terça-feira, 19 de maio de 2015

Panzer: Cada dia Mais Forte e Mais Alto! (Entrevista + Resenha DVD)


Com mais de 20 anos na estrada, os thrashers brasileiros do Panzer passaram por todas as dificuldades comuns a qualquer banda de Metal, inclusive com a banda encerrando as atividades por um período, mas nem na época mais difícil o Panzer deixou de seguir em frente. Quando não havia espaço para as bandas de Metal, eles criaram seu próprios festival. Não há gravadora? é arregaçar as mangas e lançar o trabalho de forma independente. Ou seja, assim como outros exemplos positivos, a banda nunca ficou reclamando da situação, acreditou no seu trabalho e correu atrás. ( Read Here the English Version of this Interview)

Comemorando esses mais de 20 anos de Metal, a banda lanço o DVD/CD "Louder Day After Day", e para falar desse lançamento, sobre todos esses anos dedicados ao Metal, um pouco de história, além da polêmica que envolveu a questão da utilização do nome "Panzer" por uma banda alemã, conversamos com dois dos fundadores, André Pars (guitarras) e Edson Graseffi (bateria), e o resultado você confere abaixo, além de, no fim desta matéria, temos a resenha do DVD!


RtM: Para começar gostaria que vocês falassem um pouco de como é a sensação de, de repente perceber que se passaram mais de 20 anos de estrada, e, se possível, descrever alguns dos momentos mais importantes na história do Panzer para vocês.
André: É engraçado às vezes, parar e pensar no tempo que passou. Quando vc está dentro da coisa toda, não sente o tempo passar...acredito que a banda teve em sua maioria ótimos momentos, mas momentos ruins também existiram e esses servem de aprendizado e combustível também, como quando nos separamos, mas, em contrapartida teve também a alegria do retorno em 2012, a receptividade da galera, que não imaginávamos que seria dessa forma , etc...É difícil citar um ou outro momento.  Todos os nossos lançamentos são especiais, nossa viagem para a Argentina, a volta da banda, os Panzer Fest, etc...Não podemos nos queixar...Rolou muita coisa bacana e ainda tem muita coisa vindo por aí...

RtM: O DVD “Louder Day After Day” é um lançamento que também marca esses mais de 20 anos de estrada. Como foi todo o trabalho de produção dele, se vocês conseguiram o resultado esperado.
André: Na verdade tudo foi extremamente simples. Nós queríamos um DVD que mostrasse a banda da forma como ela é nos palcos. Sem retoques, sem consertos, sem edições, nem nada disso. Quem assiste o DVD tem a sensação de estar realmente dentro do show.


RtM: Ainda rola aquele frio na barriga ao subir no palco, principalmente sabendo que o show está sendo gravado? Sabemos que é diferente tocar sabendo que está sendo feito uma gravação.

André: Frio na barriga sempre rola, mas estávamos muito tranquilos pois o nosso foco maior era mostrar o que realmente somos. Não havia a preocupação com a perfeição. Assistindo ao DVD a galera vai poder notar que estávamos realmente nos divertindo no palco e isso facilita demais as coisas. Quando vc é apenas vc, tudo flui de forma tranquila. Se tentássemos ser perfeitos, com certeza o show seria um fiasco. Mas no fim das contas, tudo deu muito certo. O DVD não contém edição de áudio, quisemos deixar tudo como rolou...A gente curte assim.
Hoje em dia, vemos muito material de bandas totalmente refeito em estúdio. E aí te pergunto: qual o sentido disso então? O Metal e o Rock são viscerais e não tem a obrigação e não devem ser perfeitos ou acadêmicos. Tem que ser divertido e no nosso caso, pesado e alto pra cacete...ahahahahah!!!!!


Recentemente fizemos o programa Brasil 2000 ao vivo. A pressão é ainda maior pois além de ser ao vivo, está sendo transmitido pra muita gente. E rolou da mesma forma que o DVD. Foi tudo muito tranquilo e foi legal pacas!!!! Quem tiver a curiosidade, basta acessar http://www.brasil2000.com.br/arquivo/246/brasil-2000-ao-vivo-101-panzer
e ir na aba Brasil 2000 ao vivo. Tem nossa foto e é só clicar e ouvir...
Somos assim, o Panzer tem sido assim. Sem stress e na hora que subimos no palco, a gente se transforma...
Subimos no palco, mandamos o nosso som alto e pesado e sem frescura!!!!

RtM: E para o pessoal que ainda não conhece o trabalho da banda, e está lendo sobre este DVD, o que você diria para eles, o que eles podem esperar e o que vão encontrar nesse DVD? Espaço para “vender o peixe” heheh!
André: Bom, como já falei anteriormente, o principal que a galera vai ver e ouvir, é uma banda de verdade...Sem qualquer retoque. É a nossa essência e o nosso som cru, curto e grosso. O DVD mostra um apanhado da nossa carreira. No DVD/CD, as pessoas podem ouvir material lançado nos discos "Inside", "The Strongest" e "Honor". Acompanha o DVD, um CD de áudio, que contém exatamente o mesmo show, com o mesmo áudio do dvd e que ainda inclui o EP "Brazilian Threat", que nunca havia saído em formato físico, apenas em formato digital. 


No disco de DVD, ainda rolam 03 videoclipes e uma galeria de fotos da banda ao vivo. O material está bem bacana e mostra bem a banda na sua atual fase. Quem tiver interesse em adquirir, pode facilmente encontrar na Galeria ou mesmo em sites de compra como Mercado Livre, Submarino, etc...e fizemos questão, juntamente com a Shinigami, que foi a gravadora que lançou o DVD, de manter os preços ultra acessíveis. É botar pra rodar, aumentar o volume e curtir! Como dizíamos no passado “Música para ouvidos não delicados”.


RtM: E como vocês veem o cenário atual do Metal brasileiro? Pessoalmente, ainda vejo, principalmente em votações de sites e revistas, que grande parte do público se prende às mesmas bandas ano após ano, sendo que todo momento aparecem coisas novas e além disso, tem muita gente com estrada sempre correndo por fora que merecia muito mais atenção. O que vocês pensam a respeito?
André: Sempre vai ser assim. É assim no mundo todo, mas no Brasil ainda temos o agravante da “pagação extrema de pau pra banda gringa” A banda pode ser ruim ou mesmo estar decadente, mas parece que muita gente sempre vai considerar o que se faz lá fora melhor do que o que tem aqui. O cara prefere pagar 400 paus pra ver um show de uma banda internacional em fim de carreira, que faz shows burocráticos a assistir a uma banda nacional com sangue nos olhos e que tem muito a mostrar e com qualidade. 

O Panzer nunca foi de ficar reclamando da situação. Nos anos 90, quando não havia mais espaço para bandas de metal mais porrada e sim apenas para o metal melódico, nós não nos deixamos abater e montamos alguns festivais. Criamos espaços pra mostrar o nosso som e o de quem a gente achava que merecia. Foi assim também após a volta da banda em 2012...Os espaços pra apresentar shows de Metal estão cada vez mais restritos e aí, montamos o Panzer Fest, buscamos outros espaços e estamos aí. Seguimos mais fortes do que nunca.
Se você tem uma banda e vê que a coisa tá ruim e simplesmente se contenta em reclamar, pode ter certeza que tua banda não vai vingar. A luta é dura, é diária, mas vale a pena. Somos como um Blindado que não para fácil...


RtM: Falando em novidades, que bandas novas daqui do Brasil e de fora tem lhe chamado atenção?
André: Não sei se posso considerar como bandas novas, mas são bandas que começaram a aparecer mais agora. Gostei muito do Climatic Tierra da Argentina, que é uma banda na linha do In Flames, muito boa...curto o som do Mastodon, Killswitch Engage, Blackberry Smoke, Nile e por aí vai... tem muita coisa bacana e isso não quer dizer que devemos deixar de curtir os veteranos, muito pelo contrário, o Black Sabbath pra mim é quase que uma religião, mas acredito que é sempre bom conhecer o que aparece de novidade. Abrir a cabeça é legal e não tem contraindicação. 

E o mais importante, na minha opinião, é perder o preconceito. Às vezes deixamos de conhecer alguma coisa pois não achamos que a estética da banda seja fiel às coisas que acreditamos, e nessa, muita coisa boa passa batido...
Curto coisas de fora do Metal e até mesmo fora do Rock, mas que no momento certo, me fazem a cabeça e me mostram novos caminhos musicais...

RtM: E as recentes polêmicas envolvendo a questão da utilização do nome Panzer (que após, adicionaram “The German” à frente do nome) pela banda alemã formada por Schirmier (Destruction) e Hermann Frank (ex-Accept)? Inclusive vi algumas declarações deles em algumas revistas e sites especializados. Achei algumas frases até um pouco arrogantes por parte deles. Eles chegaram a forçar a barram ou tentar alguma negociação pra usar o nome? Conversaram com vocês?
André: A grande confusão foi que a banda Alemã, não se deu ao trabalho de procurar na internet se havia alguém usando esse nome. Simplesmente batizaram a banda e foda-se. Por serem alemães, se acharam no direito de usar a palavra Panzer e pronto!
Temos o direito legal do uso do nome no Brasil, o nosso nome é registrado. Portanto, eles não podem chegar no nosso país, usar o nome de uma banda que têm 24 anos de carreira, e simplesmente nos ignorar. Não é assim que a coisa funciona. Sabemos dos nossos direitos e informamos o empresário da banda, que foi muito hostil e mal-educado conosco. 

Nossos fãs compraram a briga e detonaram as páginas  dos caras nas redes sociais e depois disso, muito a contra-gosto, os caras acrescentaram o The German no nome...Se eles vierem se apresentar aqui no Brasil, é como "The German" que devem ser anunciados pois senão temos todo o direito de embargar o show. E pode ter certeza que o faremos. Somos brasileiros, estamos na batalha e exigimos respeito. Não somos paga-pau de gringo...Quando a galera das bandas e até mesmo o público, entender que o som que o Brasil produz é tão bom ou até melhor que muita coisa lá de fora, talvez a nossa cena cresça de verdade...O Metal brasileiro é muito mais respeitado fora do Brasil do que no nosso país...Pudemos sentir isso recentemente indo pra Argentina...Eles nos respeitam e amam o som feito no Brasil. Cabe a nós todos mudarmos isso...Público e bandas. Pensar grande e não se diminuir perante qualquer banda gringa, afinal, todos são seres humanos com virtudes e falhas, não existe super-herói...


Edson: Agradeço a vocês primeiramente, porque até agora, apenas vocês estão nos dando a oportunidade de falar sobre isso. Foi dada a oportunidade pros gringos nos "zuarem" em alguns veículos , mas ninguém havia nos dado o direito de resposta.
Cara, eu fui acusado de ser nacionalista, fui acusado de ser louco, fui tratado de forma mal educada , tudo isso  pelo assessor de imprensa deles. Da gravadora dessa banda, tive apenas um pedido de desculpas e veladamente um foda-se. E é assim que estes caras veem o Brasil.

Tudo o que o André disse, eu torno minhas palavras também e fica claro que o nome Panzer dentro do Brasil é nosso, temos registro e trabalhamos com ele há 24 anos. Não pagamos pau para gringos, muito pelo contrário, nossa missão é valorizar o nosso trabalho de mais de 2 décadas.
Toda essa confusão, simplesmente, está sendo levada adiante por interesses financeiros, de se vender uma prensagem de CD , o que me deixa mais abismado. Então, uma prensagem de CD e seu lucro pífio vale mais que um trabalho de 24 anos como o nosso? É patético...


RtM: É mais que obrigação qualquer veículo que se preze dar espaço ou direito de resposta. Acompanhamos a situação e achamos mesmo um desrespeito. E foi legal a atitude dos fãs do Panzer também, em defender, não só a banda que curtem, mas o bom senso e o que é correto.
André: Queríamos aproveitar pra agradecer os nossos fãs e amigos, que nos ajudaram nessa...Aos que insistem em ficar do lado de uma banda que chegou agora, só podemos dizer que o tempo vai mostrar, como já o fez, quem está aí pra ficar...Esses alemães podiam ter feito a coisa de uma outra forma e poderíamos até tocar juntos, mas o ego deles os impediram de conversar conosco...o triste é que há algumas pessoas, inclusive da imprensa, que defendem a atitude deles por simples interesses comerciais...isso é realmente triste!



RtM: Voltando ao que realmente interessa, e os próximos passos do Panzer, o que a banda tem de planos a curto e médio prazo?
André: O Panzer não para! Acabamos de lançar o DVD e estamos promovendo esse material, mas já pensamos em mais...Esse ano faremos bastante shows pelo país e devemos voltar para a Argentina e mais algum país da América do Sul provavelmente. Os EUA e o México são nosso foco para 2016. E também, a galera pode esperar, que em breve estaremos soltando um single, um clipe, um EP, etc...e por aí vai. A máquina não pode parar...


RtM: Pessoal, obrigado pela atenção, fica o espaço para sua mensagem aos leitores e aos fãs da banda!
André: Queremos agradecer os nossos fãs, que são muito especiais, queremos agradecer a vcs pelo espaço fantástico e acima de tudo, pedir ao grande público, que comece a sair de casa pra ver o que está rolando na cena Metal Nacional. Saia da frente do computador e venha assistir a shows ao vivo...A experiência é outra...As bandas precisam de vocês e a cena Metal no geral também. Vamos valorizar o nosso som...!!!!!!

Stronger Day After Day!!!!!!!!!!!

Entrevista: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação
Assessoria: Metal Media

O Panzer é:
André Pars: Guitars
Edson Graseffi: Drums
Rafael Moreira: Vocals
Rafael DM: Bass

Facebook 
Official Web Site




Resenha DVD/CD - Panzer "Louder Day After Day" (Live Panzer Experience)

Cada Vez Mais Forte e Mais Alto!

Após uma para longa, mas sem jamais deixar o nome Panzer e o Metal morrer em suas veias, os thrashers brasileiros, oriundos de São Paulo, retornaram ainda mais fortes em 2012, lançando em seguida o álbum "Honor" (2013), trazendo toda a energia e experiência dos membros fundadores André e Edson, aliada a força e juventude dos novos integrantes, Rafinha e Rafael DM, em um trabalho muito bem recebido pela imprensa especializada e público.

Mas a máquina não para, além de seguir organizando festivais como o "Panzer Fest", o Panzer sempre está com alguma novidade, seja CD, EP, Clipe ou este lançamento duplo, o DVD/CD "Louder Day After Day", ou seja, os caras estão cada vez mais incansáveis, e parecem querer recuperar com sobras o tempo parado.


E uma banda incansável é o que podemos ver em palco no show gravado para este DVD, gravado em São Paulo no Espaço Som Estúdio, dia 26/04/2014.
Com uma produção simples, porém com ótima qualidade de som e imagem, o DVD leva o fã direto pra dentro do show, transmitindo a sensação de estar presenciando ao vivo. E essa foi a ideia da banda, um material simples, mas que levasse com fidelidade o que é o Panzer ao vivo, tanto para os fãs que já puderam conferir a energia da banda de perto, quanto aos que não puderam mas gostariam de sentir a força do tanque Thrash. O certo que é que todos terão em mãos um excelente registro.

Com um desfile de pedradas e performance carregada de entusiasmo e energia, mandam músicas que abrangem toda a história do Panzer, desfilando peso e groove, com seu Thrash empolgante, que ora flerta com o Metal Tradicional e Stoner. É pedrada atrás de pedrada, iniciando com "Speedy", seguida de  "Affliction", onde Rafinha já mostra que tem uma garganta de aço! "Red Days", que a banda anuncia como "uma baladinha romântica", a qual alterna passagens ultra-pesadas com outras mais Stoner ( com direito até uma citação do Sabbath), "Victim of Choices" e seu andamento cadenciado e ótimos riffs, perfeitos para o headbangin', e o encerramento com a veloz "Rising", pra fechar quebrando tudo, só para citar algumas, pois é impossível desprender o olho da tela e bangear sem parar.

E ainda junto com o DVD, vem o CD contendo o show em áudio e como bônus o EP "Brazilian Threat", antes somente disponível em formato digital.
Corra já atrás da sua cópia! Obrigatório.

Texto: Carlos Garcia

Lançamento: Shinigami Records (adquira aqui o DVD)
Assessoria: Metal Media



Tracklist:
1. Speedy
2. Affliction
3. Red Days
4. The Morning After
5. The Last Man On Earth
6. Heretic
7. Intruders
8. Savior
9. I Wanna Make You Pay
10. Burden Of Proof
11. Victim Of Choices
12. Rejected
13. N.S.A
14. Rising

Bônus:
Videos:
. Alma Escancarada
. Rising
. Last Man on Earth
Álbum de fotos

CD:
Contém o mesmo track-list do DVD mais Bônus: (EP Brazilian Threat):
Burden Of Proof
 Red Days
Hastening To Death



 



Nenhum comentário: