sexta-feira, 30 de março de 2012

Workshop: Nando Mello e Eduardo Martinez a Serviço Da Boa Música


No sábado, dia 17 de março, foi realizado na cidade de Frederico Westphalen Workshop com os grandes músicos e integrantes da banda de Heavy Metal Hangar, Nando Mello (baixista) e Eduardo Martinez (guitarrista), na loja Lugosi Rock Bazar do nosso parceiro Luis Carlos Nunes (Fuga).


Nando Mello (esq.) e Eduardo Martinez (dir.), membros da banda Hangar


O evento iniciou-se por volta das 16h30min, contando com um público satisfatório, algo em torno de 40 a 50 pessoas. Eduardo Martinez abriu com três músicas, começando com “The Infallible Emperror (1956)” (do último álbum da banda Hangar, "Infallible"), posteriormente a execução das músicas apresentou-se e apresentou sua banda, frisando que se não fosse através do Hangar talvez não tivesse a oportunidade de realizar esses eventos.


Agradeceu a presença de todos, inclusive do Road To Metal. Executou mais algumas músicas do Hangar, em uma apresentação de emocionar-se, apresentou seus equipamentos, tocou mais um pouco. E então contamos com a presença de Nando Mello no seguimento do workshop, apresentou-se, falou sobre equipamentos, da importância deles na carreira de um músico.


Ambos falaram sobre seus patrocinadores, sobre o Hangar, como foi o desenvolvimento deste projeto, dos Workshops, desde seu principio, onde começou através do baterista do Hangar Aquiles Priester, que chamou Nando para ministrar junto com ele estes eventos, e que agora teve oportunidade de trazer Eduardo Martinez, e também falou sobre credibilidade, que no meio Metal tudo é na base da credibilidade, e o músico tem de conquistá-la, que o músico tem de ser solidário com seu colega e com sua banda.

Público prestigiando o evento
Após esse momento de conversação ambos tocaram juntos, finalizando com “TROYC” (faixa está que da nome ao 3° trabalho da banda, "The Reason Of Your Conviction"), após a apresentação das músicas, abrindo para interação do público.

Onde surgiram questões sobre o relacionamento da banda, álbuns, composição, vendagens até sobre o que eles achavam sobre a “ascensão” do sertanejo universitário.

Sobre a banda, Nando e Martinez falaram sobre comprometimento, que se você fizer parte de uma banda, está é sua prioridade, tem de ser responsável e cumprir com seus compromissos, sem isso não faça parte de uma banda, fique em casa (rsrsrs).


Entre uma música e outra, bate papo com o público numa tarde descontraída
E a respeito das vendagens, eles afirmaram que isso é bastante relativo, pois hoje em dia gravadoras não tem mais o poder que possuíam há um tempo atrás, que hoje uma banda pode desenvolver seu álbum de modo independente. E que para o Metal é muito difícil obter-se apoio, enquanto uma banda de pop vende de 30 a 50 mil cópias em pouco tempo, uma banda de Metal leva tempo considerável para vender uma tiragem, que em média é de 1.000 unidades.

A redatora com Nando Mello
E quanto ao Sertanejo Universitário, Eduardo afirmou não ter conhecimento sobre, mas que acredita que o sertanejo tem seu público e o Metal tem outro, que em suas viagens a vários lugares do Brasil, sempre tem uma porção de camisetas pretas, que enquanto houver o Metal vai perdurar, e que o mais importante é continuar isso. Que o Metal é um estilo sofisticado, com músicos que estudam, se doam ao que fazem, até comentou sobre a sua formação, que fez faculdade de música, que dá aulas, que sempre procura melhorar e aperfeiçoar.


Fuga emocionado aproveitou para falar um pouco sobre isso, defendendo que os headbangers tem que continuar indo nos shows, usar as camisetas de suas bandas, comprar seus álbuns, que enquanto houver público, por menor que seja, o Heavy Metal não morrerá, exemplificou os eventos que organiza, que espera 300 pessoas, e comparecem 100, 150 mas que vai continuar organizando mesmo assim.

E que independente do quanto a mídia oportuniza facilidades para esses estilos populares, que não possuem qualidade, que quanto mais bobo melhor, que isso não vai matar o Rock. Foi uma tarde agradável, com muita música, bom humor e filosofia.

O Road To Metal agradece a disponibilização destes músicos Nando e Martinez por organizar este evento gratuito, oportunizando aos músicos e amantes de música pesada da região um grande aprendizado, não somente de técnica, mas também de experiência.


Texto: Nadiele Guerra
Edição/revisão: Renato Sanson
Fotos: Nadiele Guerra

Nenhum comentário: