sexta-feira, 30 de março de 2012

No Gravity: Reunindo Grandes Vocalistas de Prog/Power Metal

Os músicos que acompanharam a gravação do álbum ao lado de grandes vocalistas

Quem se liga na cena metálica mundial percebeu o “boom” de bandas com cara de projeto, reunindo vários vocalistas e produzindo material muitas vezes de uma qualidade surpreendente.


Embora agora não seja algo tão comum como já fora, em 2011 ainda tínhamos muitas dessas empreitadas. Uma dessas que deu muito certo veio da ideia do guitarrista italiano Simone Fiorlettas, da extinta banda Moonlight Comedy que, chamando para comandar os vocais os melhores nomes da cena européia, fez com que nascesse o No Gravity.
            
Guitarrista Simone Fiorletta, mentor da proposta


Ao invés de mais uma Metal Opera, o guitarrista resolveu chamar os vocalistas Andy Kuntz (da banda alemã Vanden Plas), Fabio Lione (da Rhapsody of Fire e Vision Divine), Mark Basile (DGM), Michele Luppi (ex-Vision Divine, atual Killing Touch), Roberto Tiranti (Labyrinth) e Emiliano Germani (Moonlight Comedy) e criou uma obra-prima do Prog/Power Metal que agradará todos os fãs do gênero e também das bandas da onde veio o sexteto de vocalistas.

Michele Luppi
Talvez a única crítica seja que o disco poderia ser duplo, tamanho time presente. A verdade é que o álbum “Worlds in Collision” (2011) passou meio que desapercebido (inclusive para este que vos escreve) e mereceria figurar entre os melhores lançamentos daquele ano.
            
A virtuose de Fiorlettas está presente, mas muito longe da chatice que às vezes se apresenta no estilo. Aliado a isso, um time mega competente (confira abaixo) nos brinda com uma sonoridade que pende um pouco para o que as bandas oficiais dos vocalistas costumam fazer, o que para alguns pode ser falta de ousadia, para outros uma forma de respeitar a história desses grandes vocalistas.
Roberto Tiranti
            
A verdade é que todos dão show. Incrível como todas as faixas são de uma complexidade, mas sem soar como uma missa, ou seja, chatas e longas, mesmo com o grande elemento de Prog Metal.


Andy Kuntz dá show em “I Can’t Dream Anymore” (lembra muito Vanden Plas), assim como “Unexpected Gift” que lembra bastante Dream Theater do início dos anos 90, com show de Germani, acostumado a trabalhar com Fiorlettas. Essa é a faixa mais Prog Metal do disco e a mais longa também.
            
Fabio Lione
Mas não há como não destacar, já na primeira audição, músicas como “Voices From the Past”, com Lione mostrando que tem um vocal único e adaptável a outros gêneros, quem sabe reflexos da turnê como frontman do Kamelot? A verdade é que é a melhor do disco, o refrão gruda mais que mórmon na sua casa aos domingos.
           
O lado mais comercial aparece em “I’m Bleeding”, outro grande destaque, com a belíssima voz de Michele Luppi e a melodia imensamente doce. Como falei para colegas do blog, uma ótima canção para se ouvir apaixonado.
            
Ademais, vale conferir essa empreitada, pois não é sempre que unir medalhões de renome gera composições de alta qualidade como as que encontramos em No Gravity. Aproveite!

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: No Gravity
Álbum: Worlds in Collision
Ano: 2011
País: Itália
Tipo: Prog/Power Metal
Selo: Lion Music

Formação
Simone Fiorletta (Guitarra e Violão)
Davide Perruzza (Guitarra)
Andrea De Paoli (Teclados)
Andrea Casali Baixo)
Marco Aiello (Bateria)

Vocalistas
Michele Luppi
Andy Kuntz
Emiliano Germani
Fabio Lione
Roberto Tiranti
Mark Basile



Tracklist
01. Sailing on Sight
02. The Killer
03. Can’t Dream Anymore
04. Voices From the Past
05. Religious Beliefs
06. I’m Bleeding
07. Nowadays
08. Touchin’ My Enemy
09. Unexpected Gift


Acesse e conheça mais sobre

Nenhum comentário: