sábado, 12 de outubro de 2013

Stodgy: Vivendo o Thrash Metal Underground

"Rain of Hate", álbum independente, apresenta a banda Stodgy

Se viver de música no Brasil é privilégio de poucos, imagine então tentar fazer um Thrash Metal dos mais agressivos no interior?

Este é o dilema da banda Stodgy (e milhares de outras pelo Brasil afora), oriunda de Barra do Piraí, distante da capital Rio de Janeiro, mas que dá um passo em busca de reconhecimento nacional, extrapolando as barreiras geográficas, ao lançar seu primeiro álbum totalmente de forma independente.

Assim recebi em mãos “Rain of Hate” (2012), trabalho simples (encarte colorido impresso em casa), mas de muito bom gosto, afinal, underground se vira como pode e o que conta, no final, é se as músicas são fortes, têm pegada e agressividade, e estes três adjetivos são encontrados nas 10 faixas do disco.

Grupo apresenta som coeso e bastante pesado

“Plague of God” pode não ser a melhor faixa pra iniciar o play, mas “How Philosophise With a Hammer” (clara alusão a uma das obras do filósofo Nietzsche) já dá um pulo na qualidade e prende toda a atenção para as faixas seguintes.

O Thrash apresentado beira o Death Metal, sobretudo nos vocais guturais de Bruni Fidelis, embora a essência seja construída com base nas influências do grupo, como Slayer (mais evidente), Testament e até algo de Sepultura. Assim, ouvir músicas como “Terrorist” (como se a letra tivesse sido escrita por um dos terroristas que derrubaram o World Trade Center, nos EUA em 2001), “Storms”  (peso absurdo na bateria de Junin e no baixo de Daniel Tiago) e “Death Revolution” (show de dedilhados e riffs dos guitarristas Neive Rodrigues e Paulo Bettencourt) podem ser o ponto de partida se você ficou curioso em conhecer a banda.

Apesar do trabalho humilde e da produção ainda deixando um pouco a desejar (som um pouco abafado em alguns momentos), a Stodgy dá, com “Rain of Hate”, seu primeiro passo para, no futuro, com outros lançamentos com melhor qualidade, marcar a cena pesada brasileira, que é abarrotada de ótimas bandas e cujo reconhecimento é bastante difícil de obter sem muitos anos de trabalho. Amantes do Thrash Metal, confiram sem medo.

Stay on the Road

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Assessoria: Sunset Metal Press

Ficha Técnica
Banda: Stodgy
Álbum: Rain of Hate
Ano: 2012
País: Brasil
Tipo: Thrash Metal
Selo: Independente

Formação
Bruni Fidelis (Vocal)
Neive Rodrigues (Guitarra)
Paulo Bettencourt (Guitarra)
Daniel Tiago (Baixo)
Junin (Bateria)

Tracklist
01-Plague of God
02-How Philosofhise with a Hammer
03-Seeking for War
04-Terrorist
05-Mental Poisoning
06-Storms
07-Murder Psychosis
08-Death Revolution
09-Thrash til Death
10-Rain of Hate


Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: