sexta-feira, 29 de junho de 2012

Os Reis Voltam a Bradar Hinos ao Heavy Metal

Banda lança primeiro álbum de inéditas em cinco anos


Falar que o Manowar lançou um novo álbum não é exatamente dizer que os caras reinventaram a roda, afinal, assim como várias grandes e clássicas banda, o grupo agrada mais quando tenta não inovar.

Foi isso que eles fizeram em 2007, com “Gods of War” que era mais sinfônico que um disco do Rhapsody of Fire (salvo exagero) e uma turnê que deixou de lado os clássicos. Com os fãs (que são uns dos mais radicais do Metal) torcendo a cara, o grupo voltou ao “mais do mesmo” e, o que poderia ser sinal de falta de competência, se mostra uma jogada mais que acertada. Ora, os Reis do Metal estão de volta.

Banda volta ao básico depois de trabalhos sinfônicos e pouco expressivos

“The Lord of Steel” (2012), lançado em parceria com a revista Metal Hammer, dia 16 de junho, traz a banda de Joey DeMaio (baixo), Eric Adams (vocal), Karl Logan (guitarra) e Donnie Hamzik (bateria) afiadíssima, bradando, como sempre, hinos ao Metal e aos seus fãs.

Marca a volta da banda ao som básico, com poucos teclados (algumas passagens de coros ao fundo, sutis) e muitos riffs, mostrando que Logan ainda pode torrar um pouco os dedos oferecendo riffs e solos empolgantes.
Donnie Hamzik volta a gravar com a banda um álbum inédito após 30 anos

Eric canta como sempre (é incrível como sua voz pouco variou entre os anos), emendando menos agudos que nos discos clássicos, mas sempre com sua forte presença marca seu posto na banda. A bateria, agora entregue de vez (após a morte do ex-baterista Columbus, em 2011, a banda não teria outro substituto à altura que não Donnie). Aliás, este é o primeiro disco inédito com Donnie desde o primeiro e clássico álbum “Battle Hym”, de 1982.

Eric Adams
DeMayo segue destacando seu baixo, abusando dos graves e respondendo pelos teclados, mostrando ser um líder nato e fazendo a banda valorizar muito o som do contrabaixo em suas composições, talvez como nenhuma outra banda do Metal.
Músicas como “The Lord of Steel” e “Manowarriors” (que trocadilho legal!) tem tudo para se tornarem novos hinos bradados pelos Reis do Metal, que serão, com certeza, cantados a plenos pulmões pelos fãs, assim como “Hail, Kill and Die” e “Born in a Grave”. São 4 das melhores faixas e que você ouve e fica com a impressão de que já ouviu antes (e quem vai reclamar?). Destaco ainda a bela e cadenciada “Touch the Sky”, minha favorita do álbum.

“The Lord of Steel” talvez seja a melhor cosia que a banda tenha feito nos últimos 10 anos (os caras não fizeram muita coisa, foram apenas 3 discos de estúdio, e um deles de regravações), mas fica longe de clássicos como “Louder Than Hell” (1996) (para mim, o último clássico absoluto da banda) e o já citado “Battle Hym”, mas mostra que a banda, pelo menos, voltou à sua origem: Heavy Metal direto, para se ouvir bradando aos quatro ventos o amor ao Metal.

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Manowar
Álbum: The Lord of Steel
Ano: 2012 
País: EUA
Tipo: Heavy Metal
Selo: Magic Circle Music

Formação
Eric Adams (Vocal)
Joey DeMaio (Baixo e Teclados)
Karl Logan (Guitarras)
Donnie Hamzik (Bateria)



Tracklist
01. The Lord Of Steel 
02. Manowarriors 
03. Born In A Grave
04. Righteous Glory 
05. Touch The Sky 
06. Black List
07. Expendable
08. El Gringo
09. Annihilation
10. Hail Kill And Die

Acesse o site e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: