sábado, 19 de julho de 2014

South Legion: Death Metal dos Pampas

Proposta incomum rende grande obra da música extrema gaúcha

Não é de hoje que algumas vertentes do Metal flertam com a música tradicionalista das regiões do país. Aliás, o maior nome da música pesada brasileira, Sepultura, já fazia isso lá na década de 90, seguido por muitos grupos Brasil a fora.

Apesar de algumas bandas acabarem abusando e perdendo toda identidade de um grupo de Metal, outras conseguem manter a sua proposta aliando-se à música local. É o caso da South Legion, que nada mais é que a dupla Christopher Abel (vocal e guitarra) e Wildy Souza (bateria), e que lançou seu disco de estreia este ano, chamado “From the Spilled Blood” e saiu pela Cianeto Discos, cunhando um novo subgênero: o Pampa Metal.

Ao unir o Death Metal com a música tradicionalista gaúcha nasce o Pampa Metal

A proposta da dupla, que conta com os convidados Bruno Moritz (acordeão) e Marcello Caminha (violão), é o Death Metal mais rápido e pesado lançado em 2014, contando com letras que exaltam a cultura sulista, afinal, a banda é do Rio Grande do Sul, um dos estados que mais valoriza sua cultura tradicional.

E isso fica evidente em faixas como “Do Verde Se Fez Vermelho”, “La Pampa” (primeiro vídeo clipe oficial), “To the Son” (começo perfeito no acordeão para estourar em ótimos riffs) e “Tango de la Muerte”, além de momentos em que divide-se bem passagens de puro Death Metal com momentos de acordeão e violão, como na ótima “The Root of All Way of Live”, a melhor das 10 faixas do álbum.

Ouça "Gaúcha", cover de Marcello Caminha pela South Legion

Os vocais de Abel não revolucionam, fazendo bem sua parte com guturais graves, certos momentos bem na linha Death Metal old school. Wildy Souza destrói a bateria, optando pela escola “bumbo duplo insano”, mostrando muita vitalidade. Marcello Caminha (músico, intérprete, compositor gaúcho) também merece destaque, mostrando ter uma relação estreita com o Metal extremo gaúcho (vide sua participação ao lado do Krisiun).

Um dos destaques fica para a capa, feita em tons de cinza e desenhada a mão, traz o gaúcho no cavalo, o mate, enfim, vários elementos da cultura do Rio Grande, o que é incomum de vermos em discos de Metal e marca uma evolução nas propostas artísticas de fugir dos mesmos elementos de sempre.

Clique AQUI e assista ao vídeo clipe oficial "La Pampa"

Mencionável o ótimo trabalho de mixagem e masterização de Roger Fingle (Estúdio Nitro) em Caxias do Sul/RS, além da produção da dupla e de Raul Misturada, que deixaram “From the Spilled Blood” perfeitamente audível, sem soar abafado ou amador.

A South Legion merece todo respeito pela ousadia e veneração das suas raízes, levando a música sulista para o Metal, sem usurpar nem um, nem outro, respeitando as raízes gaúchas e do Death Metal. É para ouvir com o lema tirado do hino do Rio Grande: “Sirvam nossas façanhas, de modelo a toda Terra”.

Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Assessoria: Metal Media

Ficha Técnica
Banda: South Legion
Álbum: From the Spilled Blood
Ano: 2014 
País: Brasil
Tipo: Death Metal
Selo: Cianeto Discos

Formação
Christopher Abel (Vocal e Guitarra)
Wildy Souza (Bateria e Percussão)



Tracklist
1- La Pampa
2- Do Verde Se Fez Vermelho
3- The Root Of All Way Of Live
4- Here Heroes Died
5- Barche Su Ruote
6- From The Spilled Blood
7- Mist
8- Tango De La Muerte
9- To The Son
10- Will Come A Day

Ouça gratuitamente o disco na íntegra

Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: