domingo, 24 de junho de 2012

Vakan: Nada Congelante

Banda de Santa Maria/RS lança seu EP


Oriunda do centro do Rio Grande do Sul, Brasil, a banda Vakan já é bem conhecida em sua cidade, Santa Maria, além de ter tocado em outras localidades. Tudo isso em apenas pouco mais de dois anos de história.

Carlos no baixo
Dia 21 de junho a banda fez show de lançamento de seu primeiro registro em disco, o EP “Freeze!” (2012) que de congelante nada tem, pois o grupo traz bastante energia para uma primeira mostra da sua capacidade em estúdio e de composição.

Como um quinteto, traz nos vocais Matheus Oliveira, nas guitarras a dupla Guma Streb e Alexandre Marinho, além de Carlos L. Schmitt no baixo e Lucas Oliveira comandando as baquetas.

Guma Streb (guitarra)
A banda caminha do Hard Rock pelo Classic Rock, sempre com um pé e meio no Heavy Metal tradicional, construindo ótimos refrãos que são facilmente memorizáveis. Mas o que impressiona também é o cuidado na produção e arte gráfica, que estão impecáveis para um grupo que começou há pouco tempo e numa região que, sabemos bem, não é muito propícia ao desenvolvimento de bandas sérias e de composições próprias.

“Freeze!” traz apenas 4 músicas, mas que, se mantem uma certa base, diferenciam-se uma da outra, não sendo apenas um somatório de faixas, e sim canções interessantes. Ouça “Behind a Lie”, cartão de visitas do disco, que traz peso e riffs certeiros, que de cara já te mostra a energia dessa rapaziada. 

O vocalista Matheus Oliveira
Segue-se “According to You”, a mais “rocker” do disco e, para mim, a melhor, mais empolgante e que deve ficar doida ao vivo. Destaque para os riffs da dupla de guitarrista e o baixo marcante de Carlos.

Com inicio beirando o Thrash Metal, “Curtain Call” é perfeita para o headbanging e “Moving On” fecha o trabalho de “Freeze!”, sendo uma boa forma de dar o recado de que a banda segue e, se depender da qualidade do quinteto e se a banda prezar pelo profissionalismo acima de tudo, Vakan arrebentará as amarras da região.

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore
Edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Vakan
Álbum: Freeze! (EP)
Ano: 2012
País: Brasil
Tipo: Heavy Metal/Heavy Rock
Selo: Independente

Formação
Matheus Oliveira (Vocal)
Guma Streb (Guitarra)
Carlos L. Schmitt (Baixo)
Alexandre Marinho (Guitarra)
Lucas Oliveira (Bateria)



Tracklist
01 – Behind a Lie
02 – According to You
03 – Curtain Call
04 – Moving On

Acesse e conheça mais sobre a banda

Faça download LEGALIZADO clicando aqui.

Um comentário:

Literoscópio disse...

Só agora vi que falaram sobre a Vakan aqui no blog! Já tinha visto o youtube da banda ... e só quero reiterar o trecho: " Mas o que impressiona também é o cuidado na produção e arte gráfica, que estão impecáveis para um grupo que começou há pouco tempo e numa região que, sabemos bem, não é muito propícia ao desenvolvimento de bandas sérias e de composições próprias."
Excelente banda!