quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Entrevista: Nightmare - Uma Entidade do Metal Francês

Entrevista exclusiva com a banda francesa Nightmare
(Check out the English version here)

Formada em 1979, em Grenoble na França, o Nightmare encerrou prematuramente suas atividades em 1987, mas em 1999 renasceu com um novo line-up, tendo Jo Amore, o baterista fundador, agora assumindo os vocais, e seu irmão mais novo David na bateria, lançando neste ano o EP "Astral Deliverance".

Em 2001 sai o álbum "Cosmovision", com excelente aceitação, e a partir daí a banda vem lançando trabalhos de qualidade, mostrando uma evolução a cada novo lançamento, mas fazendo questão de dizer que fazem Heavy Metal, que fazem a música que sentem, sem se preocupar com rótulos ou tendências comerciais!

Confiram a entrevista exclusiva com Jo e Yves, que falaram sobre o novo álbum, a história da banda e a vontade de tocar no Brasil em breve!



Road to Metal: Olá! É um prazer para nós entrevistar a banda. Obrigado pelo seu tempo!

Jo & Yves: Nós que agradecemos vocês!

Road to Metal: A banda está no meio de sua turnê europeia de divulgação de "The Burden of God" (2012). Como estão sendo os shows e recepção às canções do álbum novo que está sendo apresentado?

Jo & Yves: Tudo está indo muito bem! Tivemos alguns shows no Benelux com o Crimson Glory (EUA), que foi um primeiro passo e muito emocionante para nós... É claro que temos que focar nosso setlist com músicas do “The Burden of God”, e o mínimo que podemos dizer é que o público está dando uma resposta muito boa para ele até agora...

Novo álbum busca levar a banda a maior reconhecimento mundial

Road to Metal: Este novo álbum, "The Burden of God", traz um novo trabalho de estúdio, o último havia sido em 2009! Contem como foi o processo de composição do álbum?

Yves: Foi muito efetivo... Temos trabalhado com o nosso amigo de longa data e produtor Patrick Liotard, que nos ajudou muito no processo. Por exemplo, nós gravamos vocais com as guitarras guias, o que significa que poderíamos mudar muitas coisas e arranjos! E nós registramos as guitarras finais depois de tudo isso, e depois dos vocais, o que é muito melhor para polir e fortalecer as músicas.

Road to Metal: O vídeo "Sunrise in Hell" foi lançado para divulgação do álbum, e sem dúvida podemos dizer que a banda fez uma ótima escolha para um single. Qual é a mensagem que a banda tentou passar com a história contada no vídeo?

Yves: “Sunrise In Hell” conta a história de um viciado que pensa que as drogas que ele toma o fazem viver em um mundo perfeito e celestial, mas a realidade é outra coisa... "o nascer do sol no inferno", e ele está indo para o seu suicídio no final!


Jo largou da bateria para investir como frontman!
Road to Metal: A música "Children of the Nation" lembra "Cosmovision" . Você usou material antigo ou que foi deixado de fora outros discos, ou o que ouvimos é algo de novo, mesmo para a banda?

Jo: Eu não concordo muito, eu acho que "Children of the Nation" é mais uma canção mid-tempo, enquanto "Cosmovision" é mais rápida quando se trata do tempo...

Yves: "Children of the Nation" é uma música escrita muito mais nos padrões que usamos para escrever músicas deste novo álbum.

Road to Metal: Neste novo álbum, houve a participação de Magali Luyten (Epysode / Beautiful Sin) para terminar a trilogia de "The Dominion Gate-Part III", que começou em 2005. Quão importante é uma música que segue uma linha por anos? Este terceiro marca o fim da saga?

Jo: Foi muito interessante para nós ter Magali como convidada especial nessa música, porque ela é uma mulher que canta “com culhões” e a combinação foi estupenda!

Yves: Era o fim de uma saga que começou com “The Dominion Gate Part I”, com um mundo muito bonito que vai se acabar com o apocalipse no final da trilogia. Deixamos para o ouvinte descobrir por si só com a letra da trilogia completa e fazer suas próprias interpretações...

Álbum lançado em 2005

Road to Metal: Historicamente, a Nightmare é considerada a banda mais importante da França. Quando se trata de Metal francês, Nightmare é o primeiro nome que vem à mente dos brasileiros, e acreditamos que em outras nações aconteça a mesma coisa. Como a banda vê a história do Metal na França? Como foi a cena e como é hoje?

Jo: Muito obrigado pelos elogios! Nós realmente gostaríamos de ir para o Brasil assim que puder! Agora cabe aos promotores verificar esta oportunidade!

Yves: Sim, é estranho isso, mas parece que temos um melhor retorno em países exóticos do que em casa, na França, por exemplo! Temos apenas de Israel, onde o público foi incrível conosco, como sempre... A cena francesa, sempre está evoluindo através dos anos em diferentes etapas e, claro, novas bandas surgiram como Gojira, mas na década de oitenta tinha algo especial com muitas bandas cantando em francês e que se tornaram cult com o tempo, como Sórtilege, H Bomb e Vulcain, que ainda estão lá hoje em dia...

"Não havia sentido em seguir com isso, continuar sob o nome Nightmare e então decidimos nos separar!"

Road to Metal: Vocês poderiam contar-nos sobre as razões que levaram a banda a encerrar suas atividades em 1987? O fim da banda foi positivo ou teria sido melhor se o grupo pudesse ter continuado ativo?

Jo & Yves: Em 1987, a completa mudança de formação acabou fazendo com que nos perdêssemos! Só eu (Yves) e um dos ex-membros (Nicolas de Dominicis), fomos os sobreviventes e musicalmente estávamos completamente perdendo o espírito da banda e se tornando uma banda de AOR.... Não havia sentido em seguir com isso, continuar sob o nome Nightmare e então decidimos nos separar!

Road to Metal: Jo, poderia falar sobre o que você fez durante esse hiato da banda, retornando em 1999, e como foi a reformulação do Nightmare, tendo você nos vocais e seu irmão na bateria? Você sempre acreditou que a banda terminou prematuramente? O que o motivou para reativar a banda?

Jo: Durante o tempo em hiato do Nightmare, eu comecei a minha carreira como cantor e então decidi parar com a bateria. Então eu comecei a aprender e melhorar meu vocal em uma banda chamada Temple. É claro que eu sempre acreditei que o Nightmare terminou prematuramente e quando voltamos eu senti que estávamos em um processo de renascimento para uma vida nova!

O show de reencontro em nossa cidade, Grenoble, em outubro de 1999, foi uma grande ideia e o sucesso deste concerto, que era para ser um show único e exclusivo, nos trouxe até onde estamos hoje e foi definitivamente uma verdadeira motivação para reativar a banda!

O EP lançado no ano do retorno da banda (99)
Road to Metal: A banda sempre optou por um Power Metal mais pesado.Você acredita que esta foi uma evolução natural do estilo ou algo pensado para atrair também um público de um som mais pesado e agressivo?

Yves: Não estamos tocando música para seguir uma tendência, só para entrar num processo comercial, por isso que eu diria que é mais uma evolução lógica do nosso sentimento no momento... nós sempre fomos uma banda de Heavy Metal e nos consideramos ainda como uma "banda de Heavy Metal"!

Road to Metal: O Nightmare nunca realizou shows no Brasil. O grupo nunca foi contatado para negociações de shows aqui? Existe a possibilidade de ver o grupo mais cedo ou planos para uma turnê mundial que ainda não foi planejada? Saiba que vocês têm muitos fãs que seguem o grupo, especialmente hoje, com acesso à Internet.

Yves: Isso é algo que definitivamente estamos trabalhando! Se você conhece um promotor que é capaz de nos levar até ai seria demais para nós ir para o Brasil!!! E nós estamos olhando pra frente! Nosso novo agente na Alemanha está trabalhando em opções diferentes e, claro, o Brasil está na mesa!

"Queremos encontrar os fãs brasileiros o mais breve possível!"

Road to Metal: Gostaríamos de agradecer pela entrevista. Utilize este espaço para uma última mensagem para nossos leitores em todo o mundo, especialmente os brasileiros.

Yves & Jo: Muito obrigado pelo apoio! Estamos olhando adiante, e queremos encontrar os fãs brasileiros o mais breve possível!

Por favor, siga as nossas notícias e atualizações por meio das redes sociais: www.nightmare-metal.com e www.facebook.com/nightmareofficial


O Nightmare é:

Jo Amore (Vocal)
Franck Milleliri (Guitarra)
Matt Asselbergs (Guitarra)
Yves Campion (Baixo)
David Amore (Bateria)


Tradução: Fernanda Nascimento
Edição/revisão: Eduardo Cadore/Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Curta nossa página no Facebook: Road to Metal
Contato: contato@roadtometal.com


Nenhum comentário: