sábado, 23 de junho de 2012

Iron Maiden Inicia a Turnê Maiden England 2012: Revivendo Clássicos

Nova turnê destaca o álbum de 1988 "Seventh Son of a Seventh Son"


Uma das bandas que mais tem realizado turnês no estilo “revival” é o Iron Maiden. Ao longo da última década, o grupo desenvolveu turnês especiais intercaladas com lançamento de disco inédito e turnê subsequente. Foi assim com a Early Days, por exemplo, que levou o sexteto a tocar clássicos dos 4 primeiros álbuns, em destaque. Infelizmente essa turnê por aqui não passou.

Steve Harris e, ao fundo, mascote Eddie
Mas em 2008 e 2009 o grupo realizou uma série de shows por aqui, destacando a fase de “Powerslave” (1984) e clássicos dos anos 80. Agora, no dia 21 de junho, a banda deu inicio a turnê norte-americana Maiden England Tour 2012, que faz uma releitura da turnê que gerou o vídeo de mesmo nome, calcada na divulgação de “Seventh Son of a Seventh Son” (1988).

Para muitos apenas uma forma de caça-níquel, a nova turnê trará, para uma grande maioria, oportunidade única (quem sabe a última) de ver, ao vivo, em pleno 2012 (há grandes chances da turnê chegar ao Brasil ano que vem) músicas como “The Prisioner” (que foi tocada pela última vez em 1991), “Afraid to Shoot Strangers” (uma grata surpresa do set list, dessa importante canção dos anos 90 da banda), “Phantom of the Opera” (que a banda já tocou na sua penúltima turnê por aqui) e, claro, várias do disco relembrado, como “Can I Play With Madness” e “The Evil That Men Do” (geralmente tocam uma e não a outra), “Moonchild” (para quem perdeu de vê-la em 2008), “The Clairvoyant” (mesmo situação da anterior) e, claro, talvez a mais esperada: “Seventh Son of a Seventh Son”, provavelmente uma das músicas mias épicas e sombrias da banda.

Adrian e um dos maiores Eddie
Como toda turnê, o set list varia em alguns pontos, o que agrada os fãs, e permanece intocável em outros, o que gera uma divisão desses mesmos fãs. Ora, vai existir sempre aquele que espera ver clássicos como “The Trooper”, “Iron Maiden”, “Fear of the Dark”, “The Number of the Beast” e “2 Minutes to Midnight”, e outros (que já viram a banda algumas vezes, como meu caso) que esperariam outras canções, especialmente em se tratando de uma turnê especial.

Particularmente, considero (a esta altura) dispensável “2 Minutes to Midnight”, “Run to the Hills” e até mesmo “Fear of the Dark”, já que ficaram de fora músicas tocadas naquela turnê dos anos 80, como a ótima “Killers” (a banda tocou na turnê de divulgação da volta da banda com Bruce e Adrian em 1999), “Still Life” (lembrada só pelos verdadeiros fãs) e “22 Acacia Avenue”.

Voltam ao set list músicas como "The Prisioner" e "Moonchild"

Temos, portanto, mais uma turnê em que alguns clássicos voltam à vida e outros considerados “imortais” são suspensos, como “Hallowed Be Thy Name”, que está fora enquanto o hit do álbum de 1982 está dentro (“Run to the Hills”), bem como se mantém, acima do bem e do mal, os clássicos citados dois parágrafos acima.

Bruce Dickinson apresentando sua teatral performance

De qualquer forma, a banda (como podemos conferir nas fotos e vídeos) caprichou muito no palco, talvez mais ainda que na sua turnê de divulgação do “The Final Frontier” e, embora não tão grandiosa como a dos anos 80, trouxe aí no show de estreia em Charlotte, nos EUA, nada menos que 3 Eddies, caracterizados, claro, como na época do disco homenageado.

No hit "Run to the Hills", Eddie caminha pelo palco

Além disso, Bruce Dickinson (vocal) volta a se caracterizar em determinadas músicas com vestimentas distintas, além de uma interpretação sempre teatral.

Mesmo que a banda peque com mais do mesmo, trazer de volta aos palcos certas canções valem o fato de outras jamais saírem dos shows, o que é totalmente compreensível, mesmo em se tratando de uma banda que possui muito mais que 16 clássicos (número de canções do set list).

Quem viu a Somewhere Back in Time (2008 ou 2009) é obrigado a conferir a Maiden England Tour 2012, para poder bater no peito e dizer que viu os maiores clássicos dos anos 80, ao vivo, décadas depois.

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore
Edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação e Blog Flight 666


Set List do 1º show (provavelmente de toda a turnê)
01 - Moonchild
02 - Can I Play With Madness? 
03 - The Prisoner
04 - 2 Minutes to Midnight
05 - Afraid to Shoot Strangers 
06 - The Trooper
07 - The Number of the Beast
08 - Phantom of the Opera
09 - Run to the Hills 
10 - Wasted Years
11 - Seventh Son of a Seventh Son
12 - The Clairvoyant
13 - Fear of the Dark
14 - Iron Maiden 
Bis
15 - Aces High
16 - The Evil That Men Do
17 - Running Free


Nenhum comentário: