domingo, 20 de maio de 2012

Espalhando o Metal Extremo: Sacredeath Trazendo Força Direto do Paraná

Grupo de Curitiba/PR tem se destacado na cena underground com merecimento


Numa embalagem simples, mas com uma arte gráfica ótima, recebi o álbum “Spreading Death” (2011) da jovem banda Sacredeath.
            
De cara, o material mostra a preocupação da banda em oferecer um trabalho objetivo e de baixo custo para quem quiser adquirir o material (distribuído pela Tornhate), sem pecar na beleza gráfica.
            
Já o som, que é o que interessa, o grupo de Curitiba não deixa pedra sobre pedra. Calcado entre aquilo que bandas como Kreator (fase mais atual) e Children of Bodom fazem, mesclando o Thrash com os vocais rasgados e agudos de Marcelo Lima, aliado aos riffs trabalhados e alfinetados do próprio vocalista, que também é guitarrista e de Alessandro Martins. Junta-se a isso o peso e agilidade do baterista Cristiano Hanysz. No álbum, o baixo foi gravado pelos demais integrantes, sem membro fixo, sendo que no posto atualmente retornou o antigo baixista da banda, Yuri Giacommeli.
            
"Spreading Death" é um álbum que empolga da 1º à 10º faixa

“Spreading Death” traz dez faixas que apresentam até mesmo algumas passagens acústicas, como na introdução “Apocalypse” e em “Punishment of Gods”. Embora os títulos das canções possam soar regulares, a sonoridade mostra o contrário, que a banda é clara admiradora de grupos como Death e os já citados anteriormente, pois dosa o peso do Thrash com o lado mais progressivo e melódico. Mas não confundir com muitas firulas. O instrumental da banda é certeiro e as quebras de ritmo só vem contribuir para uma sonoridade mais marcante e elaborada.
            
Tampouco estou dizendo que a banda não inova, pelo contrário, já que caminhando entre o Heavy, Thrash e Death Metal, os curitibanos sabem empolgar em todas as faixas, deixando-nos a imaginar como deve ser um show ao vivo dos caras (no mínimo matador).
            

“In the Earth Becomes Dark” é uma dessas canções que em cima de um palco deve gerar muitos mosh pits. Incrível a capacidade da Sacredeath em soar pesado e sem excessos, ao mesmo tempo que se mostra melódica, sem ser piegas.
            
Os riffs alucinantes de “Bestial Nights” merecem destaque, assim como os solos no melhor estilo Thrash Metal, fazem também com músicas como “Lacerate the Mortal Soul” e “Emperor of Souls” se destaquem como grandes composições do gênero. “Empty Soul” fecha o disco de forma magistral.
            
Não é de graça que o grupo já abriu shows de bandas como Torture Squad, Circle II Circle, Death Angel, Destruction, dentre várias outras, além de receber ótimas críticas de fãs e da mídia especializada. Portanto, esta matéria vem apenas somar à tantas outras que dizem, sem medo, que Sacredeath é mais um dos grandes achados da cena brasileira.

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore
Revisão: Renato Sanson
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Sacredeath
Álbum: Spreading death
Ano: 2012
Tipo: Heavy/Thrash/Death
País: Brasil
Selo: Tornhate

Formação
Marcelo Lima (Vocal e Guitarra)
Alessandro Martins (Guitarra)
Cristiano Hanysz (Bateria)
Yuri Giacommeli (Baixo) (não gravou o disco)




Tracklist
01 – Apocalypse
02 - Spreading Death
03 - Violation the Rules
04 - In the Earth Becomes Dark
05 - Bestial Nights
06 - Punishment of Gods
07 - Lacerate the Mortal Soul
08 - Bearer the Plague
09 - Emperor of Souls
10 - Empty Soul


Acesse abaixo e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: