quinta-feira, 28 de junho de 2012

Uma Volta Fazendo Jus aos Anos 80: Oz

Nova formação, regravação e canções no espírito do Metal oitentista

A Finlândia, embora mais conhecida por causa de bandas como Nightwish e Children of Bodom, foi um ótimo berço do Heavy Metal nos anos 80, tendo como um dos destaques a banda Oz.

O grupo começou no fim dos anos 70, tendo como seu disco clássico o álbum de 1983 “Fire in the Brain”, encerrando as atividades no inicio da década seguinte (anos 90 foram os piores para o Metal mundial, de fato) e, em 2010, retornou às atividades, com nova formação (uma dupla de guitarrista), mas mantendo a base formada pelo vocalista Ape De Martini, o baixista Jay C. Blade e o batera Mark Ruffneck. Os novos membros são Markku Petander e Costello  Hautamäki (que já deixaram a banda após a gravação do novo álbum).

O que dizer de “Burning Leather” (2011), disco que marcou a volta dessa lendária banda finlandesa que poderia, tranquilamente, estar entre as inglesas da NWOBHM (Nova Onda do Heavy Metal Britânico)? Podemos dizer que estamos diante de um álbum clássico, não que tenha tido o reconhecimento merecido, mas porque os riffs da nova dupla nada deixam a desejar ao que era feito pelo grupo quase três décadas atrás.
Banda segue como quinteto em nova formação após gravação do álbum

Além de riffs característicos e solos de tirar o fôlego, os vocais de Ape, agudo ao extremo (poderá soar enjoativo para alguns), mas potente e marcante, ao lado de uma cozinha eficiente de baixo e bateria que, longe de inovarem, fazem o necessário para tornar as 11 faixas empolgantes, colocam o disco como uma parada obrigatória para quem curte Heavy Metal clássico.

O álbum apresenta músicas inéditas misturadas com regravações. Exemplo é a presença de seu clássico maior, “Turn The Cross Upside Down”, mantendo boa parte da sonoridade original, o que agradará na primeira audição. Outras regravações ficam por conta de “Fire in the Brain” e “Gambler”, que nos remetem direto aos anos 80, assim como as novas “Burning Leather” e “Dominator”, esta última abrindo o disco e sendo o single do álbum.

A sensação que temos é que tanto as regravações quanto as inéditas foram produzidas e gravadas nos anos 80 (até com aquele vocal com um pequeno “eco”), o que para os amantes do Heavy Metal daquela década, independente da nacionalidade, é um prato cheio. Agora é torcer que a banda encontre seu ritmo (para a turnê trocaram os guitarristas) e voltem a produzir álbuns inéditos no nível apresentado neste aqui. Altamente indicado para quem se diz amante do Metal oitentista.

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore
Edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Oz
Álbum: Burning Leather
Ano: 2011 
País: FinlÂndia
Tipo: Heavy Metal
Selo: AFM Records

Formação que gravou o disco
Ape De Martini (Vocal)
Jay C. Blade (Baixo e Vocal)
Mark Ruffneck (Bateria)
Markku Petander (Guitarra)
Costello  Hautamäki (Guitarra)



Tracklist
01. Dominator 
02. Searchlights 
03. Let Sleeping Dogs Lie
04. Fire in the Brain 
05. Seasons in the Darkness 
06. Turn the Cross Upside Down 
07. Burning Leather 
08. Gambler 
09. Enter Stadium 
 10. Total Metal 
11. Third Warning 

Acesse e conheça mais sobre a banda

Assista ao vídeo clipe “Dominator”


Nenhum comentário: