domingo, 24 de junho de 2012

Resenha de Shows: Noite de Korpiklaani em Porto Alegre/RS

Primeiro show de um grande nome do Folk Metal mundial em Porto Alegre/RS


Cane
No dia 12/06/12 Porto Alegre recebeu uma das bandas mais cotadas de Folk Metal da atualidade, Korpiklaani (“Clã da Floresta” em finlandês). O show com ritmo de festa aconteceu no Beco, e teve início por volta das 21h. 

A banda foi a primeira a pisar no palco, para a surpresa do público que esperava a apresentação das três bandas locais convidadas:  Wishcraft, Real Sociedade e Rotten Filthy. Ocorre que houve uma mudança na ordem dos shows, e então as bandas de “abertura” acabaram passando para o final da noite.

Jonne
A noite não foi apenas um show de música, mas também incluiu uma fartura de carisma e simpatia, pois os integrantes da banda esforçaram-se em interagir com o público, o que cá entre nós não foi nada fácil, pois não entendíamos muito bem seu idioma. Mas de nada isso importou, já que a alegria e a extroversão são linguagens universais, e mostrou ser característica marcante desta banda, assim, acredito que tenha sido uma dos públicos mais eletrizantes que já vi, já que da banda emanava uma energia sem igual, não paravam um minuto sequer, empolgando a todos que ali estavam presentes. Resumo tudo isso dizendo que foi uma noite de uma agradável loucura, sendo aceitas inclusive rápidas participações dos fãs no palco.

O setlist foi tudo que os fãs esperavam, com clássicos como “Vodka” (momento em que os músicos apareceram com uma garrafa de vodka Absolut e os fãs não tiveram dúvida do que viria a seguir), “Tequila”, “Happy Little Boozer”, “Beer Beer”, e muitas outras favoritas, contendo também uma versão folk de “Iron Fist” (Motörhead).

Simpatia e energia emanaram de cima do palco

O novo violinista Tuomas Rounakar deu um show à parte, sendo deixado sozinho no palco para executar “Langetus” (faixa do seu álbum solo) e foi aprovadíssimo pelo público.
Rounakar

Outro momento divertidíssimo da noite foi quando a banda começou a tocar um certo batuque fazendo uma reverência ao “samba” brasileiro, em que pese deixarem claro que não é a praia deles, foi inesquecível ver o Cane (guitarra) rebolando, ou tentando sambar... afinal a intenção é que conta.

A simpatia e consideração com os fãs ficaram evidente em todo o show, no entanto a maior prova disso foi a efetiva integração dos integrantes da banda com o público, quando misturaram-se aos fãs para saborear uma cerveja e bater um belo papo.

Assim, ao fim da noite pode-se dizer que o público fiel de shows de metal, embora ainda de número restrito, pode se considerar privilegiado por ter tido a oportunidade de prestigiar essa banda, e que noites como estas sirvam de inspiração para que muitas outras vezes possamos vivenciar e dividirmos mais um momento de descontração e boa música.

Texto: Izabella Balconi
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Road to Metal

Veja mais fotos exclusivas via Facebook aqui.

Set list
Hunting Song
Journey Man
Cottages and Saunas
Juodaan viinaa (Hector cover)
Kunnia
Lonkkaluut
Kipumylly
Pine Woods
Metsälle
Langetus (Violin Solo)
Vaarinpolkka
Vodka
Wooden Pints
Korpiklaani
Tequila
Iron Fist (Motörhead cover)

Encore:
Viima
Happy Little Boozer
Beer Beer
Pellonpekko
Tuoppi oltta
Ii lea voibmi

Agradecimentos à Mitnel Produções pelo credenciamento da nossa colaboradora para conferir o show.

Nenhum comentário: