sábado, 28 de fevereiro de 2015

Entrevista: Issa - Surge uma Nova Rainha do Melodic Rock/AOR



Quando fomos procurar Issa para falar a respeito do seu novo álbum, o recém lançado "Crossfire", a cantora norueguesa não escondia seu entusiasmo: "Acredito que é o meu melhor álbum até agora". E o entusiasmo se justifica, pois "Crossfire" traz todos os elementos que os fãs de Melodic/Rock e AOR mais adoram, grandes refrãos, ótimas melodias, muitos teclados, e com o "plus" de que Issa é uma cantora acima da média, e além disso, possui ao seu lado parceiros de composição também ótimos, tendo ainda extremo cuidado na produção, resultando em trabalhos que estão um passo à frente dos demais.  (ENGLISH VERSION READ HERE)

Com o quarto álbum nas mãos, muito talento, popularidade crescente entre os fãs, canções de qualidade incontestável, Issa já é um dos nomes mais saudados em se tratando de Melodic Rock, e não é exagero dizer que hoje é uma das mais importantes vozes femininas do estilo, legítima herdeira de grandes cantoras como Ann Wilson (Heart) e Robin Beck. Realmente, uma nova rainha do Melodic Rock surge.

Confira a seguir a entrevista com a sempre simpática Isabell Oversveen, ou simplesmente como é conhecida, Issa, onde falamos sobre o novo álbum, sua discografia, um pouco de história, curiosidades e mais! confira!
curiosidades.



RtM: Oi Issa, obrigado pela sua atenção, em primeiro lugar, eu gostaria que você nos contasse um pouco mais sobre o seu quarto álbum, "Crossfire", o que os fãs podem esperar, e quais são suas expectativas?
Issa: Heya, e obrigado pelo contato ... Como você pode entender, eu estou muito animada com o lançamento deste álbum. "Crossfire" levou dois anos para ficar pronto e algumas dessas músicas já foram escritas há uns 5 anos atrás. "Crossfire" tem muitos teclados, grandes coros e grandes canções, para resumir. Eu acho que este álbum vai mostrar uma sensação AOR mais pura, até um pouco como Roxette.


RtM: E comparando com os primeiros álbuns, o que você tentou fazer diferente neste novo?
Issa: Eu tenho esta "coisa" sobre não fazer cada álbum soar igual. Eu acho que as pessoas mudam com o tempo e assim é a música que sai de nós, eu sempre tento fazer o que eu sinto, como me encontrava nesse momento. "Crossfire" é diferente de "Sing of the Angels" da maneira que eu acho que as músicas são mais grandiosas, e também porque eu compus mais para este álbum, por essa razão acho que ele casa mais comigo. Eu acho que quando você escreve e grava as canções ao longo do tempo, você começa a perceber as que se destacam.




RtM: Em "Crossfire", você arriscaria apontar o que são suas músicas favoritas, e quais você aposta que ganharão imediatamente destaque entre os seus fãs?
Issa: Bem, como eu disse a Frontiers Records quando falamos sobre que música  fazer um vídeo, eu não tinha idéia, porque todas essas músicas são fantásticas. Gostaria de dizer que "Long Time Coming" é uma canção de rock mais dark e nervosa, "New Horizon" é uma música incrível e apenas soa fantástica com todos os seus sons de sintetizador, "Heartbeat" é uma canção pegajosa que simplesmente faz com que você fique viciado, ah!! E não vamos esquecer "Raintown", isso é apenas um sonho tornado realidade, e essa música deverá ter um enorme sucesso mundial .. ela é fantástica.


RtM: O álbum tem convidados especiais e uma em particular que eu estava muito ansioso para ouvir, é o seu dueto com Steve Overland (FM). Você pode nos contar um pouco mais sobre este dueto?
Issa: Eu sempre fui uma fã do FM, e especialmente da voz de Steve Overland, ele tem uma voz incrível e muito própria. Quando eu gravei o álbum eu queria fazer a música "Fight Fire With Rain" em um Dueto, e eu sabia que queria Steve Overland cantando, então trabalhei pra obter o contato com Steve Price da gravadora ARFM. Steve recebeu "Fight Fire With Rain" e adorou a música, então planejamos a gravação a partir dali. Então, alguns dias mais tarde, eu tinha o mix de "Raintown" de volta, e então percebi: “Esta é a canção”, não suficiente ter apenas eu cantando nela, e eu comecei imediatamente a trabalhar em mudanças, para que fosse transformada no dueto eu ouvi na minha cabeça. Então, depois de tudo isso, eu tinha que devolver para o Steve e mostrar-lhe "Raintown" - ele adorou a música, e logo depois gravamos a versão você ouve hoje. Steve não é apenas um cantor incrível, mas uma pessoa incrível para se trabalhar. Estou muito feliz com o resultado e muito orgulhosa dele também.




RtM: E esse time de músicos que acompanham você em "Crossfire"? Com alguns você vem trabalhando,  inclusive no anterior, "Can’t Stop", incluindo Alessandro Delvecchio, e claro, os gêmeos James e Tom Martin. E os resultados alcançados, mostram que há uma bela química. Conte-nos um pouco mais sobre como funciona a composição de um álbum seu, e também o que você pode nos dizer sobre esta equipe?
Issa: Sim, eu tenho muita sorte de ter tantas pessoas incríveis ao meu lado. Temos uma equipe fantástica neste CD, James Martin nos teclados, Tom Martin na base e Mikael Cruise na bateria, com convidados na guitarra e teclados em todas as músicas. Foi muito fácil para mim entrar em contato com todos os caras, porque eu já trabalhei com todos eles em algum momento. Eu queria que todos colocassem sua própria atmosfera nas músicas, acredito que elas trazem o melhor dessas pessoas, e eu não posso dizer mais do que isso, o resultado é incrível, eu sou muito grata pelo empenho de todos.


RtM: Em sua página você liberou algumas datas de shows para promover "Crossfire". Você tem planos para visitar mais países após o lançamento do álbum? Existem algumas boas propostas?
Issa: Estou adoro tocar ao vivo, e eu acho que haverá uma turnê pelo Reino Unido mais perto do verão. Eu não sei os detalhes dela ainda, mas eu vou postar isso no facebook/issasite assim que eu souber mais. É sempre mais difícil sendo um artista solo, então tem a banda, a questão financeira, eu tenho que pagar todos os envolvidos com os meus shows. Tudo torna isso um pouco mais difícil, essa questão de fazer muitos shows, mas lógico que eu adoraria. Se rolar algum festival, eu vou estar lá, definitivamente: O)))




RtM: De quais países você recebe mais contatos? Em que lugares seus álbuns têm uma maior demanda?
Issa: Bem, isso é sempre difícil saber até um ano ou mais após o lançamento. Eu diria que o Japão parece ser um ótimo lugar, mas, em geral, cai bem em todos os lugares. Eu não tenho os detalhes sobre isso. É sempre emocionante saber que a Frontiers está fazendo um ótimo trabalho em todo o mundo, e eu tenho muita sorte de ter um bom selo por trás de mim.


RtM: Falando sobre seus álbuns anteriores, "Can’t Stop" foi uma compilação de grandes canções de bandas que não tiveram o devido reconhecimento, e nesse álbum tiveram outra chance. Como surgiu a ideia de fazer este registro com essas versões? Você participou da escolha?
 Issa: Sim, bem a ideia veio do presidente da Frontiers, e nós pensamos nisso como um pit stop, e que seria algo legal de fazer. Eu acho que eu recebi as músicas da gravadora no mesmo e-mail e depois de ter um olhar para as músicas, eu achei que havia algumas escolhas surpreendentes lá. O engraçado é que eu tinha várias dessas canções foi no meu Ipod, e por isso não foram nenhuma surpresa para mim.


RtM: Alguns dos autores originais falaram com você sobre o que eles acharam das novas versões?
Issa: Eu tive a oportunidade de conhecer o cantor do Boulevard ("Dream On") no Firefest no ano passado, e foi muito legal quando ele veio me dizer que fizemos uma versão esmagadora de  "Dream On" em "Can’t Stop" .

  
RtM: Acredito que muitas pessoas foram procurar as versões originais de "Can’t Stop" depois disso, e também saber mais sobre essas bandas.
E se você fosse fazer um novo álbum com versões de outros artistas ou bandas, quais músicas você gostaria de criar sua própria interpretação ou versão mais recente?
Issa:  Unruly Child - "WhoCries Now" é uma de minhas favoritas, Cheap Trick - "The Flame", Talvez uma outra música do Tower City como "Aint Nobody To Love" seria legal também. Ah!o que álbum que teria sido.! !


RtM: Concordo! Faça-o!! Bem, e sobre o seu debut, "Signo of Angels", como você se sentiu sobre ter a oportunidade de iniciar uma carreira solo, e como foi que surgiu o interesse da Frontiers Records em seu trabalho? E "Sign ..." soa um pouco mais "Metal", eu acho.
Issa: Sim, bem esta é uma história engraçada. Eu costumava ser muito atuante na cena musical em Oslo, Noruega. Eu estava cantando em várias bandas cover e muitos dos meus amigos estavam em bandas de Metal. Ao longo dos anos eu fiz alguns trabalhos como convidada em algumas bandas de metal, gravações em geral, sem nem sequer pensar em tentar a minha própria carreira. Um dia, recebi um telefonema de Mikael Erikson, do Circus Maximus, e ele me pediu algumas demos, ele mencionou que ele estava em contato com uma gravadora, e eles  tinham perguntado se ele sabia de alguma vocalista feminina para cantar em um dueto. Então eu dei a ele algumas demos- Eu me lembro que  enviei AC / DC, "You Shook Me All Night Long" e TNT “10000 Lovers", essas eram as demos que eu utilizava para promover a minha banda cover. E bem, algumas semanas depois, recebi um e-mail da Frontiers, oferecendo-me um Contrato!

É tão estranho, mas parece que as coisas simplesmente caíram no meu colo, e eu vou ser eternamente grata por isso. Eu acredito que você nunca deve achar que está bom, ou dizer não às coisas, porque você não sabe onde tudo pode chegar. Se eu não tivesse feito muitos trabalhos como convidada para algumas bandas de Metal locais, não acho que eu estaria aqui hoje. "Sign of the Angels" foi um grande álbum, e estranho, quando toda a equipe de produção foi organizada, eu conhecia todos eles !! Então, é um mundo pequeno, há! Eu gosto de fazer cada álbum um pouco diferente a cada vez, e quem sabe, o meu próximo álbum pode ser mais “dark” de novo, tenho esse sentimento de querer fazer isso novamente.


RtM: E sobre o seu segundo álbum, "The Storm" (uma verdadeira "tempestade" de AOR e  incrível Melodic Rock!), Você participou da composição, e tinha ao seu lado os irmãos Martin (House of Lords, Vega, Khymera ). Como foi trabalhar com eles, e porque apenas neste segundo álbum você participou mais ativamente nas composições? Foi porque você estava sentindo mais segura do que na estreia?
Issa: Sim, eu acho que com o primeiro álbum, bem tudo era novo, eu nunca tinha passado de verdade por todo o processo antes, e começamos a gravar meu primeiro álbum logo depois que decidimos fazê-lo, e eu nunca tive tempo de fazer parte do processo de composição. Após o lançamento, entrei em contato com os irmãos Martin e começamos a trabalhar em músicas juntos, eles enviaram algumas back tracks e eu logo enviei de volta, é coisa boa que internet foi inventada, para que possamos enviar as coisas entre nós.

Nós nunca realmente falamos em escrever para mim, só escolher as músicas. Foi fantástico ver canções como "Find Me" em um álbum ... Quando a Frontiers entrou em contato novamente para iniciarmos “The Storm”, tivemos que “cavar” algumas músicas e ver se alguma dessas canções poderia caber no álbum, eu sempre quis ter a música "Invincible" em um disco e eu acho que foi deixada de fora de outro álbum, de modo que eu pude pegá-la pra mim. É uma música que significa muito para mim e é muito pessoal. Lembro-me de cantar a demo mais ou menos um ano antes, e era difícil de recriar a mesma emoção quando a gravação do álbum iniciou, mas no final eu fiquei feliz com o resultado ... Agora, alguns anos depois, a lista de canções está muito maior, de modo que é por isso que este novo álbum conta com muito mais músicas que eu participei na composição.




RtM: Você tem uma voz linda, canta com muito sentimento. E sobre o seu começo na música? Quem foi seu grande incentivador e quais são suas principais influências ou inspirações como cantora, e também na música em geral?
Issa: Bem, quando eu era criança, eu ficava cantando por todo lugar o tempo tooodooo!!! (hahah) Eu ainda me lembro dos meus pais me oferecendo algum dinheiro, para que eu parasse pelo menos um pouco (heheeh) - é claro que a minha mãe foi minha maior incentivadora. Tenho muita sorte porque eu tive a chance de estar em muitas bandas e ter essa experiência que tantos novos artistas não têm hoje, com todos estes shows de talentos na TV. Eu acho que valeu a pena e eu sabia que muito em breve meu trabalho em bandas covers valeria o peso em ouro para mim,  onde eu gostava de cantar canções de rock, e eu simplesmente amava como eu encaixava naquelas maravilhosas canções. E não para se esqueça de que eu acho que meu pai ainda usa  calças jeans estilo anos 80, de modo que eu posso dizer que cresci com a música dos anos 80.

Eu sempre fui uma fã de grandes vozes, então Robin Beck e Ann Wilson eram escolhas óbvias, principalmente porque eles eram do sexo feminino. Um pouco mais tarde na minha vida, eu acho que as vozes masculinas vieram a mim, era tão legal ... eu acho que bandas como U2 também desempenharam um papel .. Apesar de tudo, tinha muitas influências, mas realmente não havia descoberto o que gostava de fazer até que eu comecei a tocar com uma banda.


RtM: Eu me lembro que você ganhou um concurso, onde cantou a música "Fade Away", de Stian Aarstad (ex-membro do Dimmu Borgir). Conte-nos um pouco sobre como foi essa oportunidade, eu acredito que deve ter aberto muitas portas para você.
Issa: Haha! Sim, eu comecei a trabalhar para um artista chamado Jahn Teigen em Oslo, quando eu tinha 16 anos. Eu comecei a fazer audições para ele, como ele estava começando uma escola de talentos em Oslo. Jahn Teigen é bem conhecido na Noruega, e eu me lembro de viajar para Oslo para ir para a audição. Eu fui escolhida por um de seus shows de talentos em um clube local, e eu estava tão animada. Então, um dia, eu esbarrei em Jahn e seu assistente, quando eu estava fora distribuindo meu currículo para o trabalho.

Algumas semanas depois, ele me ligou e perguntou se eu ainda estava à procura de um emprego, porque ele tinha um emprego como recepcionista em seu escritório. Eu aceitei e tive uma explosão de trabalho lá. Inclusive arranjando shows, onde cantei com ele. Stian Aarstad estava trabalhando como engenheiro no estúdio e, assim, passamos muito tempo juntos e nos tornamos um casal no ano seguinte. Stian costumava escrever algumas músicas, então nós gravamos "Fade Away" juntos e entramos em uma competição para o canal de TV Fox Kids. Nunca, jamais que eu acharia que iria ganhar, mas fomos lá, e foi incrível olhar para o CD quando eu o recebi pelo correio,  eu estava lá junto com todos aqueles grandes artistas.

  

RtM: E como é ser uma cantora de AOR e Melodic Rock em um país como a Noruega, que é bem conhecido pelas bandas de Black Metal? Acredito que muitas pessoas devem se surpreender quando descobrem que você é de lá. Inclusive eu vi um site publicar erroneamente que você era uma cantora sueca! Hehe!
Issa: Haha! Sim, eu sei, e não tenho nenhuma pista de onde tiraram Suécia. Eu acho que muitas bandas de rock melódico são da Suécia, então eles simplesmente acharam que sou de lá! haha ​​!! Sim, a Noruega tem uma enorme cena de Metal ... como eu disse eu fiz um monte de participações em álbuns de Metal, e alguns dos meus melhores amigos são muito ativos na cena Metal .. eu gosto de Metal Melódico, pessoalmente, e posso lhe dizer, é fascinante para assistir essas bandas .. a quantidade de parcerias musicais é impressionante, e eles são as pessoas mais agradáveis do mundo ​​e muuuuito talentosos .. a maioria dos caras que eu toquei em bandas, tinham seus próprios grupos, por isso foi uma festa para eles tocar rock dos anos 80 comigo.


RtM: E além da música, quais são seus hobbies? O que você gosta de fazer no seu tempo livre?
Issa: Eu acho que eu sou como todo mundo. Eu gosto de socializar, adoro meus dois cães, e, claro, então, temos música !! Vou contar um segredo, eu sou uma “Clean Freak" (em tradução livre: maníaca por limpeza) !!! Eu gasto muito tempo arrumando e limpando, não posso fazer nada sem uma casa organizada! Ah! se você tivesse ideia! (Hahaha)


RtM: Haha, seu segredo está revelado !! Bem, eu tenho uma curiosidade, você parece ser muito alta, qual é a sua altura?
Issa: Haha Sim, tenho 1,75 cm de altura ... típica escandinava hahah!


RtM: Issa, obrigado pela sua atenção, estamos à espera do novo álbum (a entrevista foi feita poucos dias antes da data de lançamento, 20/02), e talvez a sua visita aqui no Brasil (Olá produtores!)! E agora eu deixo o espaço para sua mensagem para os fãs brasileiros, e também os fãs de todo o mundo, uma vez que esta entrevista também será publicada em Inglês, e nós temos muitos leitores em outros países, como Estados Unidos e Alemanha.
Issa: Muito obrigada, foi um prazer, eu gostaria muito de ver o Brasil, estou apenas esperando por um convite!
Sucesso!

Issa xxx


Entrevista: Carlos Garcia
Tradução e edição: Carlos Garcia
Fotos: Arquivo pessoal da artista e divulgação

Leia a resenha do álbum aqui





















Nenhum comentário: