo (4:44)
02. She's The Woman (2:57)
03. You And Your Blues (3:43)
04. China Town (3:15)
05. Blood And Fire (4:26)
06. Bullethead (2:31)
07. As Is (4:47)
08. Honeybabysweetiedoll (3:47)
09. The Trouble With Never (3:59)
10. Outta Space (2:54)
11. Stay Frosty (4:08)
12. Big River (3:51)
13. Beats Workin' (5:03)





SITE OFICIAL

Nenhum comentário: