quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cobertura De Show: Anthrax & Misfits - Noite de Gigantes!



O dia 25/04/2012 ficaria mais uma vez marcado na memória dos headbangers gaúchos, pois neste dia a capital receberia o encontro de dois gigantes da história do som pesado. Estou falando da turnê que uniram Anthrax & Misfits novamente (esta parceria já havia acontecido nos anos de 96/97 nos Estados Unidos) que desta vez desembarcava na turnê sul americana que passou também por Rio de Janeiro e São Paulo.

Primeiramente este show teria sido anunciado para acontecer no Gigantinho onde a capacidade é para 12 mil pessoas, mas devido à fraca divulgação e os preços elevados dos ingressos, o show teve mudança de local, que foi transferido para o Teatro do Bourbon Country onde já se apresentaram bandas do porte de Whitesnake, Deep Purple e Judas Priest.

Ao chegar ao Teatro já tinha uma grande movimentação de bangers no local, a vantagem de se fazer um show deste porte em um teatro que fica dentro de um Shopping Center com certeza é a comodidade que se tem, pois ao entrar no local era possível sair e voltar a qualquer momento para dentro da casa sem maiores problemas, sem contar à organização que estava bem cuidada pela produtora Opus Promoções que atendeu todos da imprensa muito bem e com muita atenção.

Misfits foi a primeira banda da dupla a tocar

Exatamente às 21h sobe ao palco uma das lendas do Horror Punk mundial, o Misfits, liderado pela figura controversa de Jerry Only (baixista, vocalista, líder e único membro da formação original) com uma banda descaracterizada, mas que deixava um fio de esperança devido ter lançado o bom álbum “The Devil’s Rain” (2011).

Que justamente faz a abertura do show com quatro musicas de seu novo lançamento, que acabou não tendo um grande impacto deixando o público presente morno e à espera dos grandes clássicos, que infelizmente vieram, porque estávamos diante de uma banda com uma falta de entrosamento absurdo sem contar a presença de palco que foi nula com os músicos mau se mexendo em cima dele.


Clássicos como “Scream!”, “She”, “Halloween” e “Die, Die My Darling” trouxeram a euforia de volta, mas era notável como a banda estava se arrastando em palco, principalmente Jerry que insiste em manter o nome Misfits vivo, mas infelizmente sem nenhuma competência à altura do que foi a banda, seus vocais são sofríveis e descaracterizados, principalmente nos clássicos da época Danzing e Michale Graves. Mas apesar de todos esses detalhes percebíveis o público os receberam muito bem, deixando a banda visivelmente satisfeita.

Banda de Horror Punk se apresentou de forma apática

Após uma troca rápida de palco, passando um pouco das 22h era hora do Anthrax entrar em cena e simplesmente massacrar os pescoços dos bangers, e após as luzes se apagarem a banda adentra ao palco e abrem o espetáculo com “Earth on Hell” e “Fight 'Em Till You Can't” do seu novo álbum “Worship Music” (2011) com uma banda entrosada e com uma presença de palco que dispensa comentários, sem falar na figura da noite o mestre Joey Belladona que esta cantando como nunca e sua presença de palco é mais do que contagiante.

Após esta abertura matadora, era hora do real massacre “Caught in a Mosh” (do clássico “Among The Living”) levando o público a loucura onde se abriu muitas rodas e mosh pits insanos, e mais clássicos vieram à tona: “Antisocial”, “Indians” e “Got The Time” só afirmavam a grandeza desta banda com Scott Ian (guitarra) comandando com seus riffs mais do que inspirados e o que falar de uma das melhores cozinhas do Thrash Metal comandada com Frank Bello e Charlie Benante (bateria)? Frank realmente é um baixista único, com uma presença monstruosa, toca seu instrumento como se estivesse brincando e Benante realmente só confirmando o que todos sabiam o cara é um monstro.

Scott Ian, líder e figura mais característica da banda

Dando continuidade o Anthrax fez questão de passar por quase todas as suas fases (única fase que não tivemos musicas foi da era Bush), então para os Thrashers mais radicais “Deathrider” de seu primeiro álbum “Fistful Of Metal” é executada e impossível não ressaltar a atuação de Belladona que foi impecável, não deixando a desejar em nenhum momento, tanto em carisma como tecnicamente, alcançando tons altíssimos e cantando fielmente as músicas.

Eis que Belladona anuncia que tocariam uma música de seu segundo álbum o clássico “Spreading The Disease” deixando o público ensandecido e “Medusa” é a escolhida com sua veia mais Heavy Tradicional levando todos a cantarem em plenos pulmões seu refrão mais que cativante. Grande destaque ao guitarrista Rob Caggiano na execução dos solos demonstrando que realmente foi à escolha certa para banda.

Rob Caggiano, responsável pelos solos nas músicas durante os shows

Para alegria de todos mais clássicos viriam à tona e “Among The Living” e “Be All, End All” levaram a casa abaixo e isto não era o fim, ainda tivemos “Madhouse”, “Metal Thrashing Mad” (com certeza a melhor do show) e antes do “final fake” tivemos uma parte de “I'm the Man” cantada por Frank Bello e Belladona fazendo a maior bagunça na bateria de Benante, além de estar usando um capacete de operário sendo realmente uma cena hilária levando todos a descontração total.


Após esta pequena surpresa, Belladona sai do palco e ao sinal de Benante “Refuse/Resist” (Sepultura) é executada com Scott Ian nos vocais, mais do que uma bela homenagem a uma das maiores bandas do Metal nacional.


E para finalizar esta apresentação a épica “I Am the Law” (do álbum "Among The Living") que fecha esta grande apresentação com chave de ouro, com todos cantando seu refrão marcante deixando a banda mais do que satisfeita com o público gaúcho que ao final a banda fez questão de distribuir palhetas e baquetas.

Realmente mais um show para ficar na história dos bangers, apesar da fraca apresentação do Misfits, o Anthrax supriu todas as expectativas de quem já os aguardava há alguns anos, ainda mais com a volta de seu vocalista clássico Joey Belladona que brincou, cantou e mostrou que realmente o dono do posto de vocalista do Anthrax é dele!

Joey Belladona mostrou ao vivo porque é o verdadeiro vocalista da banda


Parabéns também a produtora Opus Promoções que tratou à todos muito bem, sempre com cordialidade e educação, única ressalva fica por conta dos seguranças da casa que realmente mostram um despreparo fora do comum com o público, sem contar a falta de educação de alguns, que ao invés de conversar preferiram partir para agressão.

Show rendeu até versão para "Refuse/Resist" dos brasileiros do Sepultura, cantada por Ian


Cobertura por: Renato Sanson
Edição & Revisão: Renato Sanson
Fotos: Equipe Road To Metal

Setlist Anthrax:

01 Earth on Hell
02 Fight 'Em Till You Can't
03 Caught in a Mosh
04 Antisocial
05 The Devil You Know
06 Indians
07 In the End
08 Got the Time
09 Deathrider
10 Medusa
11 Among the Living
12 Be All, End All

Encore:
13 Madhouse
14 Metal Thrashing Mad

Encore 2:
15 I'm the Man
16 Refuse/Resist
17 I Am the Law


Setlist Misfits:

01 The Devil's Rain
02 Vivid Red
03 Land of the Dead
04 The Black Hole
05 Scream!
06 Twilight of the Dead
07 Father
08 Static Age
09 Bullet
10 She
11 Abominable Dr. Phibes
12 American Psycho
13 The Shining
14 Dig Up Her Bones
15 The Monkey's Paw
16 Halloween
17 Skulls
18 Where Eagles Dare
19 Hatebreeders
20 Thirsty and Miserable
21 Saturday Night
22 Descending Angel
23 Die, Die My Darling

Nenhum comentário: