quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Republique du Salém: Rock Clássico em 6 Lições



Apesar de uma experiência no cenário musical, foi apenas em 2013 que os músicos da Republique Du Salém nos presentearam com um lançamento oficial no formato de um EP, contendo 6 canções cantadas em português que dão uma aula de como se fazer Rock Clássico no Brasil.

Chamado “O Fim da Linha Não é o Bastante” (2013), o álbum recebeu duas pré-indicações ao Grammy Latino (Melhor Disco de Rock Brasileiro e Melhor Novo Artista) e de lá pra cá só levantou bons elogios ao então quarteto que gravou o álbum.

Quarteto que gravou o EP (confira a formação abaixo)

Apesar da banda vir com o álbum de estreia em 2015 totalmente em inglês (produzido por Marc Ford, ex-Black Crowes), este registro traz músicas totalmente em português (exceto um trecho de uma delas), o que sempre considero um ponto forte de uma banda, que é a coragem e ousadia de não cantar somente em inglês (uma pena que o álbum de estreia vá abandonar esse formato).

“Cidadão Kane” e “Corpo Achado, Bala Perdida” são faixas com uma pegada clássica, com bastante groove, mostrando a união do versátil com a simplicidade. Na mesma linha e com boa aceitação está “Sem Hora para Voltar”, single que recebeu um vídeo clipe oficial (confira abaixo).



Porém, o ponto alto fica com “Apenas Uma Canção de Amor”, trazendo bastante elementos acústicos, grande melodia, com grande destaque para a bela voz de Davi Stracci com participações de Rachael Billman. O grupo caprichou na emoção e ofertou uma das mais belas faixas que ouvi nos últimos tempos.

Merece menção “Os Homens”, talvez a faixa com as letras mais poéticas, o que prova que nossa língua é muito bela e não deveria ser deixada de lado. Pura poesia. Grande faixa.

Com letras inteligentes, instrumental sem abusos, mas demonstrando ótima habilidade de composição, este EP deveria estar na prateleira de todo amante do Rock, pois é uma aula em 6 lições de como compor um trabalho digno e à altura.

Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Assessoria: Island Press

Ficha Técnica
Banda: Republique du Salem
EP: O Fim da Linha Não é o Bastante
Ano: 2013 
País: Brasil
Tipo: Rock Clássico/Rock Nacional

Formação
Davi Stracci (Vocal)
Marcio Algano (Baixo)
Guido Lopes (Guitarra, Violão e Piano)
Raul Lino (Bateria)



Tracklist
01 – Cidadão Kane
02 – Corpo Achado, Bala Perdida
03 – Apenas uma Canção de Amor
04 – Sem Hora pra Voltar
05 – Os Homens
06 – Expresso 212

Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: