terça-feira, 21 de agosto de 2012

Testament: Melodia no Thrash Metal Bay Area

Banda lança álbum misturando o Thrash característico com muita melodia 



Quando um grupo clássico lança um novo trabalho, as expectativas sempre surgem no sentido de “será que teremos um disco tão bom quanto o tal clássico?”.

Chuck Billy (vocal) 
Com a lendária Testament, em seu 10º álbum, nominado “Dark Roots of Earth” (2012) não está sendo diferente. Embora a banda mantenha uma formação quase clássica (sentindo a saída de Paul Bostaph das baquetas, mas substituído à altura por Gene Hoglan), a verdade é que neste novo trabalho acabou dando um espaço bastante significativo à melodia, certos momentos exagerando, como em “Cold Embrace” que, embora tenha ficado interessante (bela interpretação do vocalista Chuck Billy), destoa do restante da carreira a banda.

Mas o álbum é de uma das bandas responsáveis pela criação e estabelecimento do chamado Thrash Metal da Bay Area e, como não podia deixar de ser, aqui estão grandes canções com muitos riffs sensacionais de Eric Peterson e Alex Skolnick, mostrando que essa dupla da formação original é, certamente, uma das melhores entre os grupos da época.

Excesso de melodia em algumas canções não agradaram alguns fãs

As provas que valem o disco estão em “Rise Up” (que riffs!), “Native Blood” (com direito a vídeo clipe) e “True American Hate”, num vocal raivoso de Chuck, como nos bons e velhos tempos. “Man Kills Mankind” tem riffs pesados, uma cozinha de destaque com o baixo de Greg Christian e a bateria de Hoglan. Além disso, tem o melhor refrão do disco, fácil de cantar e grudento ao máximo!

Vale salientar que Hoglan traz em seu currículo bandas como Death, Dark Angel e, mais recentemente, Fear Factory, fezendo aqui um trabalho efetivo como um todo, embora não se sobressaia, afinal, aqui quem manda são os riffs, é um de seus trabalhos mais certeiros dos últimos anos.

Como de praxe, a banda traz como bônus versões covers. Só vou citar “Powerslave” (Iron Maiden), que é uma das melhores versões de estúdio que já ouvi.

A banda pode ter exagerado na melodia e não ter revolucionado em nada com “Dark Roots of Earth”, mas, também, com uma carreira de quase 30 anos, pelo menos não gravou discos de New Metal nem cuspiu no nome do Thrash Metal. Vá sem medo!

Stay on the Road

Edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Testament
Álbum: Dark Roots of Earth
Ano: 2012 
País: EUA
Tipo: Thrash Metal (Bay Area)
Selo: Nuclear Blast

Formação
Chicuk Billy (Vocal)
Eric Peterson (Guitarra)
Alex Skolnick (Guitarra)
Greg Christian (Baixo)
Gene Hoglan (Bateria)



Tracklist
1 - Rise Up
2 - Native Blood
3 - Dark Roots Of Earth
4 - True American Hate
5 - A Day In The Death
6 - Cold Embrace
7 - Man Kills Mankind
8 - Throne Of Thorns
9 - Last Stand For Independence
Bônus
10 - Dragon Attack (Queen)
11 - Animal Magnetism (Scorpions)
12 - Powerslave (Iron Maiden)
13 - Throne Of Thorns (versão extendida)

Acesse e conheça mais sobre a banda

Assista ao vídeo clipe de “Native Blood”

Compre o álbum pela Die Hard aqui.

Nenhum comentário: