sábado, 9 de junho de 2012

CxFxCx: Ninguém Os Controla

CxFxCx uma das bandas mais respeitadas do underground gaúcho

Na ativa desde 1991, a CxFxCx banda natural de Canoas/RS se mantém firme na cena, mostrando o poder de seu Croosover, que agrada até os fãs mais conservadores do Heavy Metal. No ano de 2010 a CxFxCx lançou seu 1° álbum “Ninguém Te Controla”, que mantém um som bem característico, mas com uma forte influência dos americanos do Suicidal Tendencies, onde ouvimos um som calcado no HC, com guitarras melódicas e uma cozinha correta e variada.

Estando na ativa há 20 anos, a banda decidiu gravar o álbum de estreia com sua formação original, que contou com: Renato (vocal), Felipe JR (guitarra), Gabas (baixo) e George (bateria), com o álbum sendo gravado, mixado e masterizado no famoso studio Hurricane em Porto Alegre/RS, podemos já imaginar que a qualidade sonora aqui encontrada é de primeira.

E realmente é isso que ouvimos no álbum do começo ao fim, com uma gravação cristalina, com todos os instrumentos muito bem dosados, contanto com bastante peso e com uma leve “sujeira” que o HC proporciona, sem soar datado, deixando as composições bem atuais.

Renato (vocal) e Felipe JR (guitarra) juntos na CxFxCx desde sua fundação em  1991

Após a pequena Intro, o álbum abre de cara com “Ninguém Te Controla”, “Ñ Desista” e “Sai Da Minha Frente” mostrando composições fortes e marcantes, com letras que são um tapa na cara da sociedade, além do instrumental visceral que ouvimos, fazendo o pescoço quebrar literalmente.

Para mostrar o lado mais melódico da CxFxCx temos “Jamais Vou Poder Esquecer” com um trabalho excepcional de guitarras, com muita melodia e com uma construção musical perfeita, aliado a uma letra que fará você refletir por semanas.

Ainda temos as explosivas “CxFxCx” com um refrão mais que grudento e “Memento” com ritmo estonteante, que com certeza deve abrir muitas rodas em seus shows.  Não poderia deixar de citar uma das composições mais trabalhadas do álbum “Bagdá” que inicia com um belo violino, para cair em uma violência sem precedentes, mostrando muito bem a fusão do HC com outras vertentes do som pesado.


Um álbum visceral, que agradará até mesmo os fãs mais exigentes do estilo, a CxFxCx está de parabéns pois lançou um clássico para o underground gaúcho, que além de excelentes músicas, conta com uma arte gráfica caprichada com todos os detalhes e informações necessárias no booklet do CD, mostrando todo o cuidado e profissionalismo destes guerreiros do underground nacional.

Atualmente a CxFxCx está preparando o lançamento de seu 1° álbum ao vivo que apresenta a nova formação, que conta agora com duas guitarras. Quer saber mais novidades sobre a banda e esse vindouro lançamento? Fica ligado no Road to Metal, pois onde a CxFxCx está o underground não para!


Resenha por: Renato Sanson
Revisão/Edição: Renato Sanson
Fotos: CxFxCx

Banda: CxFxCx
Álbum: Ninguém Te Controla
Ano: 2010
País: Brasil
Tipo: Croosover/HC
Selo: BIL

Formação
Renato (vocal)
Felipe JR (guitarra)
Gabas (baixo)
George (bateria)


Tracklist

01 Intro
02 Ninguém Te Controla
03 Ñ Desista
04 Sai Da Minha Frente
05 Jamais Vou Poder Esquecer
06 15 Min. P/ Se Arrepender
07 CxFxCx
08 Homem Velho
09 Ñ Quero Isso P/ Mim
10 Memento
11 Ñ Sei Porque
12 Bagdá
13 Outro

Veja o clipe de "Ninguém Te Controla"


Acesse e conheça mais a banda

Nenhum comentário: