segunda-feira, 28 de maio de 2012

Europe: Nada de Ser Uma Cópia de Si Mesmo


Estamos cansados de ver o que acontece com algumas bandas que ficam fazendo músicas requentadas, ou repetindo fórmulas, soando forçado, seja por falta de inspiração, preguiça, ou simples desinteresse em fazer algo novo, simplesmente jogando um produto com seu nome para obter algum retorno comercial, ou cumprir contrato, mas, felizmente, temos o outro lado, que busca inovação, tem o prazer de criar música, de tentar se superar e se reinventar, não ficar datado.

O Europe, que nos anos 80 teve álbuns que alcançaram grande sucesso, principalmente o mega hit "The Final Countdown", do álbum homônimo, e até hoje serve de influência para várias bandas novas de Hard Rock (aliás, a Suécia continua produzindo várias excelentes bandas de Hard, e muitas soando como se tivessem saído dos anos 80), porém, quando do seu retorno no final de 2003, lançando em seguida, em 2004, o álbum "Start From The Dark", os suécos não trataram de se repetir ou apostar em fazer um novo hit nos moldes de "The Final Countdown", o que talvez seria bem mais vantajoso comercialmente, mas mostraram um som moderno e pesado, revigorado e nada reciclado.



A partir daí, já lançou mais 2 álbuns de estúdio ("Secret Society", de 2006, e "Last Look At Eden", de 2009), além de DVDs e o ao vivo e semi-acústico "Almost Unplugged", revisitando seus clássicos, e mostrando suas influências setentistas e blueseiras, e agora lança um terceiro, este excelente "Bag Of Bones", que traz ainda mais à tona essas raízes.

As mais evidentes são as setentistas, e pode-se ouvir e sentir a veia Led Zeppelin, UFO e Whistesnake pulsando, tudo regado a Blues (que também é uma influência latente nas três bandas clássicas citadas).

Isto já é sentido nos primeiros acordes e riffs de "Riches To Rags" e na maravilhosa "Not Supposed To Sing The Blues", que mostra claramente as influências da banda e sua intenção quanto a sonoridade que buscou, tendo até uns sons orientais ("Kashmir", do Zeppelin veio logo na cabeça). A faixa título, "Bag Of Bones", também é uma que logo se destaca, início bluesy, com direito a slides e destacando a interpretação de Joey, sendo que logo a canção ganha mais peso e possui um refrão pra lá de grudento. Muito Zeppelin aqui também! Só pra citar mais um destaque neste maravilhoso álbum, "Bring It All Home", é uma baladona inspirada e emocional, fechando magistralmente o álbum.


A produção ficou a cargo do "The Caveman", como é conhecido Kevin Shirley (Iron Maiden, Dream Theater, Black Country Communion), e também tiveram a contribuição do guitarrista Joe Bonamassa, o que abrilhantou ainda mais o trabalho.

Em mais um belo trabalho, Joey Tempest e John Norum, mostram mais uma vez que não precisam se repetir, e que podem soar modernos sem perder as raízes, belo exemplo para muita gente. Grande acerto  da banda e já candidato a um dos melhores lançamentos de 2012.

Texto e Edição: Carlos Garcia
Revisão: Vincet Furnier

Ficha Técnica
Banda: Europe
Álbum: Bag Of Bones
Ano: 2012
País: Suécia
Estilo: Hard/Classic Rock
Selo:Sony/JVC

Formação
Joey Tempest: Vocals
John Norum: Guitars
John Levén: Bass
Mic Michaeli: Keyboards
Ian Haugland: Drums


Tracklist:
01 – Riches To Rags
02 – Not Supposed To Sing the Blues
03 – Firebox
04 – Bag Of Bones
05 – Requiem
06 – My Woman My Friend
07 – Demon Head
08 – Drink And A Smile
09 – Doghouse
10 – Mercy You Mercy Me
11 – Bring It All Home
(Bônus Japão: Beautiful Disaster)

Nenhum comentário: