sexta-feira, 25 de maio de 2012

Carach Angren: Sinfonia Paranormal

Trio holandês foge dos clichês e capricha na temática presente nas letras


De todas as vertentes do Black Metal, o sinfônico sem dúvida é aquele que mais divide opiniões, afinal de contas para alguns ele nada mais é do que a evolução natural do estilo, entretanto, para outros ele se torna muito pomposo e exatamente por isso perde aquela maldade tão necessária para o estilo.

Opiniões a parte, sempre olhei o estilo com ressalvas, entretanto uma banda que sempre acompanhei com bastante atenção são os holandeses do Carach Angren, que arrisco a dizer que esse terceiro trabalho “Where The Sink Corpses Forever” irá finalmente jogar a banda ao merecido mainstream e garante o titulo de um dos melhores CDs de Black Metal do ano.

Não que a horda tenha iventado um novo caminho para o estilo, sua sonoridade continua 100% calcada no Metal Sinfônico, mas o que difere essa de qualquer outra banda que infesta a cena é o fato de que aqui a sonoridade foi totalmente bem pensada, ou seja, no que os caras se propõem a fazer, sem dúvida eles são os melhores, lembrando muito o som que o Dimmu Borgir fazia antigamente.

Banda mantém as bases do Black Metal na sua música sinfõnica

Após a enigmática intro “An Ominous Recording”, a orquestração vinda direta da música barroca apontam em “Lingering In an Imprint Haunting” uma bela canção par iniciar algum ouvinte desavisado no mundo do Carach.

Bitte Tötet Mich” dá sequência ao ato, sendo que é disparada a faixa onde o trio se mostra mais entrosado, pois os vocais de Seregor estão mais ríspidos, os teclados de Ardek fazem um contra ponto com toda a brutalidade da música e Namtar, sem dúvida, é o baterista que toda banda extrema sonha em ter: o cara é uma máquina de precisão, uma grande revelação sem dúvida.

Outros destaques vão para “Sir John” e “These Fields are Lurking (Seven Pairs of Demon Eyes)” onde a banda consegue aparar as falhas de seu álbum anterior (“Death Came Through A Phantom Ship”) já que naquele trabalho algumas passagens tornavam-se previsíveis, pensando nisso a banda consegue soar surpreendentemente original deixando o ouvinte atento até o final do CD.

Álbum forte candidato a um dos melhores de 2012

Não poderia fechar essa resenha sem citar a parte lírica do trabalho, um elemento crucial da banda já que a mesma foge totalmente dos clichês do estilo, optando sempre por álbuns conceituais inspirados em contos de terror e, como eles gostam mesmo de dizer, casos sobrenaturais não resolvidos.

Mais assombroso que a temática adotada pelos caras, só mesmo o peso descomunal do seu Black Metal Sinfônico. Não deixe de ouvir um álbum que é presença certa na lista de melhores de 2012.

Texto: Luiz Harley
Revisão/edição: Alexandre Ferreira/Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Carach Angren
Album: Where the Sink Corpses Forever
Ano: 2012
País: Holanda
Tipo: Black Metal Sinfônico
Gravadora/Selo: Maddenig Media

Formação
Seregor (Vocal/Guitarras)
Ardek (Teclados e Sintetizadores)
Namtar (Bateria)

Tracklist
1. An Ominous Recording
2. Lingering In an Imprint Haunting
3. Bitte Tötet Mich
4. The Funerary Dirge of a Violinist
5. Sir John
6. Spectral Infantry Battalions
7. General Nightmare
8. Little Hector What Have You Done?
9. These Fields are Lurking (Seven Pairs of Demon Eyes)

Acesse e conheça mais a banda

Nenhum comentário: