quinta-feira, 19 de julho de 2012

Firewind: Heroísmo Grego Rumo ao Olimpo de Glórias

Firewind um dos maiores nomes da cena atual


Quem anda mais desligado do underground possivelmente só veio ouvir falar em Firewind com a entrada de Gus G. na banda solo do príncipe das trevas (Ozzy Osbourne). Entretanto, essa banda já é um dos nomes mais consagrados da Grécia (ao lado do Rotting Christ) e agora com seu sétimo trabalho de estúdio “Few Against Many” (2012) tem tudo para se tornar um dos nomes mais consolidados da nova geração, isso porque os caras apresentam aqui é um trabalho de qualidade ímpar, músicos de uma técnica assombrosa e muito, mas muito peso.

Dois fatores contribuem para que o Firewind venha mostrando sua consolidação na cena: o primeiro é o fato de Gus G. parar de se dedicar a centenas de projetos, mostrando-se mais focado e deixando suas influências cada vez mais visíveis. Impressionante como o cara transita de harmonias mais Malmsteen como na faixa título, para momentos de pura adrenalina como em "Losing My Mind" onde o ouvinte mais atento ira capturar uma essência de Zakk Wylde (coincidência??). É claro que uma cozinha competente ajuda muito e nisso Petros Christo (baixo) e Johan Nunez (bateria) ao lado de Bob Katsionis (teclado e guitarra) não deixam o CD se tornar enjoativo em nenhum momento.



O segundo é o talento de Apollo Papathanasio (vocal), e aí a parada fica séria, porque existem vocalistas que conseguem passar emoção em cada nota, existem outros que cativam o ouvinte pelo poder de sua voz e ainda existem aqueles que conseguem ser performáticos... Pois bem, esse maldito ai acima consegue fazer tudo isso e ainda mais, muitas vezes até roubando a cena do guitar hero grego, ouça “Another Dimension” e “Destiny”, onde a banda transita entre suas influências do Hard Rock ao Power Metal, sendo que em nenhum momento Apollo se perde, resumindo o cara é bom pra carvalho...

Voltando para canções em si, “No Heroes, No Sinners" tem elementos até Pop, o que é muito interessante ver a banda arriscando novos caminhos, além de “Edge of a Dream” que traz a participação especial dos músicos do Apocalyptica, uma bela e triste melodia que acrescenta ainda mais a sonoridade do trabalho em si. Mais um grande lançamento do ano, em tempo que os medalhões anunciam sua aposentadoria é reconfortante saber que existem bandas como o Firewind, que irão manter o legado vivo.


Texto: Luiz Harley
Revisão/edição: Renato Sanson/Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Firewind
Álbum:  Few Against Many
Ano: 2012
País: Grécia
Tipo: Power Metal
Gravadora/selo: Century Media


Formação
Apollo Papathanasio (vocal)

Gus G. (guitarra)
Petros Christo (baixo)
Bob Katsionis (teclado e guitarras adicionais)
Johan Nunez (bateria)




Tracklist
01. Wall Of Sound
02. Losing My Mind
03. Few Against Many
04. The Undying Fire
05. Another Dimension
06. Glorious
07. Edge of a Dream
08. Destiny
09. Long Gone Tomorrow
10.
No Heroes, No Sinners


Acesse e conheça mais a banda

Confira o vídeo clipe de "Wall Of Sound"

Nenhum comentário: