sábado, 4 de julho de 2015

Cobertura de Show - 2° União Extrema Fest: Dificuldades e empecilhos não capazes de parar o underground! (30/05/15 - Canoas/RS - Bar do Adão)


Movimentar o cenário independente musical não é uma tarefa fácil, ainda assim, se cada um conseguir fazer a sua parte as coisas acabam acontecendo. Uma ideia, um local e bandas com a mesma vontade: fazer música para quem gosta!

Assim nasceu a segunda edição do União Extrema Fest, um festival que reúne bandas undergrounds da região metropolitana da capital do RS. O local acertado previamente necessitou sofrer alterações de reforma por questões de adaptação e o Fest foi locomovido para o Bar do Adão em Canoas, palco de outros festivais e shows undergrounds no passado. Enquanto a Embaixada do Rock (local definido anteriormente) estava bloqueada em função das adaptações, o submundo retornou ao local que já conhece muito bem.

Disturbio
Último sábado de maio de 2015, cair da noite e o frio fazia companhia para o pequeno exército alma negra que marchava para a cidade-satélite Canoas, prontos para tomar a sua dose exata de ceva e violência sonora desejada. A pancadaria melódica começou ao som da Disturbio, que entre músicas próprias e covers de grandes bandas (Metallica, por exemplo) tinham a dura missão de colocar a turma para se quebrar no moshpit. Missão complicada! O fest assumiu uma configuração diferenciada. Talvez o frio ou a presença de mesas no local acabou levando a maioria do pessoal a ficar próximos das mesas e sentados (alguém tinha que ficar de olho na ceva). Outro detalhe percebido foi que as bandas trouxeram consigo, além dos equipamentos, uma horda de amigos para prestar o devido apoio. Então mesmo com a galera concentrada ao redor das mesas, sempre acontecia um “mini-mosh” por perto do palco.

Hell Wizards
Na sequência a Hell Wizards com seus riffs infernais a mágicos, sacudiram as estruturas do Bar do Adão. A banda estava apresentando seu mais novo integrante no baixo, Ogro Menezes e com o Leo Nunes liderando o microfone. Técnica de sobre e a pegada característica do Groove Metal da Hell Wizards coroaram as boas vindas a quem ali chegava. Enfrentaram alguns problemas com o som, o baixo acabou desligando por alguns instantes, mas logo o problema foi solucionado e o peso reinou supremo.  Entre os intervalos de shows, aconteciam sorteios de brindes fornecidos pela organização do evento. Após encerrar a apresentação, os integrantes da banda permaneceram pelo Bar trocando ideias com a galera e bangueando junto com os demais que subiram ao palco para tocar o terror.

Yell The Truth
A Yell The Truth chegou com tudo e trouxe uma galera considerável consigo para festa.  Agitaram e fizeram a turma cantar junto e quebrar como nenhuma antes tinha feito, mostrando que a nova fornada da era Metal (que está quase pronta) vem com um tempero à mais e “sangue nos olhos”. Ainda falta mais tempo de palco, mas isso é só consequência do trabalho que estão fazendo.

Para um encerramento matador, o palco fica a serviço da Rigor Mortis. Sem muita perda de tempo, afinal estava na hora de encerrar a desgraceira, Rigor destilou vagarosamente todo o venenoso Death Metal sobre a galera. Uma apresentação mais intimista, pois uma parte da turma havia saído da casa, ainda assim foi uma excelente apresentação.

Rigor Mortis
Entre “mortos e feridos” (som, estrutura, público, etc.) o saldo moral do evento foi muito positivo. A noite mesclou bandas que apresentam potenciais a serem explorados e outras bandas com muita experiência de palco. Essa troca de contexto é interessante demais, para as bandas, para o público e para o movimento como um todo. A segunda edição do União Extrema trouxe mais gente que a primeira, e esperamos que a progressão continue positiva.

Muito obrigado aos brothers e sisters que compareceram, muito obrigado às bandas que se esforçaram junto para o acontecimento do evento. Obrigado ao local cedido.


Fiquem atentos, a União Extrema Fest III já tem data e cast definidos. Será uma noite para cravar na memória!

(Aproveite e confirme sua presença para a 3° edição: https://www.facebook.com/events/1070305659665299/)


Cobertura por: Uillian Vargas
Revisão/edição: Renato Sanson
Fotos: Uillian Vargas / Diogo Nunes



Nenhum comentário: