terça-feira, 5 de junho de 2012

Nova Obra-Prima do Gothic/Doom Metal: Moonspell e Seu Álbum Duplo

Grupo português lança primeiro trabalho em 4 anos


Um dos maiores nomes de todos os tempos quando o assunto é Metal feito em terras portuguesas, o Moonspell dispensaria apresentações, afinal, o grupo tem alto conceito dentro da sua proposta atual de um Gothic Metal sério e casado com o Doom.

Os fãs precisaram esperar bastante tempo (4 anos) até a chegada do novo material do grupo que, passando agora a pertencer ao cast da Napalm Records, lançou dois discos que são, para muitos, uns dos melhores da carreira e, disparados, uns dos melhores álbuns já vistos neste ano: “Alpha Noir/Omega White” (2012).

Moonspell agora faz parte do cast da Napalm Records

Com arte gráfica feita pelo grego Seth Siro Anton (mais um trabalho esplêndido), a banda lançou seu novo trabalho como um álbum duplo, fazendo valer a espera pelo mesmo.
Mas o admirável é a variação apresentada nos discos. Embora você ouça e saiba identificar que se trata de Moonspell, nos álbuns a ênfase dada à sonoridade é diferente um do outro. “Alpha Noir”, que conta com 9 faixas, traz o lado mais agressivo e pesado do grupo, com os vocais poderosos de Fernando Ribeiro dando um show, além dos riffs Ricardo Amorim e Pedro Paixão, este que também toca teclados, dando aquele peso e clima que a banda precisa. Da parte dos graves, a bateria de Mike Gaspar e o baixo de Aires Pereira fazem um grande trabalho, enriquecendo as composições.

"Alpha Noir/Omega White" são fortes candidatos à melhores discos de 2012

Disparado o melhor dos dois, temos como destaques em “Alpha Noir” (2012) as músicas “Lickanthrope” (a melhor, tanto que você pode conferir o vídeo oficial abaixo), com uma energia surpreendente, não deixando cair o ritmo; “Love is Blasphemy” não fica para trás, apresentando um refrão grudento e uma letra muito interessante; “Em Nome do Medo”, como não podia ser diferente, traz a banda cantando em português e, ao lado das citadas, fecha uma trinca de canções perfeitas, que agradarão aos fãs mais exigentes.
“Omega White” (2012) pisa mais no freio, mostrando mais o lado Gothic do grupo, sem muito peso, mas uma atmosfera sombria. É desse disco também canções mais acessíveis, como “White Skies”, single do álbum (confira vídeo abaixo); “Incantatrix” poderia ter saído de qualquer álbum clássico do Type O Negative, sendo a mais bela do álbum; para fechar os destaques, “A Greater Darkness” é de beleza singular, saltando aos ouvidos (!?) na primeira audição.
Muito cedo para dizer, mas começo a pensar que estamos diante do melhor trabalho desse grupo lusitano que, desde metade dos anos 90, levanta mundo afora a bandeira dos nossos colonizadores. Agora é esperar que a banda aporte para turnê completa pelo Brasil.

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore
Edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Moonspell
Álbum: Alpha Noir/Omega White
Ano: 2012
Tipo: Gothic/Doom/Dark Metal
País: Portugal

Formação
Fernando Ribeiro (Vocal)
Ricardo Amorim (Guitarra)
Pedro Paixão (Guitarra e Teclados)
Mike Gaspar (Bateria)
Aires Pereira (Baixo)



Tracklist
Alpha Noir
01. Axis Mundi
02. Lickanthrope
03. Versus
04. Alpha Noir
05. En Nome Do Medo
06. Opera Carne
07. Love Is Blashemy
08. Grandstand
09. Sine Missione

Omega White
01. Whiteomega
02. White Skies
03. Fireseason
04. New Tears Eve
05. Herodisiac
06. Incantatrix
07. Sacrificial
08. A Greater Darkness


Conheça mais sobre a banda

Assista aos videos oficiais dos discos
Lickanthrope


White Skies


Nenhum comentário: