segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Resenha de Show - Sabaton: Contos de Guerra em Porto Alegre/RS


Na última terça-feira o Bar Opinião recebeu um dos grandes nomes do Power Metal da atualidade, os suecos do Sabaton. Muita expectativa gerada e não é por menos, pois o que o Sabaton construiu nesses últimos anos é digno de aplausos.

Dando sequencia a “Heroes World Tour” Porto Alegre/RS recebia o segundo show da turnê, que divulga seu novo trabalho “Heroes”, que colocou de vez os “guerreiros” na trilha dos grandes.

Após abertura dos portões às 21h, era hora das bandas de abertura fazerem sua parte, mas antes vale ressaltar que para escolha das bandas de abertura, foi feita uma votação por parte da Pisca Produtora, e que só uma sairia vencedora, porém a votação entre os grupos Platinus e Charlar foi extremamente acirrada, sendo que conseguiram mais de mil votos cada um, deixando grandes nomes do Metal gaúcho para trás.

Platinus
Devido a está bela disputa, a produtora decidiu premiar as duas bandas para abrir o evento. Exatamente 21h30min sobe ao palco a banda Platinus, que executa um belo Thrash Metal cantado em português, que agradou bastante os presentes.

O som estava bem regulado, o que deu ainda mais brilho a apresentação da banda, que mostra músicos talentosos e composições muito boas.

Em uma troca rápida de palco era hora da Charlar mostrar sua força, e já no começo podemos notar isso, ainda com a banda dando os retoques finais para iniciar, o vocalista Mauricio pegou o microfone (e com seu "jeitão" a lá Phil Anselmo)  e agradeceu imensamente a todos que votaram na Charlar e que enfim fizeram realizar uma promessa.

Charlar
Para quem não sabe, quando a Charlar foi formada, os músicos fizeram a seguinte promessa, que só voltariam a entrar no Bar Opinião depois de terem tocado no mesmo. E dois anos depois isso se concretizou, e o que vimos foi uma banda enérgica e muito profissional.

Executando um Thrash Metal com influencias progressivas, a Charlar ganhou o público, soando violentamente contagiante, seja pela presença animalesca dos músicos ou por suas composições extremamente variadas e empolgantes. Sem contar o som que estava bem equalizado sendo possível ouvir claramente cada instrumento.


Após dois belos shows de bandas locais, era hora dos "guerreiros” do Sabaton entrarem em cena. E as 23h começa a ecoar nos PA’s “The Final Countdown” (Europe) seguida de “The March To War”, para iniciarem o show a todo vapor com “Ghost Division”, “To Hell and Back” e “Carolus Rex”.

O público presente (algo em torno de 700 pessoas) deu um show a parte, fazendo os músicos se sentirem em casa, e o vocalista Joakim mostrando que estava emocionado pela recepção e fazia sinal para seu braço mostrando que estava arrepiado.

A presença de palco do Sabaton é algo cativante, mas destaco Joakim, que se movimenta a todo instante, e mostra muita interpretação e emoção a cada música.


Seguindo o “baile”, “Gott Mit Uns” (que teve a participação dos guitarristas Chris Rörland e Thobbe Englund nos vocais), “Attero Dominatus” (que foi um dos pontos altos do show, sendo um dos clássicos da banda) e “40:1” (contagiante e com todos presentes cantando com a banda).

A interação do Sabaton com o público era a todo momento, sendo que até brincadeiras entre o baterista Hannes Van Dahl (também baterista do Evergrey) e Joakim rolaram. Em uma parte do show Hannes começou a tocar algo da disco music, que deixou Joakim “irritado” então para aliviar o momento de tensão Hannes puxou a intro de “Painkiller” do Judas Priest, fazendo o vocalista cair na gargalhada junto com os presentes.

Mas certamente um dos momentos mais legais do show foi quando um fã atirou no palco a bandeira do Rio Grande do Sul, onde gerou o grito de “ah eu sou gaúcho”, deixando a banda sem entender nada, mas perceberam que era algo de nossa cultura.


Sendo ainda que a bandeira Rio-Grandense ficou hasteada na bateria até o final do show. Se aproximando do final tivemos a ótima “Night Witches” deixando o público eufórico com seu refrão épico e grudento.

E uma das mais esperadas “Smoking Snakes”, a música dedicada aos três heróis brasileiros que está presente no álbum “Heroes”. Todos cantando juntos com o Sabaton em um momento emocionante.

Para fechar “Primo Victoria” e “Metal Crüe” mantendo o astral dos headbangers lá em cima, com a banda extremamente empolgada e feliz com tamanha recepção.


Um grande nome que certamente retornará ao Brasil e as terras gaúchas, mostrando muita competência, carisma e atenção com os fãs.

Parabenizo a Pisca Produtora pela organização e profissionalismo de sempre, mostrando respeito com o público e imprensa, todos bem tratados e com suporte necessário para curtir o que tanto amamos, o HEAVY METAL!


Cobertura/edição/revisão: Renato Sanson
Fotos: Billy Valdez


Setlist:
The March To War
Ghost Division
To Hell and Back
Carolus Rex
Gott Mit Uns
Uprising
Attero Dominatus
Resist and Bite
The Art of War
Soldiers of 3 Armies
40:1
Swedish Pagans
Night Witches
Smoking Snakes
Primo Victoria

Metal Crüe

Nenhum comentário: